Do Divino® ao Baha® 5: a história da audição de Jaime Amador

História da audição de Jaime Amador

Jaime Amador nasceu com microtia. Viveu muitos anos escutando somente pelo ouvido esquerdo. Em 2008, recebeu seu primeiro implante de condução óssea, com um processador Baha Divino®. Agora tem um Baha® 5. Assim foi a mudança.

Jaime tem implantes bilaterais para poder ouvir. É jornalista. Trabalha em pós-produção audiovisual. Está próximo de completar 40 anos, é casado e tem uma filha. Ele gosta de drones e é músico.

“Nasci com uma microtia do lado direito. Lembro que é de grau 3, e vivi muito tempo utilizando somente um ouvido. O otorrino sempre disse que era, além de tudo, um ouvido de porcelana”, conta Jaime. 

Com o tempo, houve um crescimento anormal do tecido no ouvido médio (colesteatomas) que o obrigou a realizar cirurgias e que foram diminuindo também a sua capacidade auditiva. Foi então que consideraram a possibilidade dos implantes.

“Foi há 12 anos, o processador era um Baha Divino® para melhorar a audição do ouvido com a microtia, já que nos exames descobriram que o nervo auditivo estava intacto”, diz.

É o momento para atualizar o seu processador de som?

O Divino, lembra Jaime, tinha um botão para o volume como esses dos rádios antigos. “Tinha uma única programação e eu somente subia ou abaixava o volume de acordo com o lugar em que estivesse e pronto”.

O aparelho foi usado até 2015, quando o Divino já era um dispositivo complicado para calibrar, pois a tecnologia já estava ficando obsoleta. 

Essa foi a principal mudança que sentiu ao fazer a atualização para o BP110 Power. “A audiologista gerava uma audiometria que o dispositivo programava com o nível de tolerância de áudio que tinha. Então ao entrar em algum lugar barulhento, eu sentia como se ajustava por si só”.

Talvez seja do seu interesse ler: Implantes de condução óssea para a perda auditiva ou surdez

Baha 5, pura conectividade.

“Agora que sou usuário do Baha 5, a mudança é notória”, afirma Jaime. O novo processador conserva algumas características, como o autoajuste quando se muda de ambiente.

Mas é a tecnologia Bluetooth®, que permite conectividade com o celular, a sua maior diferença, diz Jaime. É mais fácil falar por telefone, participar das reuniões de trabalho ou realizar tarefas como a de edição de vídeos.

“Uma das características que mais gosto é a possibilidade de equalizar o som, através da aplicação do celular. Além disso, o aplicativo pode memorizar a localização dessa programação e, via GPS, ativá-la toda vez que você estiver nesse mesmo lugar”.

Escutar mais e melhor é uma grande experiência, mas a diferença também está ligada ao uso dos acessórios da CochlearTM. Conectar o Cochlear Wireless Mini Microphone 2 & 2+ no computador, por exemplo, ajuda muito na edição de vídeos. “Sentir o áudio sem o barulho ambiente é maravilhoso “. 

Jaime é músico: toca bateria. “Conecto o processador ao monitor e pronto”.

Há pouco tempo, recebeu um segundo implante porque aquele ouvido de porcelana deixou de funcionar corretamente. Descobrir a bilateralidade foi surpreendente. “Pedi a audiologista em seu consultório que abrisse a torneira e deixasse a porta aberta para eu sentir como se ouviam ambas coisas”.

Jaime podia ouvir um pouco, tinha o que os especialistas chamam vestígios auditivos e podia identificar certos sons, mas o uso do implante o ajudou a descobrir alguns e a lembrar de outros que já tinha esquecido.

Há pouco, e graças ao Baha 5, encontrou na música September, da banda Wind and Fire, um som que nunca tinha escutado, por exemplo. “Ou o som da chuva, que imaginava como seria e agora sim já pode escutar”. 

Lembre-se que a decisão de trocar ou atualizar o seu processador de som deve ser consultada com um especialista, para que seja avaliada a necessidade e o momento oportuno da atualização.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

D1764765

Compartilhar este post​

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email