Estudar e trabalhar com um implante auditivo? Claro que é possível

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A perda auditiva, quando tratada, não representa nenhum obstáculo para realizar atividades como o trabalho ou estudo. Ana Cleide fala sobre isso.

Ana Cleide tem 18 anos. Nasceu com microtia no ouvido direito e passou o primeiro ano da sua vida indo ao hospital para definir a severidade da sua perda auditiva. Hoje sabe que o acometimento é de 70 %.

Ela mora em uma cidade chamada Mauá, no estado de São Paulo. O que você faz no seu dia a dia? Sou recepcionista hospitalar no Hospital São Bernardo e estudo direito. 

A perda auditiva, quando tratada a tempo, não representa nenhum tipo de impedimento para a realização de atividades do dia a dia como as de qualquer pessoa com audição normal como estudar e trabalhar. 

Benefícios de um implante auditivo para a microtia/atresia

A microtia/atresia é uma condição genética que afeta o desenvolvimento do ouvido externo e, como no caso de Ana Cleide, causa perda auditiva. Pode ser tratada com implantes acústicos que conduzem o som através do osso por vibração até chegar ao ouvido interno.

O tratamento da microtia/atresia (uma condição que afeta a 3,2 em cada 10.000 bebês nascidos na América do Sul) inclui tanto a cirurgia de implante quanto a reconstrução da orelha se a pessoa assim o desejar. O importante é saber que há uma opção para poder escutar pelo ouvido lesionado. 

Com sua experiência, Ana Cleide encontrou médicos otorrinos que somente pensavam em reconstruir sua orelha até que finalmente encontrou um que lhe mostrou uma opção de tratamento com o qual poderia escutar melhor e receber os benefícios de um implante acústico. 

Um implante auditivo para alguém com perda auditiva representa a possibilidade de:

Além disso, no caso da microtia/atresia, um implante acústico significa também a oportunidade de ter binauralidade, ou seja, a possibilidade de escutar por ambos os ouvidos como o faz uma pessoa com audição normal. 

Trabalhar com um implante auditivo

Como é trabalhar com um implante auditivo? O que você deveria saber antes de procurar trabalho sendo usuário de um implante? O implante auditivo derruba as barreiras que a falta de tratamento da perda auditiva impõe, facilitando, assim, a comunicação e o entendimento entre as pessoas. 

Mas há alguns conselhos de usuários implantados que podem servir para as pessoas com perda auditiva que estão procurando trabalho ou já estão trabalhando:

  1. Não esconda sua perda; isso poderia complicar seu trabalho no futuro, aconselha Kelly Jenkins;
  2. Fale sobre sua perda auditiva na entrevista, não antes, sugere Julia Gilchrist
  3. Se já estiver trabalhando, conte aos seus colegas de trabalho sobre a sua condição para evitar mal-entendidos. Você certamente se surpreenderá com a gentileza dos demais. 

Ana descobriu isso tanto no seu trabalho quanto no local de estudo. Quando recebeu seu implante encontrou a coragem e a confiança para enfrentar os desafios sem medo porque sabia que já podia escutar melhor graças ao seu Baha®

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

Las opiniones expresadas pertenecen a los individuos. Consulte a su profesional de la salud para
saber si reúne las condiciones para el uso de tecnología Cochlear.

D1947651