Reabilitação e comunicação bimodal para usuários Cochlear™

Reabilitação e comunicação bimodal

O ajuste ideal dos diferentes dispositivos para tratar a perda auditiva não se consegue imediatamente. Se você tiver uma solução bimodal, é importante que conte com um processo de reabilitação.

No processo de recuperação da audição há que ir passo a passo. Cada dispositivo para o tratamento da perda auditiva necessita passar por um processo de configuração e adaptação. O mesmo acontece com as soluções de bimodalidade.

Bimodalidade? Sim, é a união de duas soluções diferentes para a perda auditiva: enquanto em um ouvido usa-se um aparelho auditivo, no outro há um implante coclear. 

estudos que indicam que a bimodalidade proporciona benefícios aos usuários que permitem diferenciar com maior eficácia os sons e a linguagem. E, levando em consideração que o objetivo final das soluções para a perda auditiva é restaurar o funcionamento coordenado dos dois ouvidos para uma melhor decodificação dos sons no cérebro — ou binauralidade —, a bimodalidade é uma valiosa alternativa.

No entanto, a etapa de adaptação e o processo de reabilitação tornam possível que cada usuário receba o melhor que oferecem, tanto do implante quanto do aparelho auditivo.

Ouvir por ambos os ouvidos cria a sensação de dimensão para distinguir de onde os sons estão vindo. Escutar por ambos os ouvidos torna possível diferenciar sons baixos ou distantes, ouvir o barulho ou localizar a direção concreta do som.

Reabilitação com um sistema bimodal

Pode-se pensar que a reabilitação somente é necessária para crianças na faixa de idade pré-linguística, mas isso está longe de ser verdade. 

O processo de reabilitação é necessário para todos: crianças, adolescentes e adultos, e tem como objetivo que a audição funcione corretamente para evitar alterações na percepção auditiva e na fala.

O usuário terá que aprender uma “nova forma de ouvir”, adaptando-se e configurando corretamente cada um dos dispositivos que usará. Nesse processo, o usuário contará com a companhia de especialistas que o ajudarão com a configuração e com o correto uso do aparelho auditivo e do processador de som do implante coclear.

Talvez seja do seu interesse: Por que é importante o trabalho em casa durante uma reabilitação de um implante coclear?

Além do acompanhamento dos especialistas, a reabilitação tem um componente importante em casa, no qual devem participar todos os membros da família. 

É necessário praticar a escuta para aprender a entender as conversas e os diferentes sons e aprender a diferenciá-los.

Os usuários e seus parentes devem saber, de qualquer maneira, que os objetivos da reabilitação estão feitos quase sob medida para cada pessoa de acordo com suas necessidades e idade.

Os adultos geralmente necessitam desenvolver novas habilidades na escuta e esse é um processo que demanda tempo e paciência.

Os usuários podem realizar verificações em casa para fortalecer e melhorar sua capacidade de ouvir com os implantes.

Algumas ideias para treinar o ouvido em casa

Tente diferenciar os sons próximos e rotineiros que tinha deixado de escutar, tanto os baixos quanto aqueles mais altos ou rítmicos.

  • Vozes;
  • O som de um ventilador;
  • O vento;
  • Barulhos de máquinas (microondas, geladeira, lavadora);
  • Toques de telefones;
  • Passos;
  • A batida da porta;
  • Latidos de cachorros;
  • Faça uso dos audiolivros pois podem ajudar no entendimento das frases completas.
  • Deverá reaprender o som das vogais e consoantes para reconhecê-las na fala das demais pessoas e talvez também necessitará aprender a regular o volume da própria voz;

O mais importante é que aprenda a lidar corretamente com seus dispositivos (o aparelho auditivo e o implante) para aproveitá-los ao máximo e que a solução bimodal que tiver traga os melhores resultados para o seu bem-estar.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

D1715189

Compartilhar este post​

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email