Razões para realizar a cirurgia de implante coclear em adultos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Não há limite de idade para receber um implante coclear. Os adultos com perda auditiva podem receber um implante coclear e desfrutar dos benefícios que estes dispositivos auditivos entregam aos usuários.

Um adulto ou um idoso pode receber um implante coclear ou um implante acústico? A resposta é sim, mas vai acompanhada de um “depende”. De quê? A decisão sobre uma pessoa ser ou não candidata a uma solução implantável é tomada pelo próprio candidato e por um especialista em audição ou inclusive por uma equipe multidisciplinar de especialistas —  de acordo com as condições do candidato e das características de sua perda auditiva.

No entanto, a idade não deve ser um obstáculo para que os adultos possam receber um implante coclear e desfrutar dos benefícios relacionados porque o implante coclear também pode ser bilateral (em ambos os ouvidos).

Há que levar em consideração que, com o passar dos anos, a audição pode ir diminuindo. Mas a perda auditiva também pode acometer adultos jovens. Ambas as populações, com prévia avaliação de um especialista em audição, podem ser implantadas. 

Estima-se que 60% dos idosos com mais de 70 anos têm perdas auditivas superiores a 25 %¹.

Benefícios da cirurgia de implante coclear em adultos

A comunicação é fundamental para as relações humanas. É escutando, falando e participando nas conversas como vamos formando relações com os demais. A perda auditiva limita essa atividade e, quanto mais severa se torna, mais isola a pessoa acometida. A perda auditiva tem consequências na saúde emocional², inclusive. 

Uma cirurgia para um implante coclear permite que as pessoas se reintegrem às rotinas das quais tinham se afastado em razão da perda auditiva, retomem seu trabalho ou, simplesmente, se comuniquem sem inconvenientes com as demais pessoas.

É importante saber que as soluções auditivas implantáveis estão compostas de duas partes: uma interna (o implante) e uma externa (o processador de som). A cirurgia se realiza para, precisamente, implantar o dispositivo que, em conjunto com o processador, permitirá que a pessoa com perda auditiva escute.

Em alguns casos (na maioria, realmente), a cirurgia tende a ser ambulatória, demora ao redor de duas ou três horas e é rotineira para os otologistas que são os especialistas neste tipo de intervenções.

Por que um adulto com perda auditiva deveria ter um implante coclear?

Normalizar a perda auditiva é um equívoco, sem importar a idade que tiver. Nenhuma pessoa deveria deixar passar o tempo sem consultar com um especialista se notar (ou o fazem notar) que está escutando mal, especialmente porque a perda auditiva tem tratamento. 

As perdas auditivas leves, moderadas, profundas ou severas, unilaterais ou bilaterais, qualquer uma delas, podem ser tratadas com soluções auditivas implantáveis, beneficiando os seus usuários sem importar que já sejam pessoas adultas.

Claro, toda pessoa que receber um implante coclear ou um implante acústico deverá passar por um processo de reabilitação, uma nova aprendizagem que permitirá receber todos os benefícios do implante.

>>Por que a reabilitação em adultos depois do implante coclear é importante <<

Como melhora a vida de um adulto com um implante auditivo?

Imagine voltar a participar das atividades que tinha deixado de lado. Reintegrar-se ao trabalho que, por causa da perda auditiva, tinha sido suspendido. Voltar a trabalhar, voltar às reuniões com amigos e familiares e conversar como sempre fazia, inclusive sem importar que o ambiente seja barulhento. Imagine viver uma vida plena, autônoma, sem as limitações que a perda auditiva impõe.

Ir ao cinema, assistir televisão, escutar a música que mais gosta, desfrutar os sons que, em algum momento, achou que não poderia mais ouvir. A supressão de qualquer dos sentidos representa uma queda na qualidade de vida. Ter a possibilidade de recuperação é contar com a oportunidade de viver plenamente.

Se você ou algum conhecido tem perda auditiva (ou suspeita ter), é importante consultar com um profissional de saúde para avaliar se pode ser candidato a um implante coclear.

Requisitos que se deve cumprir para ser submetido a uma cirurgia de implante coclear em adultos

Há várias circunstâncias que levam uma pessoa a ser candidata a um implante coclear. Depende, claro, do tipo de perda e do grau de severidade, entre outras condições.

Por exemplo:

Será um especialista em audição, com os respectivos exames de audiometria, quem definirá qual implante é o adequado para cada pessoa e o processador que o acompanhará. Mas o importante é consultar para saber o que essa tecnologia pode fazer por você.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

Referências