A história de Noemí: uma especialista em nadar com o Aqua+

Aqua plus
maio 5, 2020

Estando ao lado de uma piscina, na praia ou perto de um rio, não há motivos para não pensar em se refrescar. Noemí Astorga Cosio, usuária de um implante coclear sabe disso e para aproveitar a sua atividade de lazer favorita, nunca esquece do seu kit Aqua+. Estes são alguns conselhos para nadar e escutar sempre que o seu pai, Frank Astorga, nos contará em primeira mão.

“Nossa filha Noemí nasceu em 2002. E quando tinha um ano e meio, notamos que nossa pequenina estava perdendo a audição. Em razão disso, obtivemos um diagnóstico de perda auditiva profunda bilateral, ou seja, surdez em ambos os ouvidos”, e foi assim que Frank Astorga, pai de uma usuária de implante coclear da Cochlear™ começou a sua história.

“Noemí, sempre tão amada, foi observada de perto em cada consulta com o audiologista e com cinco anos de idade, recebeu os seus primeiros aparelhos auditivos. Lamentavelmente, esta solução não a ajudou, já que com o diagnóstico, os aparelhos auditivos não demonstravam nenhuma melhoria auditiva”.

Foi graças à audiologista da sua filha que a família Astorga soube sobre a existência do implante coclear, e neste momento já tinha cinco anos. “Em uma consulta nos mencionou que a Noemí poderia voltar a escutar se realizasse a cirurgia de implante coclear, e foi neste momento que começamos a pesquisar sobre onde se realizava a cirurgia e qual era o custo. Foi então que soubemos da existência dos implantes cocleares. Estávamos ansiosos para que ela fizesse a cirurgia, para que pudesse ter a possibilidade de escutar”.

Mas, diferentemente ao que acontece com muitas famílias, para eles não foi tão difícil tomar a decisão de fazer o implante: “quando fomos a uma instituição onde realizavam implantes na Cidade do México, foi justamente no dia de uma reunião com os pais de filhos implantados. Minha surpresa foi escutar o depoimento de vários pais de família, sobre como os seus filhos tinham sido diagnosticados com perda auditiva profunda e agora, por meio desta tecnologia, estavam aprendendo a falar, pois tinham a capacidade de escutar. Isto foi comovedor. Nos emocionou muito pensar que nossa filha poderia escutar e falar.”

Sem o uso dos implantes, Noemí teria enfrentado muitos desafios. Usando os seus implantes ela pode escutar e falar em vez de usar a linguagem de sinais como seu principal meio de comunicação.

Agora com 17 anos, Noemí, que começou a usar os seus implantes aos seis anos de idade, no mesmo momento que entrou na primeira série do colégio, pôde desenvolver a sua personalidade e fazer qualquer tipo de atividade de forma normal.

“Ainda hoje, Noemí vai as terapias da linguagem depois das aulas no colégio”, afirma Frank, seu pai, que também se propôs (e conseguiu) a juntar o dinheiro necessário para o implante do ouvido direito, que agora Noemí aproveita.

E quais são as atividades favoritas da Noemí? Bem, desde sua infância ela gosta, como todas as crianças, de nadar e também se interessou pelo violino e está aprendendo a tocar. Que felicidade conseguir fazer isso!

Como nadar é a sua atividade favorita e Noemí atualmente utiliza o processador de som Nucleus® 6 da Cochlear, então seu Aqua+ é a sua melhor companhia quando está de férias aproveitando a água da piscina ou do mar. Por isso, ela é a mais indicada para oferecer recomendações de utilização:

Um dia na água com o Aqua+ da Noemí

Frank Astorga nos dá algumas dicas da Noemí quando ela sabe que vai passar um dia de diversão com os seus irmãos na piscina ou brincar nas ondas do mar.

Se estiver planejando visitar a praia, o lago ou a piscina, nunca se esqueça de levar o seu Aqua+, compatível com:

  • Processador de som Cochlear™ Nucleus® Kanso®.
  • Processador de som Cochlear™ Nucleus® 7.
  • Processador de som Cochlear™ Nucleus® 6.
  • Processador de som Cochlear™ Nucleus® 5.

O Aqua+ oferece proteção à prova d ́água para nadar em todo tipo de água, incluindo água salgada, piscinas com cloro, água ensaboada e rios.

Este é o checklist que Noemí sempre faz para aproveitar um dia incrível:

1. Tenha disponível junto ao seu processador de som o kit Aqua+, ou seja, a proteção de silicone.

  • Coloque bem a proteção com o gancho retirado (no caso do Nucleus 7 não há necessidade de retirar o gancho) e os protetores do microfone bem ajustados.
  • Coloque também, a antena Aqua+ especial do processador de som.
Aqua+

Além disso, prepare outros elementos adicionais como:

  • Toca de banho.
  • Óculos de natação.

2. Para que o seu processador de som funcione dentro do Aqua+, deve-se usar baterias recarregáveis (no caso dos processadores Nucleus 6 ou 7; para o processador Kanso não é recarregável. Se preferir utilizar o processador de som Kanso dentro do Aqua+, deve usar pilhas alcalinas de níquel-hidreto metálico ou de óxido de prata. As pilhas de zinco NÃO funcionam com o Aqua+). Certifique-se de que estejam carregadas
completamente para poder aproveitar muito mais tempo
dentro d ́água!

3. Ao final do uso, o Aqua+ deve ser enxaguado com água corrente para limpá-lo, seja da água com cloro ou salgada e deve também secá-lo com um paninho que não solte fios antes de retirar o seu processador de som;

4. Retire a antena e o processador, coloque a proteção com a antena do Aqua+ no desumidificador por 8 horas e guarde-o no estojo até o próximo uso;

5. Tenha cuidado com as atividades de alto impacto. Se você decidir praticar algo assim, é recomendável usar uma toca de banho. No mar, se as ondas estiverem muito fortes, recomenda-se utilizar o cordão de segurança.

A Noemí adora quando a chamamos da piscina, saber o que acontece ao seu redor, escutar a voz dos seus irmãos de 12 e 10 anos. Quando nada, escutar faz a diferença na diversão "

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.