Quais são os efeitos da perda auditiva no desenvolvimento da fala e da linguagem das crianças

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

A perda auditiva pode atrasar o aprendizado em crianças cujos sintomas de surdez ou perda auditiva não tenham sido identificados a tempo. Saiba como o desenvolvimento de uma criança é afetado se não houver um diagnóstico precoce e se não for realizado o tratamento adequado. 

Um teste auditivo para crianças, realizado precocemente, representa a possibilidade de ter acesso a uma vida plena, pois permite tomar decisões e agir para interromper a perda auditiva.  

Um implante coclear pode ser essa resposta, pois pode permitir um correto desenvolvimento da fala e da linguagem. As crianças com perda auditiva que recebem o tratamento adequado também podem ir ao colégio com outras crianças que não tenham perda auditiva sem diferenças no seu processo de aprendizado.

A perda auditiva em crianças é um problema que acomete, de acordo com números divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 34 milhões de crianças no mundo. O mais alarmante é que, em 60% dos casos, as causas são preveníveis¹.

Esta é a maneira como a perda auditiva impacta no desempenho social e acadêmico, afetando a autoestima e o desenvolvimento emocional.

Sentimentos associados à perda auditiva

A capacidade de escutar nos possibilita participar das atividades sociais. As crianças com perda auditiva têm dificuldades para desenvolver a fala, uma habilidade que se baseia na repetição daquilo que foi escutado.

No documento Perda auditiva na infância: o que fazer para agir de imediato, elaborado pela OMS, afirma-se que “a perda auditiva não tratada, frequentemente está acompanhada de um rendimento acadêmico deficiente que pode ocasionar um pior rendimento profissional e, mais adiante, uma diminuição das possibilidades de emprego”.

Entre os sentimentos negativos gerados pelas limitações na comunicação e que podem deixar marcas psicológicas difíceis de apagar, encontram-se:

Tudo isso causa graves problemas no núcleo social direto: a família, pois geram sentimento de impotência e raiva, iniciando uma bola de neve que somente vai piorando o ambiente e dificultando o tratamento auditivo em crianças.

A triagem auditiva neonatal é uma ajuda poderosa, pois o diagnóstico precoce é fundamental para agir a tempo à perda auditiva, com soluções efetivas e evitando os problemas associados.

Fatores para determinar os efeitos da perda auditiva

As necessidades de educação especial ou o tipo de dispositivo para o ouvido que permitam melhorar a qualidade na escuta de quem apresentar perda auditiva infantil, tendem a surgir de um diagnóstico que inclui a audiometria em crianças bastante precocemente.

No entanto, é necessário fazer seguimento do desenvolvimento auditivo sem importar a idade, pois os resultados da perda auditiva em crianças dependem, segundo a OMS, de vários fatores:

1. Idade de início da perda

Os três primeiros anos de vida são essenciais para aprender a falar. Se o bebê nascer com surdez ou essa condição aparecer com poucos meses de vida, o impacto negativo sobre o desenvolvimento desta capacidade é muito grande.

2. Idade de diagnóstico e intervenção

O ABC da saúde auditiva e comunicativa “Somos todo ouvidos”, do Ministério de Saúde e Proteção Social da Colômbia, adverte que a perda auditiva deveria ser detectada, idealmente,  “antes dos 3 meses de idade e começar o tratamento antes dos 6 meses, para tentar prevenir as sequelas do déficit auditivo”. Por sua vez, o Joint Committee on Infant Hearing (que reúne representantes de organizações dos Estados Unidos dedicadas a garantir a identificação precoce, a intervenção, o seguimento e o cuidado das crianças com perda auditiva) ressalta o diagnóstico precoce e intervenção oportuna como uma forma de reduzir futuros custos de ensino.

3. Grau de perda auditiva

Pode ser desde leve (entre 26 e 40 decibéis) a profunda (acima dos 80 decibéis). No primeiro caso é difícil escutar em ambientes barulhentos ou quando a outra pessoa estiver falando com um tom de voz muito baixo. No último, os sons altos sentem-se como vibrações.  O certo é que, quanto maior for a gravidade, mais profundas podem ser as consequências.

4. Ambiente

Um ambiente familiar equilibrado e tranquilo, um sistema de saúde que ofereça acesso às ajudas diagnósticas e tratamentos, um sistema educativo inclusivo e um ambiente social onde o apoio seja constante, geram nas crianças as capacidades necessárias para desenvolver-se com plenitude, tanto em nível pessoal quanto social.  


Como é o processo educativo das crianças com perda auditiva?

implantes cocleares para niños

Efeitos concretos sobre aprendizagem, linguagem e fala

As alterações auditivas em crianças necessitam de uma intervenção precoce se o objetivo for evitar impactos negativos em diferentes esferas de sua aprendizagem.

A Sociedade Espanhola de Otorrinolaringologia e Patologia Cérvico-facial sinaliza em seu estudo “Diagnóstico precoce da perda auditiva” que o atraso no desenvolvimento da linguagem oral da criança afeta os seguintes aspectos da sua vida:

Por sua vez, a Associação Americana da Fala, Linguagem e Audição reconhece efeitos específicos em duas esferas importantes da fala:

1. Vocabulário:

2. Estruturas de frases:

Benefícios das soluções auditivas

O uso das soluções como implantes cocleares oferece vantagens incomparáveis que equilibram o desempenho entre os alunos com perda auditiva e seus colegas sem perda. 

Como prova disso, assista em primeira mão o depoimento de Ana Regina: A perda auditiva não tem que ser um obstáculo para se dar bem no estudo.

Estar ciente destes efeitos sobre o desenvolvimento da fala e da linguagem e suas implicações emocionais e sociais é um grande ponto de partida para dar a importância adequada ao diagnóstico precoce e à intervenção oportuna

Desta forma, pode ser garantida uma vida plena às crianças com perda auditiva.

Tenha em conta

A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

D1866835