Aprenda sobre a recuperação após a cirurgia de implante coclear

recuperação da cirurgia cirurgia implante cochlear
julho 13, 2018

A recuperação da cirurgia de implante coclear é um assunto que gera preocupação em pessoas com perda auditiva e que estão determinadas a encontrar o melhor tratamento para o problema (hipoacusia). Saiba como funcionam esses implantes.

A colocação do implante coclear irá melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida porque a sua audição será otimizada e você poderá desfrutar de sons que nem imaginava que poderia ouvir.

O caminho para a sala de operações será muito mais tranquilo se você mantiver em mente os benefícios que esse procedimento proporcionará. É comum que, após a cirugia, o primeiro pensamento seja: e agora?

Pós-operatório do implante coclear

recuperacion-cochlear

Após a cirurgia para a colocação de um implante coclear, algumas pessoas podem desenvolver tonturas e dores de cabeça que desaparecem dentro de poucos dias após o procedimento.

Uma vez que o implante e suas partes externas são colocados, o risco de tonturas diminui, a menos que haja algum processo patológico prévio associado. Nesse caso, é possível que o cirurgião aproveite o procedimento para realizar a descompressão do saco endolinfático e assim melhorar as vertigens.

O processo de cicatrização completa da cirurgia leva de três a cinco semanas. Terminado esse período, conectamos as partes externas ao implante. Você terá uma nova e pequena cicatriz facilmente disfarçada pelo cabelo e, em seguida, começará uma nova experiência auditiva.

Reabilitação auditiva

A reabilitação auditiva é um dos processos mais importantes na recuperação da cirurgia de implante coclear. O fonoaudiólogo, usando um software de ajuste especializado para cada implante, adaptará o processador de som às suas necessidades auditivas e ajustará cada eletrodo para garantir uma audição clara, agradável e precisa. Esse processo varia dependendo do usuário e do tipo de implante.


Tipos de implantes Cochlear

A seleção de um implante coclear é uma decisão vitalícia. Seja para você ou para um ente querido, é essencial ter a confiança de estar selecionando a melhor solução auditiva para o presente e para o futuro. A confiabilidade do implante escolhido é a unidade de medida de qualidade e confiança que a Cochlear oferece hoje e sempre.

Os implantes Cochlear™ Nucleus® são os mais confiáveis ​​do setor1-4. Nós investigamos e geramos um relatório sobre os padrões de confiabilidade5-7 dos implantes, no qual publicamos dados sobre todas as gerações de implantes anteriores e atuais.

Clique aqui e confira o relatório.

Fases da reabilitação

implantacion-nino

Depois de ajustar o modelo do implante às suas necessidades, o profissional de audição realizará uma série de sessões ou fases na reabilitação para estimular a compreensão auditiva do usuário com o dispositivo.

  • Detecção: também conhecida como fase de condicionamento ao som. Esta fase prepara e condiciona o usuário a uma ampla gama de estímulos sonoros encontrados na vida cotidiana que geralmente não são percebidos por ele.
  • Discriminação: nesta fase, você pode começar a distinguir sons. Você vai lentamente descobrir a diferença entre cada som e, ao mesmo tempo, será capaz de perceber a semelhança entre eles. O implante começará a reproduzir sons mais antagônicos e, à medida que você discrimina corretamente cada um deles, a complexidade aumentará.
  • Identificação: consistirá em atividades para escolher diferentes opções de situações ou ambientes que representam um estímulo sonoro a partir de uma lista.

Ao escolher uma palavra, som ou frase a partir de uma faixa limitada de sons, você poderá identificá-los e depois reproduzi-los. O fonoaudiólogo terá a tarefa de variar as características dos exercícios, modificando a localização do som (ouvido esquerdo, direito ou ambos) e o volume.

  • Reconhecimento: consiste em reconhecer e repetir um som, palavra, ritmo ou frase sem qualquer pista prévia. O objetivo é repetir palavras e frases que são apresentadas em diferentes contextos para entender seu significado. Inicialmente, serão utilizadas listas semi-abertas e o profissional responsável implementará a leitura labial e o suporte gráfico para desenvolver o exercício.

O objetivo da reabilitação é permitir que o paciente tire o máximo proveito de seu implante coclear. Portanto, é importante familiarizar-se com ele e aprender a usar um novo código de sons que levará a uma melhor comunicação com o ambiente.

A colocação de um implante coclear requer uma reabilitação obrigatória, sendo esta a base mais importante para obter o máximo desempenho deste sistema auditivo.


Nossos representantes podem ajudá-lo

Fonte:

https://www.cochlear.com/la/home/discover/baha-bone-conduction-implants/baha-5-sound-processor

* http: //implantecoclear.org/index.php? option = com_content & id = 77 & Itemid = 83 & showall = 1

* https: //www.geosalud.com/oidos-nariz-garganta/cirugia-implante-coclear.html

AVISO LEGAL

As informações contidas neste site são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles irão proporcionar uma solução adequada para a sua condição. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear.