Como é a qualidade de vida depois de uma cirurgia de implante auditivo?

Qualidade de vida com um implante coclear
outubro 8, 2020

Receber um implante para recuperar a audição é muito mais do que voltar a escutar, que é um mundo novo. Também se ganha mais independência, as interações sociais também se recuperam e pode-se voltar a fazer tudo aquilo que foi abandonado.

Voltar a escutar (ou poder fazê-lo) graças a um implante coclear ou de condução óssea tem consequências positivas. Nos recém-nascidos, por exemplo, permite o desenvolvimento da fala e da linguagem como em qualquer criança sem perda auditiva.

Em adultos, além da recuperação da audição, receber o implante melhora as suas relações sociais, sua independência e melhora a sua saúde mental¹.

Uma pesquisa realizada no Hospital Barros Luco Trudeau, em Santiago do Chile, descobriu “uma modificação positiva na qualidade de vida global tanto dos pacientes quanto do seu ambiente familiar”², relatando melhorias em seu bem-estar físico, emocional e até mesmo na sua autoestima.

O implante coclear ou de condução óssea gera também mudanças nos âmbitos acadêmicos, permitindo que as pessoas estudem e também nos profissionais, abrindo um leque de possibilidades de acesso ao trabalho, o que resulta em independência e bem-estar social para os usuários destes dispositivos.

Como é a vida antes de um implante auditivo?

Solidão poderia ser a palavra que define essa vida. A perda auditiva sem tratamento pode chegar a ser uma doença causadora de invalidez, que impacta negativamente nos aspectos psicológicos, sociais e emocionais das pessoas também afetando o ambiente familiar³

A depressão e a solidão são duas das situações mais complexas que afetam os adultos que perderam a audição e que nunca receberam um tratamento adequado para a perda auditiva que lhes permitisse escutar e não perder o contato social. 

No caso das crianças, não diagnosticar e nem tratar a perda auditiva representa atrasos no desenvolvimento da fala, dificuldades na aprendizagem e na socialização com outras crianças da mesma idade.

  • Nos adultos, o implante representa a possibilidade de seguir trabalhando ou voltar a fazê-lo, para manter a independência;
  • Para os idosos, receber o implante significa uma mudança de vida ao serem incluídos novamente nas conversas e rotinas familiares, o que previne a solidão e melhora a saúde mental, como mencionado anteriormente.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

Referencias
¹ Quality of life after intervention with a cochlear implant or hearing aid, en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/lary.25848
² Calidad de vida en pacientes con implante coclear en Hospital Barros Luco Trudeau, en: https://scielo.conicyt.cl/pdf/orl/v78n4/0718-4816-orl-78-04-0353.pdf
³ Hipoacusia: trascendencia, incidencia y prevalencia, en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0716864016301055#:~:text=S%C3%B3lo%20un%2039%25%20de%20las,%2C%2082%2C%2083%2C%2084.

D1778233