Sinais comuns para detectar se a sua perda auditiva está aumentando e o que fazer

descubra si su pérdida de audición aumenta
novembro 19, 2018

Aqui estão alguns sinais para que você possa detectar se sua perda auditiva é progressiva e agir na hora certa. Veja o que você deve saber e nossas recomendações sobre isso.

Você tem problema auditivo e acredita que ele está aumentando? Acha cada vez mais difícil conversar com seu grupo de amigos? Ouve zumbidos e ruídos constantemente? Tem que gritar para ser ouvido? Definitivamente, algo está acontecendo.

A perda auditiva é geralmente progressiva. Ela pode aumentar gradualmente sem que você perceba, pois pode se acostumar a viver sem ouvir alguns sons. Por isso, é muito importante que você reconheça os sinais comuns de uma perda progressiva.

Se você apresenta algumas das queixas acima, mesmo se estiver usando aparelhos auditivos, a avaliação de rotina é muito importante, porque a melhor solução para esse problema é a detecção precoce e o tratamento. 

Caso não detecte a tempo e não tome nenhuma providência para tratar a perda auditiva, maior será o dano causado na conexão entre o cérebro e o nervo auditivo.

Como saber se sua perda auditiva aumentou?

Se você tiver estes sintomas, eles podem estar associados a um aumento na perda auditiva:

  • Você tem dificuldade em ouvir os extremos da frequência sonora, ou seja, não consegue ouvir sons muito altos ou tons muito baixos?
  • Você ouve zumbidos, ruídos ou assobios em seus ouvidos? À medida que a perda auditiva aumenta, os sintomas de zumbido aumentam.
  • É difícil acompanhar conversas, pelo menos quando há mais de duas pessoas?
  • Você precisa fazer muito esforço para conversar em ambientes com ruído?
  • Tem dificuldade para entender o que está sendo dito? Além da dificuldade de acompanhar uma conversa, aqueles que têm perda auditiva progressiva, percebem que não conseguem entender muito bem o que ouvem.
  • Palavras que costumavam ser fáceis de ouvir e entender se tornam enigmas frustrantes?
  • Sente que não ouve mais uma chamada por telefone ou celular?
  • Você tem necessidade frequente de aumentar o volume de televisões, rádios e outros equipamentos de som?

Passos a seguir e sugestões do que fazer se a sua perda auditiva estiver aumentando

  1. Consulte o seu fonoaudiólogo. Ele pode fazer uma avaliação mais precisa da sua capacidade de ouvir em diferentes frequências e pode indicar o respectivo tratamento a seguir.
  2. Realize avaliações auditivas regulares para detectar os sinais de perda auditiva progressiva.
  3. Se não for o seu caso, mas o do seu filho ou de um ente querido, proceda da mesma forma. Consulte imediatamente o médico especialista para fazer o controle adequado.
  4. Se o médico especialista detectar que o seu aparelho auditivo não é suficiente, pergunte se, no seu caso, você pode considerar uma solução diferente e de longo prazo, como um implante de condução óssea, por exemplo. 

Sabemos que a sensação de descobrir que você está perdendo a sua audição pode ser complexa e difícil de aceitar. Sua vida se transforma ao descobrir que não consegue mais perceber os sons como antes.

No entanto, não se desespere, você pode encontrar muitas soluções. Felizmente é um bom momento, os avanços tecnológicos da medicina moderna evoluíram para oferecer soluções inovadoras que ajudarão você.

O que você pode fazer se tiver uma perda auditiva condutiva?

Com a perda auditiva de condução, os sons soam abafados e não é tão fácil de ouvir. Esse tipo de perda auditiva pode ser corrigida por meio de intervenção médica ou cirúrgica.

Muitas pessoas com perda auditiva condutiva recebem os aparelhos auditivos como a primeira opção. Eles podem ser adequados se a perda auditiva for leve, mas, se a perda auditiva for moderada ou grave, um aparelho auditivo pode ser insuficiente.

Também pode haver outras razões pelas quais você não pode usar aparelhos auditivos (por exemplo, malformações que impossibilitem o uso de aparelhos auditivos) ou, simplesmente, quando você não obtém os benefícios esperados.

Por que um implante de condução óssea seria uma opção?

A perda auditiva condutiva é aquela que afeta os ossículos ou membranas localizadas, respectivamente, no ouvido médio e no externo, impedindo que o som alcance o ouvido interno.

Um implante de condução óssea permite que os problemas do ouvido externo e do ouvido médio sejam evitados, a fim de transmitir o som na forma de vibrações, através do osso, diretamente para o ouvido interno, gerando assim uma forma natural de transmissão dos sons.

Você também pode estar interessado: Como funciona um implante de condução óssea.

 Com os aparelhos auditivos, você terá que aumentar o volume para “forçar” a passagem do som através do ouvido médio “afetado”, o que pode fazer com que o som fique distorcido e não fique claro.

A perda auditiva condutiva também pode estar relacionada a infecções do ouvido que podem ser ainda agravadas com o uso de um aparelho auditivo, tornando difícil e desconfortável o seu uso.

Se você ou seu filho tiver uma perda auditiva condutiva, mista ou unilateral, poderá encontrar uma solução em implantes de condução óssea Baha® e na nova tecnologia SoundArc, um novo dispositivo não cirúrgico.

O sistema Baha® converte sons em vibrações que são enviadas para o ouvido interno através do osso, evitando qualquer barreira no ouvido externo ou médio. Essa é uma maneira natural de ouvir grande parte dos sons que você escuta todos os dias, como a sua própria voz, que é ouvida, em partes, por meio desse fenômeno.

Se você deseja conhecer em detalhes as soluções do implante Baha® e como elas podem ajudá-lo, saiba mais com este guia.


Tenha em mente

As informações contidas neste guia são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países, portanto, alguns dos produtos aqui mostrados podem não estar disponíveis na sua região. Por favor, entre em contato com seu representante local da CochlearTM.

Fonte

https://www.hearingdoctors.net/blog/hearing-health-common-signs-of-progressive-hearing-loss
https://www.cochlear.com/in/home/understand/hearing-and-hl/what-is-hearing-loss-/types-of-hl/conductive-hearing-loss