Natalia conheceu desde muito cedo o silêncio causado pela perda auditiva. Aos 4 anos, por razões desconhecidas, deixou de ouvir. Foi usuária de aparelhos auditivos em ambos os ouvidos e encontrou na terapia da linguagem um apoio para se incluir no mundo dos ouvintes.
Quando tinha 11 anos, se deu conta de que não estava entendendo bem o seu professor e nem as suas colegas, portanto começou o processo médico que a levou a receber um implante coclear no seu ouvido esquerdo. Descobriu então que o mundo soava de um jeito muito diferente ao que ela pensava. Enquanto estudava Comunicação Gráfica, recebeu o segundo implante coclear, desta vez no ouvido direito.
Atualmente estuda Medicina Veterinária e graças ao apoio que encontrou na Cochlear, decidiu ser uma voluntária para contar a sua experiência e acompanhar as pessoas que iniciam o caminho de recuperar a audição e poder explicar a todos como sua vida mudou quando pôde escutar outra vez. “Posso dizer que sou feliz com os meus implantes”, diz, e quer que os outros também possam ser.