Por que uma pessoa não deveria se negar a receber um implante auditivo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A perda auditiva acarreta uma série de consequências que podem ser evitadas. Os implantes auditivos são uma possível solução que pode ajudar. Nós daremos razões para dizer “sim” ao implante caso você seja um candidato.

A perda auditiva não é uma condição rara como as doenças que acometem algumas poucas pessoas. Não, a perda auditiva afeta, atualmente, ao redor de 430 milhões de pessoas em todo o mundo. Assim informa o Relatório Mundial sobre a Audição da Organização Mundial da Saúde¹.

A boa notícia é que existem soluções e tratamentos para permitir que as pessoas acometidas por esta condição possam escutar e se manter ativas no trabalho e socialmente. A má notícia é que ainda existem pessoas que resistem a esta solução. 

Do que estamos falando? Dos implantes auditivos. Existem dois tipos: os implantes cocleares e os de condução óssea que oferecem solução a diferentes tipos de perdas auditivas

Há argumentos de peso para incentivar as pessoas que deixaram de escutar corretamente, ou aos pais e mães com filhos acometidos por essa condição, para que conheçam a solução que oferece um implante auditivo e o mundo de possibilidades que se abre àqueles que o recebem.

Por que algumas pessoas rejeitam o implante auditivo?

Existe um pouco de medo do desconhecido ou da necessidade de uma cirurgia. Pode acontecer também que desconheçam a possibilidade de ter um implante auditivo.

Outra possibilidade é que se neguem a aceitar que já não escutam tão bem quanto antes. Esta negação faz com que adiem o momento da consulta com o especialista em audição e considerem tardiamente os implantes. A consulta a tempo e o diagnóstico precoce da perda auditiva ajudam a diminuir as consequências que essa condição pode trazer.

Na Cochlear™ queremos solucionar suas dúvidas sobre os implantes, sobre como é possível ter acesso a eles e os benefícios que a recuperação da audição traz.

Como convencer alguém sobre a necessidade de um implante auditivo?

Com dados e certezas, principalmente. É necessário destacar os benefícios de um implante auditivo e as consequências de não tratar a perda auditiva. Não é uma questão de assustar, mas é importante saber bem quais são os riscos que, além da possibilidade de não poder escutar, podem existir como, por exemplo, as afecções à saúde mental.

Quais são esses benefícios que os implantes auditivos oferecem para os adultos? Aqui mencionaremos cinco:

São maiores os riscos quando não se trata a perda auditiva, pois essa condição pode acarretar outras situações como o isolamento e a solidão.

E para as crianças? O importante é o diagnóstico precoce e a cirurgia de implante a tempo (se for determinado pelo especialista em saúde auditiva) para evitar atrasos no desenvolvimento da fala e da linguagem. 

Uma criança que recebe um implante auditivo poderá ter uma vida tão normal quanto a de qualquer outra criança sem perda auditiva: ir ao colégio, brincar, aprender, descobrir o mundo. 

Sobre a cirurgia

Pode ser que existam pessoas que temam a cirurgia, porque o processo de implante exige uma intervenção cirúrgica. 

Vale a pena mencionar que é uma operação de baixa complexidade. Isso não quer dizer que esteja isenta de riscos, mas sim que a possibilidade de complicações é baixa.

É difícil ter acesso a um implante auditivo?

Na maioria dos países da América Latina é possível ter acesso a um implante auditivo para tratar a perda auditiva, pois tende a estar incluído nos diferentes planos de saúde. 

O primeiro passo, no entanto, será consultar com um profissional da saúde auditiva para determinar o nível da perda e as possíveis soluções para tratá-la. Como identificar a perda auditiva? Há alguns sinais que podem ser levados em consideração. Estes são alguns deles:

Se você quiser saber como ter acesso a um implante auditivo, na Cochlear podemos dar algumas recomendações.

Finalmente, lembre-se que existe um tratamento para a perda auditiva e que não é necessário desistir da sua vida por causa dessa condição: existem opções que permitirão que você escute e continue com sua vida exatamente como antes.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

Referências