O que esperar da recuperação depois da cirurgia de implante coclear?

O que esperar da recuperação após a cirurgia do implante coclear?
abril 6, 2020

Chegou o momento da sua cirurgia de implante coclear! Prepare-se para o momento em que escutará pela primeira vez com o seu novo dispositivo e saiba o que fazer momentos antes e depois da cirurgia.

Recuperação da cirurgia de implante coclear

Depois da cirurgia, você deverá passar algum tempo se recuperando antes que o seu processador de som possa ser iniciado (ativado). Saiba o que esperar. 

1. Como me preparo para a cirurgia?

Tomar a decisão de se submeter a uma cirurgia pode ser difícil. É normal se sentir ansioso, mas você pode ficar tranquilo por saber que não está sozinho. Os procedimentos de implantes 

coclear são realizados há quase 40 anos e a Cochlear™ já proporcionou mais de 550.000 dispositivos auditivos implantáveis em todo o mundo. 

Se tiver dúvidas, é importante saber a história de outras pessoas, por isso você deve conhecer Escutar para sempre: a história de Florencia e seus pequenos. 

Lembrar por que tomou essa decisão ajudará a se manter focado e fazer todo o possível para levar uma vida plena. 

Saber o que esperar depois da cirurgia e como se cuidar durante o processo de recuperação o ajudará a confiar no caminho que o espera. 

2. Quanto tempo demora uma cirurgia de implante coclear?

A cirurgia de implante coclear é tipicamente um procedimento ambulatório. Pode durar até duas horas e se realiza com anestesia geral. O procedimento é considerado bastante rotineiro e seguro, mas como em qualquer cirurgia, existem riscos. 

3. O que esperar depois do procedimento?

Depois da cirurgia de implante coclear, sua cabeça provavelmente estará enfaixada para proteger o local da incisão, e você receberá instruções sobre como devem ser os cuidados, além da prescrição dos medicamentos que deverá tomar e as possíveis restrições de atividades. 

Quando a faixa for retirada, é possível que ainda esteja um pouco inchado no local da incisão. Depois que a incisão feita atrás da orelha cicatrizar e o inchaço desaparecer, pode ficar uma protuberância onde o implante foi colocado. No entanto, não se preocupe, esta área geralmente está coberta pelo cabelo. 

O processo de recuperação vai exigir um pouco de paciência, mas é importante ter o tempo necessário para sarar, para então poder ir à consulta de ativação. 

4. Como se cuidar em casa depois da cirurgia?

A recuperação da cirurgia não é complicada, mas levará tempo. A ajuda e o apoio dos familiares e amigos serão importantes à medida que for se recuperando. 

Aqui estão alguns conselhos e recomendações para ajudar na recuperação: 

  • Siga as instruções do seu médico e tome os medicamentos conforme o indicado.
  • Não poderá dirigir até a sua casa depois da cirurgia, portanto, deixe previamente preparado para que alguém o leve. É recomendável que alguém o acompanhe desde o dia da cirurgia até um dia depois desta.
  • O seu médico irá informar quando deverá retirar as faixas, geralmente uns dias depois da cirurgia.
  • Depois de retirar as faixas, lave a incisão diariamente com água morna e sabão e seque-a bem.
  • Você deverá estar apto para tomar banho e lavar o cabelo depois de uma semana da cirurgia, a menos que seja indicado o contrário. Mantenha a água fora do ouvido.
  • Manter-se hidratado e com uma dieta saudável depois da cirurgia pode ajudar na cicatrização e ajudá-lo com os efeitos secundários da anestesia.

Este período posterior à cirurgia é um momento para descansar. Aproveite esta oportunidade para se preparar para o que virá quando for conectado aos sons da ativação. 

5. Quanto tempo demora para a recuperação?

O seu cirurgião irá indicar o período de recuperação necessário antes de poder ativar o processador de som, que pode ser de três a quatro semanas aproximadamente. 

Talvez você prefira tirar um tempo livre do trabalho ou das outras atividades até uma semana depois da cirurgia para se adaptar e sarar o local da incisão, mas muitas pessoas voltam às suas rotinas normais em poucos dias. 

A maioria dos médicos aconselha não levantar pesos nos dias posteriores à cirurgia. Fale com o seu médico para que fique claro quais tipos de atividades são seguras durante o período de recuperação. 

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.