Um terço dos idosos com mais de 65 anos pode ter perda auditiva. Mas não é uma situação exclusiva da idade; os jovens também podem ser acometidos. Marco Lara, médico especialista em Audiologia e especialista clínico da CochlearTM México, tem umas recomendações.
A perda auditiva acomete uma em cada três pessoas adultas a partir dos 65 anos e depois dos 75 anos, quase a metade das pessoas tem alguma dificuldade para escutar. Quem afirma é o especialista clínico da Cochlear México, Marco Lara.

Qual é o conselho? Identificar a tempo qualquer diminuição da audição e poder tomar ações para que a pessoa possa continuar escutando corretamente. Para ele, devemos estar atentos aos sinais que podem alertar sobre algum grau de perda auditiva.
Quais são os sinais precoces da perda auditiva?
O especialista clínico Marco Lara mostra uma lista curta de situações que indicam a possibilidade de alguém ter uma perda auditiva. Se você responder positivamente a uma ou mais destas perguntas, é uma boa ideia consultar com um especialista em audição.

>>Como é a qualidade de vida depois de uma operação de implante auditivo?<<
A perda auditiva pode ser entre moderada e profunda e, sem considerar a gravidade, pode afetar até mesmo as atividades mais rotineiras ou a produtividade das pessoas.
Assim adverte a Organização Mundial da Saúde em seu Primeiro Relatório Mundial sobre a Audição: “A perda auditiva pode prejudicar muitos aspectos da vida: a comunicação, o desenvolvimento da linguagem e da fala na infância, a cognição, a educação, o emprego, a saúde mental e as relações interpessoais”.
A perda auditiva não acomete somete idosos. Existem também alguns fatores preexistentes em pessoas mais jovens que podem representar uma perda auditiva importante”.
Marco Lara
Médico especialista em Audiologia e especialista clínico da Cochlear México.
O médico especialista em Audiologia, Marco Lara, ressalta que, com a perda auditiva, existe um maior risco de apresentar doenças importantes como a demência e problemas emocionais como o isolamento social e a depressão. Existem razões suficientes para não descuidar da saúde auditiva e para consultar com um especialista se sentir que você, ou alguém próximo, tenha algum acometimento no sentido da audição.
Situações que podem acarretar uma perda auditiva
Existem condições, ambientes e decisões que podem afetar negativamente a capacidade de escutar.
Existem fatores genéricos responsáveis por certos tipos de perda auditiva, como o caso da atresia e microtia. No entanto, existem outros fatores que podem ser controlados ou situações que podem ser evitadas para não afetar a saúde e o correto funcionamento dos ouvidos.
O tabagismo, a deficiência nutricional, a exposição constante a sons altos e os traumatismos do ouvido e cabeça são algumas das ameaças para a boa saúde auditiva que podem ser evitadas. Existem ainda outros riscos como: o uso de medicamentos ototóxicos, cujas consequências devem ser de conhecimento tanto dos médicos quanto dos pacientes.
Com qual especialista devemos consultar se sentimos que estamos perdendo a audição?
“O médico audiólogo, em conjunto com o otorrinolaringologista, são os especialistas capacitados para identificar o tipo e a gravidade da perda, realizar os testes auditivos necessários e buscar a origem ou explicação ao problema. Eles indicarão igualmente o tratamento mais apropriado para cada caso”, responde o Dr. Lara.
Vale a pena lembrar que, no México, a audiologia é uma especialidade médica. No entanto, em outros países da América Latina, outros profissionais da saúde auditiva como o fonoaudiólogo ou o audiólogo podem identificar e tratar a perda auditiva.
>>Quais são os testes de audição e como são aplicados?<<
Se você já recebeu um diagnóstico de perda auditiva e usa um aparelho auditivo, é possível que, com o tempo, já não seja o suficiente para ajudar a sua perda. Estes especialistas podem identificar se você pode ser um candidato para um implante auditivo que ofereça um benefício real para a sua condição.
O importante é consultar para identificar de maneira precoce qualquer tipo de perda e iniciar no caminho indicado pelos especialistas para tratar a perda auditiva.
Isenção de responsabilidade
Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.
Referências
- Primeiro Relatório Mundial sobre a Audição: https://www.who.int/es/news/item/02-03-2021-who-1-in-4-people-projected-to-have-hearing-problems-by-2050
D1915380