10 razões para melhorar sua vida com um implante coclear

implantes para niños home
junho 1, 2018

Os implantes cocleares são uma alternativa de tratamento bem conhecida e aceita por adultos e crianças com diminuição da capacidade auditiva, seja grave ou profunda. Conheça-os e saiba porque eles podem melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com perda auditiva.

Qual é o maior benefício de um implante coclear?

Em geral, a melhora ou recuperação da percepção auditiva. Embora os resultados sejam diferentes para cada pessoa, sempre buscamos, além do ganho auditivo, o desenvolvimento da linguagem oral e a integração do implantado a todos os ambientes sonoros que nos rodeiam, inserindo-o na sociedade e dando-lhe a capacidade de enfrentar e desfrutar do exigente mundo do som em que vivemos no dia-a-dia.

Em termos gerais, a melhora na percepção auditiva após o implante coclear varia muito de um paciente para outro e pode ser percebida de maneira diferente, da fala ao prazer da música.

 

perdida de audicion

Você quer saber o que é um implante coclear? Nós te mostramos.

Muitas pessoas relatam que suas vidas são enriquecidas após o processo de implantação coclear. A capacidade de ouvir pode aumentar a autoconfiança e melhorar o relacionamento com a família, amigos e colegas de trabalho, além de oferecer oportunidades sociais e de emprego mais amplas. Os implantes permitem uma inserção ou reinserção na sociedade.

Você quer ver depoimentos de pacientes com implantes cocleares? Descubra-os aqui.

Estas são as 10 razões pelas quais um implante coclear pode mudar sua vida:

  1. Em geral, ocorre a melhoria da audição e do desenvolvimento e compreensão da linguagem oral.
  2. Adultos com desenvolvimento de linguagem oral geralmente se beneficiam imediatamente e continuam melhorando à medida que se adaptam à sua nova forma de ouvir. Em idosos com perda auditiva, a implantação pode reduzir significativamente o risco de demência senil.
  3. Crianças sem o desenvolvimento prévio de linguagem antes da implantação podem melhorar em um ritmo mais lento. Um treinamento (terapia de linguagem verbal-auditiva) é necessário após o implante para ajudar a criança a usar a nova ‘audição’ que ela, agora, passa a experimentar.
  4. A maioria poderá perceber sons altos, médios e suaves. Os pacientes relatam que podem perceber e reconhecer diferentes tipos de sons, como passos, portas batendo, sons de motores, toques de telefone, cães latindo, chaleiras assobiando, som de folhas secas ou de um interruptor de luz que se acende, com progressiva melhora.
  5. Muitos podem entender a fala sem ler os lábios.
  6. Alguns podem fazer chamadas telefônicas e entender as vozes da família pelo telefone.
  7. Ouvir e entender a televisão e outras vozes gravadas podem se tornar tarefas mais fáceis.
  8. Alguns pacientes relatam serem capazes de apreciar músicas com os sons de instrumentos e vozes de cantores.
  9. Se a sua perda auditiva for grave, você poderá controlar melhor sua própria voz para facilitar a compreensão dos outros.
  10. Os benefícios do tratamento são, em geral, medidos por testes de desempenho auditivo e linguístico. Entretanto, pacientes ou pais de crianças com perda auditiva, frequentemente relatam outros tipos de melhora, como maior autoconfiança, melhor comportamento e ganhos em qualidade de vida. Não há melhor indicador de sucesso do tratamento para um paciente com perda auditiva!

Você quer saber os possíveis inconvenientes? Leia mais na página da FDA (Food and Drug Administration dos Estados Unidos).

Saiba mais sobre audição e perda auditiva aqui.

O implante coclear pode representar uma mudança de vida se você tiver um problema sério de audição. Ele possibilita que uma pessoa com deficiência auditiva tenha acesso às informações de fala e aos sons ambientais. Com isso, pode melhorar a qualidade da produção de fala em adultos e oferecer às crianças jovens o potencial de desenvolver a linguagem falada.

Tenha em mente

As informações contidas neste guia são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países, portanto, alguns dos produtos aqui mostrados podem não estar disponíveis na sua região. Por favor, entre em contato com seu representante local da CochlearTM.