Desenvolvimentos no tratamento da perda auditiva e os últimos avanços em implantes cocleares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Qual é o futuro dos implantes cocleares? Desde sua aparição em 1983, junto com os processadores de som, o implante coclear foi a solução para milhões de pessoas com perda auditiva. Criar dispositivos totalmente implantáveis é um dos desafios.

EM 2019, durante O VIII Congresso do Grupo Ibero-Americano de Implantes Cocleares e Ciências Afins, GICCA, realizado em Pamplona (Espanha), o jornal La Vanguardia perguntou a Jim Patrick que participou no desenvolvimento do primeiro implante coclear e foi membro fundador da Cochlear™, sobre o futuro dos implantes.

O cientista reconheceu os avanços conquistados na forma de processar o som e no acesso direto aos aparelhos de comunicação graças à digitalização e à tecnologia sem fio. Também afirmou que virão mudanças na aparência do processador de som, a parte que complementa o implante: “Agora a tecnologia está evoluindo de uma forma que a bateria pode ser incluída dentro e torná-lo muito mais atrativo”, evitando que o dispositivo vá por fora da cabeça. A Cochlear já está pesquisando sobre isso. 

Por outro lado, o Instituto Nacional da Surdez e Outros Transtornos da Comunicação (NIDCD, por sua sigla em inglês), dos Estados Unidos, menciona que apoia a busca de “um conjunto menor de eletrodos inseridos em uma parte da cóclea para ajudar as pessoas cuja perda auditiva está limitada às frequências altas enquanto se conserva sua audição nas frequências baixas”¹.

Últimos avanços em implante coclear: novo desenvolvimento tecnológico

Quais são os últimos avanços tecnológicos em implante coclear? Sem dúvida a conectividade entre os dispositivos auditivos e outros aparelhos eletrônicos, especialmente os smartphones, foram dos avanços mais destacados para os usuários facilitando suas tarefas do dia a dia. 

Processadores menores, feitos com materiais mais leves, mas sem perder a resistência, são também parte dos desenvolvimentos alcançados, assim como melhorias nas programações que permitem que as pessoas com perda auditiva escutem melhor, independentemente do ambiente em que estiverem. 

Foram conquistados avanços que não são visíveis, mas que representam melhorias na qualidade de vida dos usuários destes dispositivos, como atingir altos padrões de confiabilidade ou o desenvolvimento de implantes que não necessitam ser retirados durante as ressonâncias magnéticas, claro, com algumas condições.

Atualmente, também são maiores as indicações para o seu uso. Ou seja, mais pessoas com diferentes tipos ou níveis de perda auditiva podem ser candidatas a receber um implante coclear.

Que tão eficazes são os últimos avanços em implantes cocleares? Cada novo passo representa uma melhora na capacidade de escutar das pessoas com perda auditiva.

Como serão os implantes cocleares do futuro?

No artigo O Futuro dos Implantes Cocleares fala-se de três aspectos que indicam para onde se encaminham os desenvolvimentos nos implantes cocleares: 

Além, é claro, da miniaturização dos implantes e dispositivos, melhorias nos microfones, eletrodos e na vida útil das baterias, visando o que já mencionamos anteriormente: dispositivos 100% implantáveis por meio de cirurgias minimamente invasivas.

Há outros desafios, claro. Mesmos sabendo que os implantes cocleares têm demonstrado ser altamente efetivos para tratar a perda auditiva tanto em recém-nascidos quanto em adultos, os desenvolvedores buscam novas cotas de eficácia e eficiência para permitir que mais pessoas tenham a possibilidade de escutar

Os implantes cocleares são uma das grandes conquistas da ciência, os avanços tecnológicos, as novas descobertas em desenvolvimento de materiais e em técnicas cirúrgicas, certamente permitirão desenvolver dispositivos menores, mais resistentes, mais confortáveis e mais poderosos para solucionar a perda auditiva. Esse parece ser o caminho que está sendo trilhado.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

Referências

  1. Implantes cocleares en los Institutos Nacionales de la Salud:Three challenges for future research on cochlear implants. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S209588111730149X

  2. Para  IRM de 1.5 y 3 teslas.

  3. Three challenges for future research on cochlear implants. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S209588111730149X

D1815707