O que é uma cirurgia de implante coclear e por que é recomendável fazê-la?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Doutor Eduardo Hocsman, otorrinolaringologista e especialista em ouvido da Argentina, fala sobre a cirurgia de implante coclear e todos os benefícios que oferece aos pacientes que são implantados.

A cirurgia de implante coclear é um procedimento cirúrgico no qual se implanta um dispositivo auditivo na cóclea que será fundamental no tratamento da perda auditiva. 

Esta intervenção é uma solução efetiva para melhorar a capacidade de escutar ou para recuperar a audição, mas é um profissional, especialista em saúde auditiva, quem vai definir quando é necessário passar pelo procedimento.

Eduardo Hocsman, chefe do Serviço de Audiologia do Hospital de Clínicas de Buenos Aires, Argentina, nos fala sobre a importância da cirurgia de implante coclear para melhorar a audição e de como uma alta porcentagem dos implantes realizados são bem-sucedidos, possibilitando, assim, que os pacientes tenham uma vida totalmente normal. 

 

Pode ser do seu interesse: Diferenças entre implantes cocleares e implantes de condução óssea. Qual você precisa?

 

Esta cirurgia de implante coclear é arriscada?

Toda cirurgia tem um risco. A do implante coclear não é a exceção, mesmo sendo considerada de baixo risco e, além disso, tende a ser rotineira para os especialistas que a fazem.

“É uma cirurgia muito estruturada e que dura em média uma hora e meia (…) da imensa maioria dos pacientes que são operados, 99.9% não têm nenhum problema”, afirma o especialista argentino ao falar sobre os benefícios e vantagens do implante. Além disso, afirma que uma pessoa que se submete à cirurgia permanece somente um dia no hospital e depois de 15 dias pode voltar à sua vida normal, adaptando-se ao novo implante.

 

Pode ser do seu interesse: Ter acesso a um implante coclear da Cochlear™ é possível

 

“Se colocarmos na balança o risco da cirurgia e o risco de tudo o que pode acontecer com uma pessoa que não for implantada, não há como comparar”, enfatiza também o especialista sobre os riscos de não ser implantado e das dificuldades de não poder ter um desenvolvimento normal na sociedade e esclarece: “se o medo for da cirurgia, eu acho que se deve temer mais as consequências pela falta do implante do que a própria intervenção cirúrgica”.

Melhorar a audição ou recuperá-la permite que as pessoas com perda auditiva tenham um desenvolvimento normal de suas atividades. É fundamental para todos receber tratamento, pois a perda auditiva tem solução.

Nas crianças que ainda não desenvolveram a fala, o implante coclear é a ponte necessária para que possam fazê-lo. Entre os idosos, receber um implante coclear para tratar a perda auditiva pode permitir recuperar suas atividades sociais.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

Referências

D1675038-2