Por que é importante realizar a manutenção dos processadores?

manutenção processadores

A manutenção que exigem os processadores de implantes, seja por condução óssea ou cocleares, é simples se bem-feitas.
Nós contamos alguns passos fáceis que você pode considerar para cuidar destes aparelhos auditivos.

O cuidado com o processador é fundamental para garantir uma maior vida útil e um perfeito funcionamento e melhor qualidade de som.

É importante ter muito cuidado com as partes externas para evitar ao máximo que sofram danos ou batidas e, no caso dos implantes cocleares, com o cabo que une o processador com o microfone, já que a contínua manipulação do cabo pode levar a rupturas e este seria um fator a considerar.

Fique atento a esses simples passos para cuidar das partes externas dos seus implantes:

Como cuidar do processador do meu implante de condução óssea Baha®?

Neste caso não há partes que necessitem substituição ou trocas, portanto são muito fáceis de cuidar, no entanto, o snap (a parte que está conectada ao paciente), exige atenção especial. 

implante de condução óssea Baha®

Imagem: Baha 5 Power.

O snap está composto por várias peças, que vão uma dentro da outra e entre elas há espaços que devem estar limpos para que o processador possa fazer uma firme conexão com o implante e vibrar da maneira correta. Também tem quatro aberturas que devem estar sempre limpas.

Fique atento, então, porque é uma boa prática escovar suavemente esta parte e garantir que esteja sempre totalmente seca, sem adicionar à tarefa da limpeza nenhum tipo de líquidos, já que podem descolar o selo ou comprometer o processador Baha.

Se o snap estiver sujo e as aberturas também, ao fazer a conexão, pode ocasionar que o processador não vibre de maneira correta e o paciente perca a qualidade no som.

Para o caso do sistema CochlearBaha® Attract, também é importante trocar as almofadas, geralmente a cada três meses, quando estiverem sujas ou quando estiverem desgastadas; a função da almofada é permitir uma maior conexão entre o processador de som Baha e a forma arredondada da cabeça e assim se transmite melhor a vibração, por isso é
fundamental realizar essa troca.

Fique atento aos cuidados dos processadores de implantes de condução óssea!

  • Limpar diariamente com um pano suave e seco o processador Baha. Somente uma limpeza exterior será suficiente.
  • Para que o processador esteja sempre seco, deve-se retirar a umidade ou qualquer tipo de resíduo que tenha ficado por produtos que foram aplicados no cabelo, suor, gordura corporal, etc.
  • Todas as noites depois de passar o pano suave, deve-se pôr o processador no desumidificador que vem incluído no compartimento onde recebeu o processador.

Como cuidar do processador do meu implante coclear?

Para manter o melhor som a todo momento, o mais importante é o cuidado com os protetores dos microfones, é por isso que sempre devem estar limpos.

Como fazer isso? Pegue um pano suave e limpe o processador todas as noites, coloque-o no desumidificador ao se deitar e não esqueça que passado um período de três meses, deve substituir os protetores dos microfones.

Como cuidar do processador do meu implante coclear?

Sistema Nucleus® 7.

No caso do implante coclear recomenda-se que pegue o seu processador, o separe completamente e com muito cuidado passe um pano seco por todas as conexões. Depois, pode utilizar uma escova seca e muito macia para limpar todas as aberturas. (Pode ser uma escova de dentes infantil, e deve ter as cerdas muito macias).

Escutar para sempre: a história da Florencia e dos seus três filhos, todos se
beneficiaram com os implantes cocleares.

Tenha em consideração para os processadores de implantes cocleares!

  • É importante que a bateria seja conectada de maneira correta ao processador, bem como com a antena para evitar estragá-la.
  • Manter o seu processador em ótimas condições o ajudará a reduzir as suas visitas ao audiologista.

Lembre-se: Modificação, uso inadequado ou conserto não autorizado pela CochlearTM, poderá tornar sem efeito a garantia caso encontre provas de modificação, uso inadequado ou consertos feitos no produto por parte de pessoas que não sejam as expressamente autorizadas pela Cochlear. Os únicos técnicos autorizados dos produtos Cochlear são
Cochlear e os serviços técnicos autorizados.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

Compartir este post​

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email