Microtia e atresia nas crianças: problemas e soluções

Microtia e atresia
fevereiro 5, 2020

A microtia e a atresia são malformações congênitas, e as crianças podem nascer com um ou ambos problemas.

  • A microtia tem a ver com a alteração de uma parte do ouvido externo e que está presente desde o nascimento.
  • A atresia se refere à ausência do canal auditivo externo, e quando uma criança apresenta esta condição, há uma alta incidência de malformação do ouvido externo.

De acordo com o Centro Internacional para a Reparação da Atresia e Microtia do Instituto do Ouvido da California (CEI), “o canal auditivo sempre será afetado com atresia auditiva se a malformação do ouvido externo se classificar de 2 a 4”.

Conheça a classificação da microtia aqui

Além disso, “o ouvido externo pode ser normal, porém o canal auditivo afetado com atresia. Nunca há uma situação na qual exista um canal auditivo normal e não se desenvolva um ouvido externo”, explica o CEI.

Problemas da microtia e atresia nas crianças

De acordo com o artigo científico “Soluções Contemporâneas para Pacientes com Microtia e Atresia Aural Congênitas”, publicado no Journal of Otology, as crianças com microtia têm dois problemas principais:

1. Funcional

  • Os pavilhões auriculares malformados podem dificultar nos pacientes o uso de óculos e aparelhos auditivos.
  • Nos casos onde o canal auditivo for estreito, os pacientes podem ter problemas constantes com a acumulação de cera, infecções recorrentes do ouvido externo e deficiência auditiva.
  • Nos casos com a atresia aural, as crianças terão perda auditiva condutiva.

2. Psicológica

  • As malformações do ouvido externo podem causar nos pacientes alguns problemas de autoconfiança, o que pode ter maior impacto na adolescência.
  • Adicionalmente, a perda auditiva pode causar dificuldades de aprendizagem e dificuldades na localização dos sons.

Soluções com implantes de condução óssea para a microtia nas crianças

O sistema Baha® utiliza a maravilha da condução óssea para enviar um som claro e nítido diretamente ao ouvido interno.

Conheça a história da Lorena, paciente com microtia bilateral.

Além de beneficiar o paciente com uma melhor compreensão auditiva, proporciona um som com menor distorção e efeito feedback comparado com os aparelhos auditivos tradicionais, pois os sistemas de condução óssea usam a capacidade natural do corpo para transmitir o som.

Soluções não cirúrgicas

  • Dispositivos de condução óssea com faixa suave
  • Suporte de aparelhos auditivos de condução óssea

Soluções cirúrgicas

  • Sistema Baha® Attract
  • Sistema Baha® Connect

Soluções não cirúrgicas para crianças: Baha® Softband e Baha® SoundArc:

Baha® Softband assim como o Baha® SoundArc são soluções não cirúrgicas desenhadas para as crianças, de maneira que estejam estimuladas durante os seus primeiros anos de vida usando alguma destas alternativas.

São ideais como um primeiro passo para as crianças que ainda não estão prontas para uma solução cirúrgica, pois a cirurgia se recomenda à partir dos 5 anos de idade. Quando as crianças crescem, o seguinte passo natural é uma solução implantável.

Soluções cirúrgicas: Baha® Attract e Baha® Connect

  • Baha® Attract: o sistema Cochlear Baha® Attract é um sistema auditivo de condução óssea sumamente eficaz, desenhado para deixar a pele intacta. Utiliza uma conexão magnética para atrair o processador de som ao implante, enviando som ao ouvido interno sem a necessidade de abrir a pele.
  • Baha® Connect: o sistema Cochlear Baha® Connect é um sistema de audição por condução óssea claramente demonstrado que inclui nossa tecnologia DermaLock™, minimamente invasiva. Esta tecnologia ajuda a preservar o cabelo e a pele ao redor do abutment, reduzindo notavelmente o tempo da cirurgia e ajudando a cicatrizar (e a ouvir) mais cedo.

Soluciones quirúrgicas: Baha® Attract y Baha® Connect

Soluciones quirúrgicas: Baha® Attract y Baha® Connect

Assim fucionam os sistemas Baha®

  • O processador de som capta sons no ar.
  • O processador de som converte o som em vibrações e as envia através do abutment (sistema Connect) ou ao íman (sistema Attract).
  • O implante transmite as vibrações através do osso diretamente até o ouvido interno.

A condução óssea é uma solução transformadora. Poder ouvir abre um mundo de possibilidade não somente para as crianças, mas também para os seus pais. Saber se o seu filho cumpre com os requisitos para um implante de condução óssea ou se por sua idade pode desfrutar dos benefícios das soluções não cirúrgicas é um passo para a reabilitação auditiva, uma melhor comunicação e melhores relações.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.