Como é a qualidade de vida depois de uma cirurgia de implante auditivo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Receber um implante para recuperar a audição é muito mais do que voltar a escutar, que é um mundo novo. Também se ganha mais independência, as interações sociais também se recuperam e pode-se voltar a fazer tudo aquilo que foi abandonado.

Voltar a escutar (ou poder fazê-lo) graças a um implante coclear ou de condução óssea tem consequências positivas. Nos recém-nascidos, por exemplo, permite o desenvolvimento da fala e da linguagem como em qualquer criança sem perda auditiva.

Em adultos, além da recuperação da audição, receber o implante melhora as suas relações sociais, sua independência e melhora a sua saúde mental¹.

Uma pesquisa realizada no Hospital Barros Luco Trudeau, em Santiago do Chile, descobriu “uma modificação positiva na qualidade de vida global tanto dos pacientes quanto do seu ambiente familiar”², relatando melhorias em seu bem-estar físico, emocional e até mesmo na sua autoestima.

O implante coclear ou de condução óssea gera também mudanças nos âmbitos acadêmicos, permitindo que as pessoas estudem e também nos profissionais, abrindo um leque de possibilidades de acesso ao trabalho, o que resulta em independência e bem-estar social para os usuários destes dispositivos.

Como é a vida antes de um implante auditivo?

Solidão poderia ser a palavra que define essa vida. A perda auditiva sem tratamento pode chegar a ser uma doença causadora de invalidez, que impacta negativamente nos aspectos psicológicos, sociais e emocionais das pessoas também afetando o ambiente familiar³. 

A depressão e a solidão são duas das situações mais complexas que afetam os adultos que perderam a audição e que nunca receberam um tratamento adequado para a perda auditiva que lhes permitisse escutar e não perder o contato social. 

No caso das crianças, não diagnosticar e nem tratar a perda auditiva representa atrasos no desenvolvimento da fala, dificuldades na aprendizagem e na socialização com outras crianças da mesma idade.

Benefícios de ter um implante auditivo

Poder escutar é o mais relevante, mas dependendo da idade, o implante (coclear ou de condução óssea) beneficia o seu usuário de diferentes maneiras.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

As opiniões expressas são as do indivíduo. Consulte o seu profissional de saúde para determinar se é elegível para a tecnologia Cochlear.

Referências

  1. Quality of life after intervention with a cochlear implant or hearing aid, en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/lary.25848
  2. Calidad de vida en pacientes con implante coclear en Hospital Barros Luco Trudeau, en: https://scielo.conicyt.cl/pdf/orl/v78n4/0718-4816-orl-78-04-0353.pdf
  3. Hipoacusia: trascendencia, incidencia y prevalencia, en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0716864016301055#:~:text=S%C3%B3lo%20un%2039%25%20de%20las,%2C%2082%2C%2083%2C%2084

D1778233