Ter acesso a um implante coclear da Cochlear™ é mais fácil do que você imagina!

Como ter acesso a um implante coclear da Cochlear
agosto 8, 2019

Como ter acesso a um implante coclear da Cochlear™? Encontre aqui o passo a passo para encontrar o caminho para a audição.

Você já tem a avaliação do seu médico ou fonoaudiólogo? Precisa de um implante coclear? O especialista indicou seu filho como candidato a implante coclear? Caso a resposta para algumas dessas perguntas tenha sido “sim”, nós diremos o que você deve fazer para ter um implante coclear.

Existem diferentes mitos sobre os implantes cocleares e, entre eles, que o acesso a um implante coclear é complexo. Porém, saiba que um implante coclear é uma solução para perda auditiva que está ao alcance de todas as pessoas.

O processo depende da legislação e das características de cada país, do nível de perda auditiva e das condições do paciente. No entanto, é um tratamento acessível a todos, sendo inclusive coberto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.

Se eu precisar de um implante coclear, o que devo fazer?

1. A primeira coisa que deve ficar clara é que cada país, de acordo com sua política de saúde pública, tem subsídios para implantes cocleares com diferentes coberturas por faixa etária.

2. Verifique se você pode solicitar um implante coclear subsidiado, no qual o governo assume os custos do implante e/ou da cirurgia. Como dito anteriormente, no Brasil, o implante coclear faz parte da cobertura do SUS.

3. Se o implante coclear for subsidiado, você deverá optar pelas marcas com que o governo tem licitação. Tenha em mente que, em cada país, as coberturas e licitações funcionam de maneira diferente.

4. A Cochlear™ é, obviamente, uma das marcas que faz parte da oferta subsidiada em diversos países. Confirme isso com o nosso distribuidor de seu país.

5. O processo de obtenção do implante coclear é realizado por meio das clínicas, ou seja, por meio de médicos especialistas, tanto no caso de implantes subsidiados como quando feitos de forma privada.

6. Depois de ter cumprido o protocolo de implantação, o médico irá recomendar várias marcas de implantes cocleares e implantes de condução óssea (Nucleus®, Kanso®, Baha®).

7. Se você quer um implante coclear da Cochlear™, pode perguntar ao seu médico sobre nossas opções para o seu tipo de perda auditiva e ele fará a comunicação com nossos representantes locais.

8. A Cochlear™ tem representantes em 17 países da América Latina, inclusive no Brasil, que irão guiá-lo para encontrar a solução mais adequada a você.

9. Nossos representantes irão ajudá-lo a resolver todas as suas preocupações relacionadas ao implante, à cirurgia, à recuperação e às expectativas de curto, médio e longo prazo. Você pode até mesmo se conectar com um paciente implantado com as mesmas características
suas ou do seu filho para que possa ter um encontro mais próximo e fazer as perguntas que quiser.

10. Uma vez escolhido o implante coclear, o cirurgião lida com o processo de aquisição do aparelho e da organização da cirurgia.

Conheça dez razões pelas quais um implante coclear mudará sua vida.

Você está pronto para começar o caminho para a audição? Com um bom guia, você pode alcançá-lo.

AVISO LEGAL 

As informações contidas neste guia são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.