Tudo o que se deve saber antes de ir para a consulta de audição

consulta com o audiologista
abril 6, 2020

A consulta com o audiologista é fundamental para determinar
o tratamento a seguir.

São muitas perguntas que surgem antes de consultar um especialista da área da saúde e, ainda mais, se este espaço de consulta for decisivo para dar o primeiro passo para a possibilidade de escutar ou de melhorar a audição.

É possível que existam incertezas sobre como vai ser a consulta, os procedimentos que se realizarão, os riscos e cuidados de uma possível cirurgia ou a efetividade do tratamento.

Por isso o mais recomendável é não deixar nenhuma dúvida sem esclarecer, e tirar o máximo proveito da sua consulta com o audiologista: em uma decisão tão importante, todos os aspectos devem ser contemplados para ter a certeza do que irá acontecer neste processo.

A consulta com o audiologista será uma oportunidade para conhecer as diversas opções de tratamento auditivo e qual é o melhor, de acordo com suas necessidades e prioridades.

O que irá acontecer durante a consulta

  • Criação da história clínica auditiva. Determinam-se os dados auditivos de uma pessoa e alguns antecedentes médicos que podem ser causadores de perda auditiva.
  • Exame auditivo: o profissional fará uma série de provas simples para determinar o tipo e grau da perda auditiva.
  • Revisão dos resultados: depois de realizar as provas auditivas, os resultados obtidos serão traçados em um gráfico conhecido como audiograma, que oferecerá uma visão geral da perda auditiva. Este processo pode demorar entre 20 e 30 minutos.
  • Discussão sobre as opções de tratamento: depois da revisão dos resultados, o audiologista pode sugerir as opções de tratamento adequadas segundo o grau da perda auditiva, portanto é importante considerar o seu estilo de vida e em que situações a sua audição pode ter um maior impacto.

O que não se pode deixar de perguntar

Depois de ter feito o teste, o audiologista recomendará um tratamento ou uma solução para a perda auditiva que você ou um familiar tem. Recomendamos que sejam considerados fatores como o estilo de vida para as opções disponíveis e considerar as seguintes perguntas:

  • Quais são os benefícios das soluções auditivas implantáveis em comparação com os aparelhos auditivos?
  • Como sei se poderei ser beneficiado com uma solução auditiva implantável?
  • O implante fica em um lugar visível? (Está atrás do ouvido ou fora do ouvido?).
  • Como esta solução se adaptará com o meu estilo de vida? (Forneça exemplos do seu estilo de vida como: escutar música, falar por telefone, nadar na piscina ou reuniões com amigos em restaurantes barulhentos).
  • Uma solução auditiva implantável pode oferecer uma experiência de transmissão de mãos livres?
  • Quanto tempo vai durar uma solução auditiva implantável?
  • Pode falar com alguém que tenha uma solução auditiva implantável?
  • O que acontece durante a cirurgia do implante?
  • Quanto demora a recuperação? Como é o processo de recuperação?
  • O que posso esperar depois que o meu implante for iniciado?

Independentemente do que mostrem os resultados, lembre-se que existem opções de tratamentos para a maioria dos tipos de perda auditiva para ajudar você ou um familiar ou amigo. Depois que todas as possibilidades tiverem sido analisadas, serão descritos os seguintes passos para o tratamento.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

D1726685