Albin, o norueguês lutador que escuta graças ao sistema Osia®

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como é a vida de uma criança implantada? O que pode fazer e o que não? Uma criança implantada pode praticar esportes? As respostas para estas perguntas estão na história de Albin.

Albin tem 12 anos. Mora na Suécia, “ao norte de Estocolmo”, diz. É loiro, como normalmente são os suecos. De pele clara e com um corte de cabelo que o faz parecer um viking: uma trança que chega até a nuca, com um corte raspado ao redor. É uma criança norueguesa como qualquer outra da sua idade¹.

Mas há um detalhe que o diferencia de outros: Albin tem microtia/atresia, uma condição na qual o ouvido externo não se formou corretamente e pode terminar afetando o ouvido médio, impedindo que o som chegue corretamente ao nervo auditivo. 

>>Quer saber mais sobre a microtia/atresia? Falemos<<

Ou seja, a microtia/atresia é uma das causas da perda auditiva condutiva para a qual existem os implantes de condução óssea ou implantes acústicos. Albin usa um destes implantes.

A primeira solução que Albin recebeu para tratar sua perda auditiva foi um implante com um processador de som Baha® que oferece às pessoas que o usam a capacidade de escutar com maior clareza os sons que o rodeiam. Albin sabe disso, pois o usou durante anos. “Acho que ter um sistema Baha desde que era um bebê fez com que minha infância fosse bastante normal”, diz ele. Não houve exclusão e nem a impossibilidade de participar de outras atividades com crianças de sua idade.

Do Baha ao Sistema Osia®, da Cochlear™

Albin luta e não é no sentido figurado: ele gosta de treinar artes marciais, kickboxing e jiu-jitsu. Chutes, socos, defesa, ataque. O implante e o processador não são um impedimento para que Albin pratique os esportes que gosta e vá ao colégio. 

Depois de anos usando um Baha, mudou seu sistema de som para o Osia, um dispositivo para as pessoas implantadas que apresentam perda auditiva condutiva.

Como funciona o Sistema Osia

Os implantes acústicos usam a condução óssea para evadir as falhas no ouvido externo e médio para poder levar, assim, os sons até a cóclea. 

Este sistema (implante e processador de som) utiliza a vibração dos sons e a conduz através do osso até chegar ao ouvido interno e transmitir o som. 

O sistema Osia conta com duas partes: o processador de som Cochlear Osia 2 e o implante Cochlear Osia OSI200.

Os benefícios do Sistema Osia

O que uma criança precisa para estar bem? Muitas coisas, mas entre elas está a amizade. “É divertido estar com os meus amigos de artes marciais”, diz Albin. O processador não o incomoda para suas atividades. “Não o sinto quando estou fazendo coisas divertidas”, assegura. 

Ter o implante desde seu primeiro ano de vida permitiu que ele desenvolvesse sem problemas a fala e a linguagem. Também lhe deu a possibilidade de participar ativamente das conversas e discussões, bem como prestar mais atenção nos seus professores em aula. “Isso me dá mais confiança”, assegura Albin. 

Um dos benefícios que as pessoas implantadas sentem é a confiança nelas mesmas pois podem compreender melhor o mundo que as rodeia. 

Além disso, o sistema Osia permite:

Além disso, o processador de som Osia conta com a tecnologia SmartSound® iQ que adapta automaticamente os sons segundo o ambiente. Ele é fino, leve e discreto. Também é importante levar em consideração que é compatível com qualquer dispositivo Apple® e pode ser conectado aos dispositivos Android através do Phone Clip da Cochlear True Wireless™.

O som é muito melhor e mais claro com Osia

Isso é o que diz Albin que, com o sistema Osia, escuta melhor e mais claro o que é um dos objetivos de cada atualização das soluções desenvolvidas pela Cochlear: fazer com que as pessoas com perda auditiva escutem melhor e possam viver suas vidas sem que a perda represente qualquer limitação.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

D1947622