O que é a microtia e a atresia? Ambas são condições congênitas ou de nascimento, ou seja, as crianças podem nascer com uma ou ambas as condições.
A microtia e a atresia tendem a ser condições causadas por um desenvolvimento incompleto das estruturas do ouvido durante a gestação.
- A microtia é a alteração de uma zona do ouvido externo que está presente desde o nascimento, o que faz com que a orelha seja menor ou esteja alterada em sua forma;
- A atresia se refere à ausência do canal auditivo externo e, quando uma criança tem esta condição, há uma alta incidência de malformação do ouvido externo;
- Podem acometer um ou ambos os ouvidos, ou seja, existe microtia unilateral e bilateral.
De acordo com o Centro Internacional para a Reparação da Atresia e Microtia do Instituto do Ouvido da Califórnia (CEI), “o canal auditivo sempre será acometido com a atresia auditiva se a malformação do ouvido externo estiver classificada de 2 a 4”.
>>Conheça a classificação da microtia aqui<<
Além disso, “o ouvido externo pode ser normal mesmo que no canal auditivo haja atresia. Nunca há uma situação na qual um canal auditivo seja normal e o ouvido externo não se desenvolva”, explica o CEI.
Qual é a causa da microtia? Qual é a da atresia? Sabe-se que, durante a gestação, o ouvido não se forma corretamente, deixando o canal auditivo fechado, prejudicando o desenvolvimento do pavilhão auditivo ou provocando a falta de canal auditivo, mas as causas não são totalmente claras. No entanto, foi identificado que um possível responsável para a incidência dessa malformação congênita seja a altura sobre o nível do mar¹, o que explicaria o maior número de casos em cidades da América Latina como Bogotá, La Paz ou Quito.
Problemas em crianças com microtia e atresia
De acordo com o artigo científico “Soluções Contemporâneas para Pacientes com Microtia e Atresia Aural Congênitas”, publicado no Journal of Otology, as crianças com microtia têm dois principais problemas:
1. Funcional
- Os pavilhões auditivos malformados podem dificultar que os pacientes usem óculos ou aparelhos auditivos;
- Nos casos em que o canal auditivo for estreito, os pacientes podem ter problemas constantes com o acúmulo de cera, infecções frequentes do ouvido externo e perda auditiva;
- Nos casos com atresia aural, as crianças terão perda auditiva condutiva.
2. Psicológico
- Os pavilhões auditivos malformados podem causar problemas de autoestima nos pacientes, tendo maior impacto na adolescência²;
- Adicionalmente, a perda auditiva pode causar dificuldades de aprendizagem³ e na localização dos sons.⁴
O que é a atresia do canal auditivo externo?
Há outros casos de atresia do canal auditivo externo ou estenose que não são congênitos, mas igualmente causam o estreitamento do canal auditivo e podem provocar a perda auditiva condutiva.
Os traumatismos, as queimaduras, os casos repetitivos de otite ou a timpanoplastia, entre outras coisas, podem levar ao crescimento de um tecido sólido no canal auditivo, ocasionando a perda auditiva.
Tratamentos e soluções para a microtia e a atresia
No atendimento ao paciente com microtia e atresia, considera-se a reconstrução do canal auditivo. No entanto, os implantes de condução óssea são uma opção eficaz para tratar a perda auditiva relacionada.
O sistema Baha® utiliza a condução óssea para enviar um som claro e nítido diretamente ao ouvido interno.
Conheça a história de Lorena, paciente com microtia bilateral
Além de beneficiar o paciente com uma melhor compreensão oral, proporciona um som com menos distorção e efeito feedback quando são comparados com os aparelhos auditivos tradicionais, pois os sistemas de condução óssea usam a capacidade natural do corpo para transmitir o som.
Soluções não cirúrgicas:
- Dispositivos de condução óssea Baha® Softband e Baha® SoundArc;
- Montagem de aparelhos auditivos de condução óssea.
Soluções cirúrgicas:
- Sistema Baha® Attract;
- Sistema Baha® Connect;
- Sistema Osia® (ainda não disponível em todos os países).
Soluções não cirúrgicas para crianças: Baha® Softband e Baha® SoundArc:
Tanto o Baha® Softband quanto o Baha® SoundArc são soluções não cirúrgicas desenhadas para as crianças de maneira que sejam estimuladas durantes seus primeiros anos de vida usando algumas destas alternativas.
São ideais como um primeiro passo para as crianças que ainda não estão prontas para uma solução cirúrgica, pois esta possibilidade é recomendada a partir dos 5 anos de idade. No entanto, os especialistas podem decidir de acordo com suas avaliações, qual é a melhor opção para cada paciente. Conforme as crianças vão crescendo, o implante cirúrgico passa a ser uma outra possibilidade.
Soluções cirúrgicas: Baha® Attract e Baha® Connect
Baha® Attract: o Cochlear Baha® Attract é um sistema auditivo de condução óssea muito eficaz. Utiliza uma conexão magnética para atrair o processador de som ao implante, enviando o som ao ouvido interno.
Baha® Connect: o Cochlear Baha® Connect é um sistema de audição por condução óssea que inclui nossa tecnologia DermaLock™, minimamente invasiva. Esta tecnologia ajuda a preservar o cabelo e a pele ao redor do abutment, reduzindo consideravelmente o tempo de cirurgia e proporcionando uma cicatrização mais rápida.
Soluções cirúrgicas: Baha® Attract, Baha® Connect e Osia® System.
Assim funcionam os sistemas Baha®
- O processador de som capta sons no ar;
- O processador de som converte o som em vibrações e as envia através do abutment (sistema Connect) ou do ímã (sistema Attract);
- O implante transmite as vibrações através do osso diretamente até o ouvido interno.
A condução óssea é uma solução transformadora. Poder ouvir abre um mundo de possibilidades não somente para as crianças, mas também para os seus pais. Saber se o seu filho cumpre com os requisitos para um implante de condução óssea ou se por sua idade pode desfrutar dos benefícios das soluções não cirúrgicas é um passo à reabilitação auditiva, uma melhor comunicação e melhores relações.
Isenção de responsabilidade
Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.
Referências
- Luquetti DV, Heike CL, Hing AV, Cunningham ML, Cox TC. Microtia: Epidemiology & Genetics. Am J Med Genet A. enero de 2012;158A(1):124-39.
- Contemporary solutions for patients with microtia and congenital aural atresia – Hong Kong experience. En: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S167229301630085X
- Hipoacusia leve y su influencia en el aprendizaje de un niño escolarizado (6-9 años). EN: http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/36703
- Contemporary solutions for patients with microtia and congenital aural atresia – Hong Kong experience. En: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S167229301630085X
- Tsang, W.S.S., Tong, M.C.F., Ku, P.K.M., Bhatia, K.S.S., Yu, J.K.Y., Wong, T.K.C., Van Hasselt, C.A., Contemporary Solutions for Patients with Microtia and Congenital Aural Atresia – Hong Kong Experience, Journal of Otology (2016),
D1692068