Implante coclear bilateral em crianças, para uma melhor qualidade de vida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A perda auditiva em crianças representa uma limitação no seu desenvolvimento da linguagem social e da aprendizagem. O implante coclear bilateral pode ser uma das opções de tratamento.

Os ouvidos funcionam de maneira coordenada para levar informação detalhada ao cérebro, permitindo o reconhecimento e compreensão da fala em ambientes barulhentos, por exemplo.

Na infância, o correto funcionamento de ambos os ouvidos permite desenvolver habilidades comunicativas eficazes e melhora a aquisição da linguagem. Quando há perda auditiva em algum ou em ambos os ouvidos, os processos são difíceis e podem estar em atraso.

Quando se escuta só por um ouvido, o cérebro demora para processar a distância e a direção, dificultando para a pessoa a localização da fonte de muitos sons ou concentrar-se em uma só voz em meio a uma multidão.

Com a audição bilateral, se produz a sensação da escuta dimensional, e isto permite separar os sons, níveis e determinar de qual direção são procedentes.

O implante bilateral

A perda auditiva pode ser detectada precocemente. Inclusive, quanto mais rápido tiver o diagnóstico, mais oportuna será a intervenção necessária, como os implantes cocleares. 

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, por sua sigla em inglês) sinalizam que as crianças que mais precocemente recebem um implante coclear conseguem escutar e falar melhor do que aqueles que o recebem mais tarde. Vale a pena ressaltar que o FDA aprova o uso dos implantes cocleares em crianças desde os 12 meses de idade.
Além disso, os estudos que avaliam a efetividade dos implantes cocleares em crianças sugerem melhorias evidentes na qualidade de vida: respondem com maior velocidade em situações grupais, reagem de maneira mais rápida e adequada em situações cotidianas e adquirem a linguagem espontaneamente. 

Para completar, não se esforçam tanto para escutar e manifestam menos cansaço ao voltar da escola ou do jardim de infância.

Leia: 10 razões pelas quais um implante coclear melhorará a sua vida.

Quais outros benefícios encontram?

Nas suas publicações, a Academia Americana de Audiologia (American Academy of Audiology) analisa uma série de estudos e destaca alguns dos benefícios dos implantes cocleares nos menores de idade.

Em suas análises, esta organização especialista aponta que esses implantes são eficazes tanto para conseguir melhorias na percepção da fala dos menores quanto no desenvolvimento da linguagem, em crianças surdas de forma pós-lingual (posterior ao desenvolvimento da fala) e em crianças com surdez pré-lingual (anterior ao desenvolvimento da fala).
Igualmente ao apontado pelo FDA, para a Academia Americana de Audiologia (American Academy of Audiology (AAA)) o implante precoce oferece melhores resultados na identificação do som e na percepção auditiva. Além disso, destaca que as crianças com implantes cocleares alcançam níveis de rendimento que excedem os dos seus semelhantes não implantados ou que usavam aparelhos auditivos.

Finalmente, sinalizam desde a AAA, que as melhorias no reconhecimento auditivo da fala e a produção da fala estão presentes ao longo do tempo em crianças com surdez pré-lingual que têm implantes cocleares multicanal.

Se você quiser saber mais sobre o implante bilateral ou necessitar mais informações sobre a Cochlear™, seus serviços e dispositivos, registre-se no seguinte link, peça uma assessoria e um dos nossos representantes entrará em contato.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

D1726741