"A história da minha vida": uma solução real para perda auditiva mista.

la-historia-de-vanina-valeria
fevereiro 26, 2019

Veja a história de vida de Vanina Valeria Alanís, uma mulher com perda auditiva mista que nasceu de novo graças a um implante de condução óssea.

Vanina Valeria Alanis tem 38 anos e mora na Argentina. Ela se casou e teve duas filhas, das quais se sente muito orgulhosa: “a maior delas está prestes a se formar como Instrumentadora Cirúrgica e a mais jovem está no segundo ano de Direito, ambas na Universidade de Buenos Aires”, diz ela.

Vanina tem perda auditiva desde a infância. Ele sofre de perda auditiva mista bilateral como sequela da otite média crônica gerada por um colesteatoma bilateral*.

O colesteatoma, um tipo de cisto de pele encontrado no ouvido médio e no osso mastóide do crânio, foi removido cirurgicamente em várias ocasiões, afetando tanto o ouvido esquerdo quanto o direito.

Na orelha direita, onde ela apresentava outras patologias, foi utilizado um aparelho auditivo, mas não foi possível usar na orelha esquerda. Então, a sua conexão com o mundo dos sons e a interação com outras pessoas foi complexa por muito tempo.

Em 4 de abril de 2016, algo aconteceu que mudou sua vida para sempre. A Vanina fez um implante cirúrgico de um sistema osseointegrado que transmite o som por condução óssea usando o processador de som Baha® 4 com o sistema Attract.

“No dia 4 de abril, renasci com o sistema Baha 4. Graças à Cochlear™, minha vida tomou um rumo inesperado, pois o aparelho auditivo impedia que eu ouvisse os sons cotidianos da minha casa e os sons do exterior, como o som da chuva ou de uma torneira. Eu não conseguia ouvir nem quando estava enchendo um copo de água. Percebi o quanto isso me impossibilitava de ter contato com outras pessoas, de interagir e ter uma vida social “, narra Vanina surpreendida com todos os sons que pôde ouvir e da nova vida que tem, após seu “dia de renascimento”, depois da cirurgia de implante de condução óssea.

Esta é a cirurgia de um implante de condução óssea.

Vanina encontrou no sistema Baha uma solução real para completar suas atividades e ter uma vida normal com o marido e as filhas.

Ela retomou seus estudos e este ano ele se formou em Psicodrama e Técnicas Lúdicas. E no outro ano, será uma psicóloga.

A usuária e voluntária da Cochlear na Argentina é atualmente uma mediadora em aspectos psicossociais:

“Hoje posso ajudar os outros com a minha experiência de vida, dar às pessoas as ferramentas necessárias e dizer-lhes o que podem fazer. Nada impossibilita ter uma vida cotidiana saudável, feliz e com interações sociais. Obrigada a Cochlear por dar essa possibilidade para mim e para milhões de outras pessoas”.

Aprenda o passo a passo de como funciona um implante de condução óssea.  

*A colesteatoma bilateral é uma causa rara de perda auditiva na infância, segundo a Associação Espanhola de Pediatria.

Para conhecer em detalhes a mais recente tecnologia de implantes de condução óssea, baixe este guia.