Como é uma cirurgia de implante coclear?

Os implantes cocleares são pequenos dispositivos eletrônicos que ajudam as pessoas que têm problemas auditivos. Saiba como é uma cirurgia de implante coclear.

Pessoas que sofrem de perda auditiva (diminuição da capacidade auditiva) seja severa ou profunda, precisam deles. Os implantes cocleares são recomendados para as pessoas que não obtêm muitos benefícios com os aparelhos auditivos.

Os implantes cocleares podem ser utilizados em adultos, em crianças e inclusive em bebês que nasceram com este impedimento, ou o manifestaram depois de aprender a falar. E é claro que, em cada um dos casos, as operações têm seus requerimentos específicos e riscos particulares.

Deve-se ter muito claro que os implantes cocleares não são o mesmo que utilizar aparelhos auditivos.

Diferentemente dos aparelhos auditivos, os implantes cocleares se implantam por meio de uma cirurgia.

Qual é a finalidade dos

Insiste-se muito na grande utilidade dos implantes cocleares dado que, diferentemente dos aparelhos auditivos, não se limitam a ser amplificadores de som.

Pelo contrário: a finalidade principal dos implantes cocleares é conectar diretamente com o nervo auditivo e evitar a parte afetada do ouvido interno.

Os resultados dos implantes cocleares, como se poderá deduzir, podem chegar a ser mais benéficos do que os diferentes aparelhos auditivos já que, ao estabelecer uma relação direta com o nervo auditivo, os sons podem ser escutados e reconhecidos com maior clareza do que com os aparelhos auditivos.

As pessoas que tenham implantados estes dispositivos, tanto adultos quanto crianças, são capazes de escutar os sons que provêm do ambiente.

Entre outros benefícios, as pessoas que sofrem de alguma perda auditiva já não terão que ler os lábios das pessoas. Com os implantes, é possível escutá-los diretamente e inclusive, em alguns casos, podem chegar a usar telefones sem nenhum tipo de problemas.

Você poderia se interessar em ler: O que é a perda auditiva ou surdez?

os implantes cocleares?

Muitas pessoas sofrem de perda auditiva devido a que suas células ciliadas no ouvido interno (ou cóclea) estão danificadas. O implante coclear permite que o som se transfira ao nervo auditivo e permita escutar. O processo se descreve a seguir:

Implantes Cocleares
  1. Um processador de som usado atrás da orelha ou no corpo, captura o som e o converte em código digital. O processador de som tem uma bateria que alimenta todo o sistema.
  2. O processador de som transmite o som codificado digitalmente através da bobina na parte exterior da cabeça para o implante.
  3. O implante converte o som codificado digitalmente em pulsos elétricos e os envia ao conjunto de eletrodos localizado na cóclea (o ouvido interno).
  4. Os eletrodos do implante estimulam o nervo auditivo da cóclea que então envia os pulsos ao cérebro onde se interpretam como som.

Todas as pessoas são aptas para utilizar

Não totalmente. O implante pode chegar a melhorar muito sua qualidade de vida, mas pode não ser apto para todas as pessoas com perda auditiva.

Os requisitos para um implante são sumamente delicados. Ainda assim, a tecnologia avança e torna possível, por exemplo, que inclusive os bebês possam utilizar estes implantes.

No caso das crianças, devemos mencionar alguns requerimentos que, mesmo sendo igual ao dos adultos, devem ser cuidadosamente seguidos.

Consulte com o seu médico ou profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Eles poderão assessorá-lo sobre uma solução adequada para a condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente seguindo as indicações do seu médico ou profissional de saúde.

  • Atualmente as crianças a partir de um ano de idade são candidatas para poder utilizar implantes cocleares, algo que pode mudar nos próximos anos, pois já o utilizaram com bebês.
  • Considerar que não se trata de escutar com “normalidade”, mas sim escutar da melhor maneira possível.
  • Devem ser realizados diferentes estudos nas crianças, por exemplo, dos ouvidos, nariz e garganta. Também verificar o dano por meio de audiometrias. Além disso, são necessárias ressonâncias magnéticas e/ou tomografias do cérebro e do ouvido interno.
  • No caso das crianças é fundamental a assistência psicológica para determinar sua compatibilidade com o uso dos implantes.

Poderia ser do seu interesse: O que é a microtia, a atresia e as suas soluções?

Como é uma cirurgia de

Cómo é uma cirurgia cochlear

O procedimento em crianças e em adultos não varia radicalmente:

  • Primeiro se aplica a anestesia geral nos pacientes.
  • Então, uma incisão é feita atrás da orelha. Dependendo do caso, corta-se um pouco do cabelo que possa estar atrapalhando.
  • Com a ajuda de um microscópio, corta-se o osso que está atrás da orelha (chamado mastoide) com o fim de fazer uma abertura que permita introduzir o componente interno do implante.
  • O conjunto de eletrodos é passado até a cóclea.
  • O receptor dos sinais é colocado atrás do ouvido em uma cavidade que permita sustentá-lo e, ao mesmo tempo, que esteja suficientemente perto da pele para a transmissão dos sinais. Dependendo do caso, pode-se também abrir uma cavidade atrás do ouvido com a finalidade de evitar que o implante se mova dentro da pele.

Esta cirurgia de implante coclear dura aproximadamente entre duas e três horas. É um procedimento rotineiro para os otologistas, especialistas neste tipo de operações.

Na mesma sala de cirurgia estão presentes audiologistas. A tarefa deles é conectar o implante coclear a um computador de tal forma que possa comprovar que o implante funciona e que está bem colocado quando estiver conectado.

É necessário esclarecer que se existir uma criança com indicação, poderá em uma mesma cirurgia ser colocado dois implantes cocleares, um em cada ouvido. Isto é chamado “implante coclear bilateral”. Os especialistas darão as recomendações apropriadamente.

Quais são os possíveis riscos de uma cirurgia de implante coclear?

Atualmente a cirurgia de implantes cocleares é muito segura. Mesmo assim, é necessário saber quais são os diferentes riscos e consequências da operação, portanto, lembramos que toda cirurgia oferece riscos que devem ser considerados pelo paciente e seus familiares:

  • Problemas com a cicatrização da cirurgia.
  • A pele se abre sobre o dispositivo externo.
  • Possíveis infecções no local do implante.
  • Tonturas.
  • Paralisia facial.

Entre outros que você pode consultar visitando esta página web da Biblioteca

Nacional de Medicina dos E.U.A.

Ativação dos implantes cocleares

Dois momentos fazem parte do processo completo do implante coclear. Em um momento, a cirurgia para colocar o implante. Em outro momento, depois de umas quatro semanas, ou um mês, a ativação do implante é feita. Para os pacientes este é um momento muito especial porque é a etapa na qual finalmente escutarão o mundo de outra maneira. Isso tende a ser denominado como “o dia da minha conexão” ou “o dia da minha ativação”. 

Uma vez ativado, procede-se ao ajuste dos implantes. Isso é tarefa dos audiologistas. Programam os dispositivos das crianças e afinam os sons no nível requerido. Isso será um ato contínuo. As crianças irão frequentemente a sessões de ajustes.

Programas de formação

No entanto, a operação não termina com o implante e seu respectivo ajuste, também é necessário preparar as crianças e os familiares no uso dos implantes cocleares.

Recomenda-se que os familiares e as crianças participem das sessões de reabilitação de fala e de linguagem. A finalidade disso é que possam estar preparados para o uso, para interpretar os sons criados por um implante coclear.

O principal benefício das sessões é que, tanto os familiares quanto as crianças, vão aprendendo pouco a pouco os sons. Progressivamente que inventem estratégias e/ou técnicas que lhes permitam recriar situações cotidianas. São exercícios importantes para incentivar a “nova” audição das crianças e também dos mais velhos.

Conclusão: os implantes cocleares são importantes?

Os implantes cocleares estão desenhados para ajudar adultos e crianças com perda auditiva de severa a profunda que usufruem de pouco ou nenhum benefício dos aparelhos auditivos.

O benefício esperado é a recuperação auditiva e a capacidade de desenvolver e/ou compreender a linguagem oral de maneira “normal”.

Estas são apenas algumas razões que demonstram a importância dos implantes cocleares. Se for um pai preocupado, deverá consultar com um especialista, quem poderá dar os detalhes específicos sobre o caso do seu filho e as implicações da cirurgia a qual, em geral, termina sem maiores complicações. Por que não dar esse.

Por que é recomendável fazer uma cirurgia de

Talvez devamos nos perguntar: por que alguém decidiria não fazer a cirurgia e simplesmente viver sem o implante? A cirurgia de implante coclear é a oportunidade de recuperar a audição perdida. Trata-se de uma intervenção cirúrgica de curta duração (normalmente demora entre uma hora ou uma hora e meia em média e não causa complicações na maioria dos casos).

Seus benefícios são evidentes e estão registrados, permitindo não só escutar, mas também facilita o desenvolvimento da fala e da linguagem, bem como a inclusão social dos seus usuários. Não há necessidade de temer a cirurgia para o implante, mas sim considerar as consequências de não recuperar a audição.

Você pode se interessar: como é a recuperação de uma cirurgia de implante coclear?

Então, o que é um implante coclear? Nossos voluntários estão

Se depois de ler este guia você ainda tiver dúvidas, ou quiser conhecer histórias reais, nossos voluntários Cochlear nos oferecem seu tempo para ajudar a aumentar a consciência e educar as pessoas sobre a gravidade e o impacto da perda auditiva. O voluntariado está composto por pessoas altruístas que querem contar a sua experiência e fazer alguma coisa boa pelos demais.

Poderia ser do seu interesse: Como é feita uma cirurgia de implante coclear?

Às vezes as pessoas sentem apreensão pelos implantes auditivos. Mediante o intercâmbio de conhecimento e exemplos da vida real, as pessoas que procuram respostas para a sua perda auditiva acham fundamental este tipo de apoio e, às vezes, recebem o estímulo que necessitam para avançar na sua própria viagem a caminho da audição.

os implantes cocleares são importantes?

Os implantes cocleares estão desenhados para ajudar adultos e crianças com perda auditiva de severa a profunda que usufruem de pouco ou nenhum benefício dos aparelhos auditivos.

Em um estudo recente, as pessoas com implantes cocleares podiam entender as orações oito vezes melhor que antes quando tinham seus aparelhos auditivos.

O benefício esperado é a recuperação auditiva e a capacidade de desenvolver e/ou compreender a linguagem oral de maneira “normal”.

Estas são apenas algumas razões que demonstram a importância dos implantes

cocleares. Se o seu filho ou algum familiar sofre perda auditiva deve consultar com um especialista que poderá dar os detalhes específicos sobre o caso do seu filho ou familiar e as implicações da cirurgia a qual, em geral, termina sem maiores complicações.

Por que não dar esse passo que trará grandes benefícios para a formação dos seus filhos e uma melhor qualidade de vida?

Tenha em mente

As informações contidas neste site são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear.

Quais são os possíveis riscos de uma cirurgia de implante coclear?

Deixe-nos os seus dados para que possamos assessorá-lo

Visamos melhorar a vida das pessoas que sofrem perda auditiva.