Como funciona um implante de condução óssea?

Mujer usando un procesado de sonido baha
novembro 19, 2018

Seu médico acredita que você pode precisar de um implante de condução óssea? Entender o que é e como funciona é o primeiro passo que deve ser dado.

Agora que seu médico identificou que seu problema auditivo é uma perda auditiva condutiva, nós lhe diremos o que pode ser uma alternativa para melhorar efetivamente sua condição e como ela funciona.

Primeiro, lembre-se de que ter uma perda auditiva condutiva significa que você tem dificuldades no ouvido externo e/ou médio que não permitem que os sons atinjam o ouvido interno (onde está a cóclea, que permite que o som seja transmitido posteriormente ao cérebro).

Como resolvemos isso?

Uma das maneiras biológicas de transmitir o som é por meio de vibrações no crânio, isto é, pela condução óssea.

A partir daí, na Cochlear™, desenvolvemos implantes e processadores de som que permitem esse tipo de transmissão, chamados Sistema Baha®.

Os sistemas de condução óssea permitem o tratamento da perda auditiva condutiva, pois têm a capacidade de transmitir sons diretamente para o ouvido interno, evitando a passagem pelas áreas afetadas nos ouvidos externo e médio.

A tecnologia desses implantes vem evoluindo com suas diversas versões para se tornar uma solução de ponta no mercado. Veja como funciona:

funcionamento de um implante de condução óssea

* A imagem anterior corresponde a um Baha® Connect System (sistema de conexão óssea) que funciona com um pilar. Por sua vez, Baha® Attract System funciona com um ímã.

No caso da perda auditiva condutiva ser moderada, os pacientes podem optar por um aparelho auditivo (para enviar o som com maior intensidade através do canal condutivo).

Isso significa que o som é “forçado” a passar através do ouvido externo e médio para alcançar o ouvido interno, onde está a cóclea.

Se você tiver um sistema de condução óssea, o som será transmitido sem esforço, pois ele usará a habilidade natural do osso de conduzir o som.

Desta forma, você poderá receber um sinal mais claro, perceber os sons em diversos tipos de ambientes e, ao mesmo tempo, realizar diferentes atividades, sentindo-se mais confortável, seguro para levar uma vida normal e sem interrupções.

Se você quiser saber se este é o tratamento mais indicado para sua condição, consulte o seu médico.

Para conhecer cada tecnologia, versões, diferenças e benefícios, baixe este guia no qual encontrará todos os detalhes.

Tenha em mente

As informações contidas neste guia são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países, portanto, alguns dos produtos aqui mostrados podem não estar disponíveis na sua região. Por favor, entre em contato com seu representante local da CochlearTM.