Nós contamos para você se é possível ter dois implantes cocleares ao mesmo tempo: isto é o que é importante saber

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A perda auditiva pode afetar um só ouvido (unilateral) ou ambos (bilateral). É possível ter implantes em ambos os ouvidos? 

A audição é um sentido que funciona em 360 graus permitindo a localização do som com maior facilidade ou participar de uma conversa em lugares barulhentos, por exemplo. Sentir-se mais seguro no trânsito já que, ao escutar, você está mais alerta com os acontecimentos ao seu redor. Escutar por ambos os ouvidos é o que se conhece por binauralidade. 

A perda auditiva pode acometer um só ouvido (unilateral) ou ambos (bilateral), afetando a binauralidade e seus benefícios. Recuperá-la (ou obtê-la para o caso das pessoas que nunca a tiveram) permitirá viver uma experiência de escuta diferente.

Vale lembrar que, de acordo com o tipo de perda auditiva e seu grau (leve, moderada, severa ou profunda), os profissionais em saúde especialistas em audição tomarão decisões para seu tratamento. 

Vantagens e benefícios do implante bilateral

É possível, se a perda auditiva for bilateral e o otorrinolaringologista assim o considerar, receber dois implantes para recuperar a binauralidade. Nem todas as pessoas recebem dois implantes. 

Uma condição para poder receber um implante bilateral é que a perda auditiva em ambos os ouvidos seja simétrica e com grau entre severa e profunda. Ou seja, que a perda auditiva seja similar em ambos os lados.

Para as pessoas com perda auditiva assimétrica (maior em um ouvido do que em outro) existem outras soluções como a bimodalidade que consiste no uso de um implante de um lado e um aparelho auditivo do outro. 

O implante bilateral permite que as pessoas recebam vários benefícios:

Quem precisa de dois implantes ao mesmo tempo?

As pessoas com perda bilateral simétrica são as candidatas ideais para o implante bilateral, seja com um implante coclear ou com um implante acústico, sempre que suas condições e características o permitam e os especialistas em audição assim o definam.

Tanto as crianças quanto os adultos podem ser candidatos a um implante bilateral e receberão os benefícios que se oferecem. 

Em geral, um implante auditivo melhora a qualidade de vida das pessoas com perda auditiva. Um implante bilateral é uma solução que otimiza e melhora a experiência de escuta nos pacientes adultos e pós-linguais e potencializa o desenvolvimento da fala e da linguagem nas crianças em etapa pré-lingual, sem diferença em comparação a uma criança normo-ouvinte.

Se você, seu filho, um familiar ou um conhecido tem perda auditiva bilateral, poderia consultar com o profissional da saúde que o atende se existe a possibilidade de receber um implante em cada ouvido como tratamento.

É possível colocar dois implantes cocleares ao mesmo tempo?

Sim, mas isso dependerá das indicações médicas e das condições de cada pessoa. 

Um implante duplo pode ser feito em crianças pré-linguais com perda auditiva bilateral e pode, igualmente, ser realizada a cirurgia em adultos que receberam há anos um implante para tratar sua perda auditiva unilateral e que agora precisam de um novo porque perderam a audição no outro ouvido. 

Cada implante e processador de som estará graduado de acordo com as condições auditivas de cada ouvido. Ou seja, os processadores não podem ser trocados de um lado para o outro.

Portanto, existem duas situações cirúrgicas para o implante bilateral: 

  1. Pode ser feito em momentos diferentes (até mesmo com intervalos de meses ou anos entre um e outro);
  2. Podem ser realizados ambos os implantes ao mesmo tempo, durante a mesma cirurgia. A ativação de ambos os processadores de som é realizada conjuntamente, em aproximadamente, um mês depois da cirurgia.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

Referências

  1. http://implantecoclear.org/documentos/implante/icbilateral.pdf

D1884236