Luis Fernando escuta até mesmo o barulho das gotas d´água com seu sistema Baha®

Testemunho Microtia

Luis Fernando escuta até mesmo o barulho das gotas d´água com seu sistema Baha®

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Luis Fernando Ríos descobriu, graças a um implante de condução óssea, que escutar era um assunto diferente do que ele acreditava ser o normal. Ouvir corretamente foi “uma bonita experiência”. Esta é sua história.

O som no mundo de Luis Fernando Ríos existia. Escutava um pouco quando as pessoas falavam e inclusive respondia algumas vezes e sentia que o fazia corretamente. 

No entanto, o mundo que descobriu quando recebeu o implante de condução óssea e o processador de som Baha® era muito diferente ao que conhecia. “Foi uma bonita experiência”, lembra-se.

Luis Fernando é uma criança. Tem microtia e atresia, ou seja, parte do seu ouvido não se desenvolveu completamente. A microtia é uma malformação no pavilhão auditivo externo (a orelha), enquanto a atresia refere-se à ausência do canal auditivo externo.

Não é uma condição pouco comum. Na América do Sul, a microtia e a atresia são condições que se apresentam com maior frequência em comparação com outras regiões do mundo¹. A altitude de algumas cidades tem influência nisso, bem como certas condições particulares na genética da população desta região do continente.

A perda auditiva causada pela microtia e atresia pode ser tratada

A microtia e a atresia são condições congênitas, ou seja, o bebê nasce com elas. Pode ser que somente um ouvido seja afetado ou também em ambos os ouvidos, o que é conhecido como unilateral ou bilateral respectivamente. Em geral, indica-se que afeta um em cada 10.000 bebês nascidos vivos²

O sistema Baha pode ser usado desde muito cedo, permitindo às crianças com atresia/microtia obter um melhor acesso à audição. Há estudos que apontam um atraso no desenvolvimento da fala e dificuldades escolares em crianças com perda auditiva condutiva e destacam a importância de uma intervenção precoce, não somente nos casos com perda auditiva bilateral, mas também em crianças com perda auditiva unilateral³ ⁴ ⁵.

Em 90 % dos casos, a microtia tende a ser unilateral⁶

No entanto, ambas condições têm tratamento. Para o caso da perda auditiva relacionada com a atresia, o implante de condução óssea destaca-se como uma solução com resultados muito bons⁷ ⁸

Esse é o caso de Luis Fernando que, graças ao sistema de condução óssea Baha, encontrou outras maneiras de desfrutar o mundo. “Eu gosto de escutar música e todos os sons ao meu redor”, afirma. Também descobriu que o som que as gotas d´água produzem ao cair lhe trazem tranquilidade e calma. 

Quando é necessário um implante de condução óssea?

A perda auditiva causada pela atresia e a microtia pode ser tratada com os implantes de condução óssea, no entanto, são os especialistas de saúde auditiva (audiologistas, otorrinolaringologistas entre outros) os que poderão definir se uma pessoa é candidata ao dispositivo.

Há alguns pacientes que podem encontrar solução com a reconstrução do canal auditivo. Para outros a melhor opção é o Sistema Baha, que é eficaz mesmo entre crianças muito novas.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

Referencias
¹ Luquetti DV, Heike CL, Hing AV, Cunningham ML, Cox TC. Microtia: Epidemiology & Genetics. Am J Med Genet A. enero de 2012;158A(1):124-39.
² Microtia-atresia: aspectos clínicos, genéticos y genómicos. En: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S166511461500009X
³ Lippman, E. et al. Transcutaneous Osseointegrated Implants for Pediatric Patients with Aural Atresia. JAMA Otolaryngol Head Neck Surg, 2018 Aug; 1;144(8):704-709.
⁴ Kesser BW, Krook K, Gray LC. Impact of Unilateral Conductive Hearing Loss Due to Aural Atresia on Academic Performance in Children. Laryngoscope. 2013;123:2270–2275
⁵ Keogh T, Kei J, Driscoll C, Khan A. Children with Minimal Conductive Hearing Impairment: Speech Comprehension in Noise. Audiol Neurotol 2010;15:27-35.
⁶ Clínica de Microtia del Stanford Children’s Hospital https://www.stanfordchildrens.org/es/service/microtia/faq
⁷ Lin LM, Bowditch S, Anderson MJ, May B, Cox KM, Niparko K. «Amplification in the rehabilitation of unilateral deafness: speech in noise and directional hearing effects with bone-anchored hearing and contralateral routing of signal amplification». Otology & Neurotology. 2006;27(2):172-82.
⁸ Hol MK, Snik AF, Mylanus EA, Cremers CW. Long-term results of bone-anchored hearing aid recipients who had previously used air-conduction hearing aids. Arch Otolaryngol Head Neck Surg, abril de 2005;131(4):321-5.

D1784337