O que é a atresia aural congênita e como pode ser tratada

Tratamentos para a atresia aural congênita
junho 3, 2020

Algumas crianças nascem sem o canal auditivo externo ou com uma malformação do mesmo, o que acarretam problemas auditivos severos. No entanto, ao longo dos anos, tratamentos foram desenvolvidos para diminuir essas complicações, tanto para as crianças quanto para os adultos. Conheça.

A atresia aural congênita é definida como uma obstrução causada por uma malformação ou desenvolvimento anormal, durante a gravidez, do canal auditivo, provocando a perda total ou parcial da audição.

Na maioria dos casos de atresia, um revestimento ósseo separa o canal auditivo externo do resto do ouvido, e, nos casos de atresia total, há uma ausência completa do canal auditivo externo, ou seja, há uma obstrução absoluta do orifício externo na pele. Em outros tipos de atresia aural congênita, se evidencia um canal auditivo externo pequeno e malformado que mostra um estreitamento anormal do canal.

Tratamentos para a atresia aural congênita

Para tratar a atresia, se contemplam duas opções: a cirurgia reconstrutiva do canal auditivo ou o implante de condução óssea, que evita a obstrução do canal e que permite que o som chegue ao ouvido interno. 

Em todos os casos, dependerá do parecer da equipe médica, que determinará e considerará o que for mais adequado.

Tratamento em crianças:

É preciso saber que o procedimento cirúrgico normalmente não se faz em recém-nascidos. A idade pertinente para a cirurgia pode variar e ser realizada em pacientes na faixa etária dos 5 aos 10 anos. 

Antes da cirurgia reconstrutiva, as famílias devem assumir a atresia de maneira consciente, já que em algumas ocasiões, as crianças necessitam do apoio familiar. 

Uma alternativa eficaz e recomendável em crianças com atresia é utilizar desde os primeiros meses de vida o sistema de implante Cochlear Baha™, desta maneira poderá desenvolver suas habilidades de aprendizagem e comunicação da maneira mais próxima ao normal possível.

Tratamento em adultos:

Para o caso de pacientes adultos e idosos, é necessário contar com especialistas que, segundo avaliação prévia e aos exames correspondentes, indiquem qual é a maneira mais efetiva para tratar a atresia, devido ao desenvolvimento da obstrução e da complexidade que se apresente em função do passar dos anos. 

Ainda que em alguns casos, a reconstrução seja a solução mais efetiva, nem todos os pacientes podem ser candidatos e dependerá de muitos fatores que somente a equipe médica poderá determinar. Para os pacientes que depois de uma cirurgia reconstrutiva, não conseguirem recuperar a audição, o sistema Baha® seria a solução mais recomendável. 

O mais importante é saber que para diminuir as complicações da atresia auditiva, existem tratamentos efetivos que possivelmente permitirão levar uma vida normal. Nas crianças, qualquer procedimento irá permitir que desenvolvam as habilidades de percepção auditiva e da linguagem oral, e nos adultos, permitirá ter mais confiança, estabelecer conversações com amigos e desfrutar a vida social sem nenhum inconveniente.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

D1705118