Diferenças entre implantes cocleares e implantes de condução óssea. Qual você necessita?

Procesador-de-sonido-Kanso
agosto 1, 2019

Conheça as diferenças, usos e especificações destas soluções auditivas implantáveis para que possa compreender melhor como funcionam e como podem te ajudar.

Os implantes cocleares e os implantes de condução óssea têm em comum um ponto principal e essencial: ambos atendem diferentes tipos de perda auditiva, causadas por diferentes danos nos ouvidos.

As definições técnicas e funcionamento destes dispositivos tecnológicos podem ser um pouco difíceis de compreender à primeira vista.

Por isso, se você for um usuário, candidato a um implante auditivo, uma pessoa que está procurando alternativas para a hipoacusia (perda auditiva) do seu filho ou de um familiar, tentaremos te explicar de uma maneira simples sobre estes dispositivos que podem se tornar o seu melhor companheiro para o resto da sua vida.

Implantes cocleares

O que são?

Um implante coclear é um dispositivo médico eletrônico que substitui a função do ouvido interno com dano. Diferente dos aparelhos auditivos (AASI), que amplificam o som, um implante coclear ultrapassa as estruturas sensoriais do ouvido interno com dano ou faltantes para estimular diretamente o nervo auditivo com um sinal elétrico, equivalente ao do sinal sonoro.

Pode-se ter implantes em um ou em ambos os ouvidos, caso tenha problemas de audição em um só ouvido (unilateral) ou nos dois ouvidos (bilateral).

Como é?

Este sistema de alta tecnologia está composto por:
• Um componente interno que se implanta atrás da orelha, debaixo da pele, no crânio através de cirurgia: implante coclear.
• Um componente externo que se põe atrás da orelha: processador de som.

Função principal

O processador de som capta os sons do ambiente e os transforma em informação digital, para transferi-la ao implante que se encontra debaixo da pele.

Este envia sinais elétricos por meio de eletrodos à cóclea. O nervo auditivo recebe os sinais, para finalmente enviá-los ao cérebro que, os entenderá em forma de som.

Um sistema de implante coclear evita as partes do ouvido que deixaram de funcionar corretamente, transmitindo os sinais diretamente ao nervo auditivo.

Quem pode ser ajudado?

Um implante coclear é uma solução real, efetiva e de longo prazo para pessoas com perda auditiva de severa a profunda como:
• Surdez congênita.
• Surdez adquirida.
• Doenças como meningite.

Implantes cocleares Cochlear™

Nucleus® 6, Nucleus® 7 e Kanso®, são algumas tecnologias dos processadores de som associados a um implante coclear da Cochlear™. Tanto Kanso quanto Nucleus são compatíveis com diferentes tecnologias de implantes.

implentes-cocleares-nucleus-kanso

Características gerais

Os implantes cocleares suportados no sistema Nucleus® têm como objetivo te ajudar a ter uma audição mais inteligente, se caracterizam por:

audição mais inteligente

Nucleus® 7

nucleus7

Kanso®

Implantes de condução óssea

O que são?

Um implante de condução óssea é um dispositivo médico que transmite o som através das vibrações no osso, ou seja, por condução óssea, através do ouvido interno, evitando eficazmente o ouvido externo e o ouvido médio.

Denomina-se assim devido à maneira como se transmite o som. Biologicamente o som se transmite por condução aérea, ou seja, através do ar ou por condução óssea, através de vibrações no osso. Assim, usa a capacidade natural do corpo para transmitir o som. 

Pode ser uma solução unilateral, para um ouvido, ou bilateral, para ambos os ouvidos.

Como é?

Um sistema de condução óssea está composto por:

Um componente interno: formado por um implante de titânio que se encaixa no osso do crânio, atrás da orelha, através de cirurgia. E uma conexão, pilar ou ímã, que se ajusta debaixo da pele.

Um componente externo cujo ímã conecta o processador de som.

Função principal

O Processador de som capta sons no ar, os converte em vibrações e as envia através do pilar ou conexão magnética (ímã) ao pequeno implante. O implante transmite as vibrações através do osso diretamente ao ouvido interno.

Quem pode ser ajudado?

Os implantes de condução óssea podem ajudar as pessoas que têm: 
• Hipoacusia condutiva. 
• Surdez neurossensorial unilateral (SSD): perda auditiva total em um ouvido. 
• Hipoacusia mista.

Implantes de condução óssea da Cochlear™

O sistema Baha® é a tecnologia desenvolvida na Cochlear™ para conseguir a transmissão do som por condução óssea. Existem dois sistemas Baha, que se diferenciam principalmente por sua conexão: 

Sistema Baha® Attract, o implante funciona por conexão magnética, ou seja, se conecta a um ímã que está oculto debaixo da pele.

O Sistema Cochlear™ Baha® 5 se conecta a um pilar que sobressai justo em cima da pele.

Ambos contam com a exclusiva tecnologia de superfície TiOblast™ Cochlear™ que promove uma boa estabilidade no osso, promovendo uma osseointegração mais rápida e efetiva. Além disso, melhora a barreira contra possíveis infecções e rejeições

Características gerais

O sistema Baha se destaca porque usa a via natural do corpo para transmitir o som. 

Um Baha consegue evitar as partes do ouvido externo e médio afetadas, para chegar diretamente à cóclea, diferentemente dos aparelhos auditivos, os quais somente amplificam o som e devem passar pelas zonas com danos. 

O sistema Baha® implantável conta com três processadores de som: Baha® 5, Baha® 5 Power e Baha® 5 SuperPower que compartilham a mesma tecnologia, mas estão indicados para diferentes graus de perdas auditivas.

Agora já estão mais claras as diferenças entre um implante coclear e um implante de condução óssea? 

Verifique com seu médico especialista qual implante se adapta melhor a sua condição médica. 

E lembre-se que em qualquer momento, nossa equipe de embaixadores Cochlear™ estará disposta a escutar seu caso.

Tenha em mente

As informações contidas neste guia são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países, portanto, alguns dos produtos aqui mostrados podem não estar disponíveis na sua região. Por favor, entre em contato com seu representante local da CochlearTM.