Soluções para a perda auditiva bilateral: melhor escutar com os dois ouvidos do que com apenas um

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os pacientes adultos com perda auditiva bilateral devem ter um ou dois implantes? Neste artigo você encontrará a resposta. Consulte com o seu profissional da saúde

A perda auditiva bilateral acomete a audição em ambos os ouvidos. Quando alguém tem uma perda em somente um ouvido, estamos falando de uma perda auditiva unilateral.

Neste ponto é necessário definir dois conceitos:

1. Binauralidade:

Capacidade do cérebro de combinar ambos os sinais acústicos que são recebidos de cada ouvido, permitindo que, ao extrair a informação sobre a localização da fonte sonora ou o barulho do ambiente em que estamos, exista uma melhor compreensão do som.

A informação sonora que chega aos dois ouvidos se concentra nos neurônios do tronco do encéfalo para criar uma representação binaural em nível central.

2. Bilateralidade:

A bilateralidade é a possibilidade de escutar por ambos os ouvidos. É, em outras palavras, a audição funcionando corretamente. Quando a perda auditiva é apenas em um dos ouvidos, chamamos de perda unilateral; já quando ambos os ouvidos são acometidos, chamamos de perda bilateral. Para ambos os casos, de acordo com as condições de cada pessoa e as recomendações dos especialistas em audição, é possível que o uso de implantes auditivos recupere a audição bilateral.

Como se escuta de forma bilateral e unilateral?

Nós mostramos para você:

<< 3 sinais de que é hora de levar o seu processador à revisão >>

Existem certas situações nas quais é recomendável a cirurgia de implante bilateral que pode ser realizada através de duas técnicas diferentes:

As razões para considerar a realização da cirurgia para o segundo implante de condução óssea ou coclear podem ser as seguintes:

<< 10 razões que evidenciam como um implante coclear melhorará a sua vida >>

Recomenda-se que pessoas com perda bilateral, entre moderada até severa e profunda, usem implantes em ambos os ouvidos.

Isenção de responsabilidade

As informações contidas neste guia são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

FONTE: Dr. Ángel Ramos Macías, Dra. Silvia Borkoski Barreiro, Dr. Juan  C. Falcón González, Dr. Ángel Ramos de Miguel. Cochlear Implant. Current State and Future, Science Direct, https://doi.org/10.1016/j.rmclc.2016.11.011

D1705132-2