O que devo fazer se suspeitar de uma perda auditiva?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Aqui estão algumas recomendações que você pode seguir se perceber que seu filho possui problemas de audição.

Para saber o que fazer ou como proceder, primeiro é necessário identificar os problemas relacionados à perda auditiva. Em outras palavras, reconheça quais são os sintomas mais comuns que as pessoas com perda auditiva têm.

Como os problemas auditivos podem ser identificados?

Antes de se submeter a um dos vários testes auditivos é aconselhável prestar atenção especial aos seguintes sinais que as pessoas com perda auditiva apresentam:

No caso de bebês e crianças, os seguintes sinais podem ser sintomas de perda auditiva:

Além desses aspectos, devemos levar em conta o modo como as crianças interagem: como elas brincam, como agem e como desenvolvem seu aprendizado. Um atraso ou dificuldade nesses elementos pode ser um sinal de problemas auditivos.

Você vai gostar de ver este depoimento: graças ao implante Cochlear™ “Estou feliz, posso me comunicar com você!”

Quais são os testes que confirmam problemas de audição?

Se você suspeitar que uma pessoa sofre de perda auditiva é mais aconselhável fazer testes de triagem e diagnóstico. São procedimentos simples nos quais, em geral, os bebês tendem a adormecer.

Para diagnosticar a perda auditiva são necessários dois passos, a saber: um teste auditivo e, se for constatada alguma alteração, deve ser realizada uma avaliação completa da audição:

1. Teste auditivo

O teste auditivo é simples, indolor e feito em pouco tempo. Nos bebês, pode ser realizado após o nascimento, ainda na maternidade ou, no mais tardar, após um mês de vida.

Caso o bebê não passe no teste auditivo, deve ser feita uma avaliação completa da audição, realizada antes dos 3 meses de idade.

2. Avaliação completa da audição

O profissional responsável por realizá-la é um fonoaudiólogo. O especialista perguntará sobre antecedentes, infecções de ouvido que a criança pode ter e casos de perda auditiva na família.

Existem vários testes realizados pelo fonoaudiólogo. Alguns deles são:

Estas são algumas recomendações que você pode seguir se suspeitar que adultos, crianças ou bebês sofrem de perda auditiva. Caso alguém apresente as características de perda auditiva, deve-se proceder aos testes para confirmar a suspeita.

Depois de identificar o tipo e o grau de surdez do seu filho, recomendamos que você proceda ao tratamento.

Estas são algumas opções para o tratamento da perda auditiva.

Os especialistas explicarão sobre os diversos dispositivos existentes, tais como os aparelhos auditivos e os implantes cocleares, e poderão ainda fornecer informações, além de indicar grupos de apoio.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.