Saiba quais são os testes auditivos e como são aplicados

Testes auditivos

Saiba quais são os testes auditivos e como são aplicados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Como os especialistas sabem que há uma perda auditiva? Há sinais que advertem sobre a presença da perda auditiva, mas é necessário fazer alguns testes auditivos para confirmar o tipo e grau da referida perda.

É possível intuir que uma pessoa tem perda auditiva pois há sinais que advertem sobre essa perda, como por exemplo, ter que escutar o rádio ou a televisão com volumes altos, especialmente os adultos ou também a falta de reação dos bebês aos sons.

No entanto, para determinar o tipo e grau da perda, é necessário realizar uma série de testes auditivos que permitam diagnosticar e definir o tratamento de forma precisa para cada pessoa de acordo com suas condições e características.

Estes são os tipos de testes auditivos

Os testes para o diagnóstico da perda auditiva também dependem da idade. É recomendável que  todos os recém-nascidos façam, antes dos três meses, dois testes fundamentais:

Estes testes também são aplicados em crianças e adultos que suspeitam de algum tipo de perda auditiva.

Outros testes são:

Audiometria (teste de tons puros)

Utiliza-se para avaliar a capacidade de escutar os sons, dependendo do seu volume (medido em decibéis ou dB) e a frequência (que se mede em hertz, hz), que pode ser aguda, média ou grave. A representação gráfica dos resultados é conhecida como audiograma.

Impedanciometria ou imitanciometria

Técnica utilizada para medir a integridade e funcionalidade do ouvido médio (tímpano, caixa do tímpano, cadeia ossicular, trompa de Eustáquio, reflexo estapediano) mediante uso do imitanciômetro.

Logoaudiometria

É um teste que avalia a capacidade de compreensão da linguagem falada através da discriminação da palavra. Ou seja, contabilizar quantas palavras podem ser repetidas corretamente.

Assim são realizados os testes de audição

Para realizar os testes mencionados é necessário o uso de equipamento especializado: um audiômetro para a audiometria e a logoaudiometria; um imitanciômetro para a impedanciometria e um equipamento para o PEATE e EOA.

No caso da audiometria e da logoaudiometria, por exemplo, a pessoa entrará em uma cabine acústica e, com ajuda de fones, são enviados sons de diferentes tons e intensidades para identificar melhor possíveis perdas auditivas, se for igual em ambos os ouvidos (perda bilateral) e se for em um só ouvido (perda unilateral). Também serão usados equipamentos para medição que indicarão o nível dessa perda.

Fazer o teste auditivo causa dor? Para estes testes não se necessita nenhuma preparação prévia como fazer jejum, por exemplo. E mesmo podendo causar algum desconforto para algumas pessoas, não representa nenhum risco e nem gera qualquer dor. 

Vale ainda ressaltar que, para os potenciais evocados auditivos, é necessário que as pessoas permaneçam imóveis durante todo o teste. Se o exame for em uma criança, os pais deverão certificar-se de que a criança não durma durante um tempo para que possa dormir naturalmente durante o teste e assim evitar qualquer desconforto.

Qual é a finalidade de um teste de audição?

Finalmente, o que se procura com os testes auditivos é determinar se a audição é normal ou não. Os resultados obtidos ajudarão o especialista (audiologistas ou otorrinolaringologistas, entre outros) a tomar decisões sobre os tratamentos a seguir para tratar a perda auditiva. Uma dessas opções é a necessidade de um implante coclear como solução para a perda auditiva.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

D1815689