Como é a experiência de ouvir com o implante coclear?

A principal preocupação de um candidato ao implante coclear é saber como é a experiência de ouvir através desta tecnologia auditiva, uma vez que, diferentemente dos aparelhos convencionais que amplificam o volume do som, o implante coclear conduz o som até a parte interna do ouvido e estimula eletricamente a cóclea, substituindo as células ciliadas da audição natural.

Fica então a dúvida: percepção do som é natural ou robótica? É possível compreender os sons com clareza? Do que depende a adaptação auditiva?

Neste artigo, exploramos a audição e todas as partes que compõem o implante coclear, para auxiliar o candidato em relação às possibilidades sonoras.

Como funciona a audição natural?

Na audição natural, o som passa por diversas etapas do ouvido, até chegar no córtex auditivo e poder ser compreendido. Essas etapas vão desde a orelha externa, que capta o som, estimulando a membrana timpânica, que vibram os ossículos temporais, que movem a cóclea e estimulam as células ciliadas, que mandam as percepções de frequência para o nervo auditivo, responsável por conduzir o som até o córtex.

Entenda melhor como funciona um implante coclear

Quando a células ciliadas deixam de funcionar por algum motivo, a opção para o paciente começar ou continuar ouvindo é utilizar alguma tecnologia auditiva como aparelhos de amplificação sonora individual ou implantes cocleares.

Enquanto os aparelhos convencionais funcionam como amplificadores, o implante coclear, um sistema composto por duas partes:

  • Unidade interna: é colocada sob a pele e requer uma cirurgia minimamente invasiva. É projetado para acompanhar o paciente ao longo de sua vida sem a necessidade de ser trocada.
  • Processador de som: é um dispositivo que fica fora da orelha, com o receptor externo do som. Sempre haverá a opção de atualizar o processador para ter acesso à tecnologia de última geração.

De que forma a unidade interna influencia na qualidade da audição via implante coclear?

A parte interna do implante coclear que é inserida na cóclea para substituir a função das células ciliadas possui um feixe com uma série de contatos físicos, chamados de eletrodos, que servem para estimular a cóclea de maneira similar ao que as células da audição natural fariam. Quanto mais contato com a cóclea houver, melhor será a percepção do usuário em relação às diferentes frequências sonoras.

Os implantes cocleares da Cochlear™ contam com 22 eletrodos (ou contatos físicos), para proporcionar ao usuário uma audição clara e nítida, que permita não apenas ouvir, mas compreender com facilidade os sons que consegue perceber.

Estudos científicos demonstraram que o uso de 22 eletrodos traz um aumento significativo de desempenho auditivo para a linguagem tanto em ambientes silenciosos quanto a ruidosos.1,2

Desta forma, é comprovado que uma unidade interna com maior número de eletrodos permite ouvir informações sonoras de forma mais precisa e parecida com a audição natural, garantindo que essa percepção auditiva se assemelhe o máximo possível, permitindo ao usuário aproveitar o máximo de estímulos auditivos.

O Sistema Cochlear™ Nucleus® tem um portfólio de implantes que se adapta às necessidades de cada paciente.  Conheça aqui as características de cada um.

O que a parte externa tem a oferecer para a melhor compreensão auditiva do usuário?

Partes do Processador de Som Cochlear™ Nucleus® 8: gancho auricular, capa do microfone, ímã, antena e bateria.

A parte externa do implante coclear também tem um papel chave na qualidade auditiva do usuário. Isso porque os avanços tecnológicos têm permitido diversas inovações que proporcionam aos implantados uma tecnologia inteligente, que se adapta às necessidades de cada usuário, através de recursos que otimizam a experiencia auditiva, como:

  • Microfones Duplos Direcionais: Implantes atuais têm microfones duplos para captar som de uma direção específica, úteis em ambientes ruidosos.
  • Processador com Cancelamento de Ruído: Processadores agem como computadores, cancelando ruídos de fundo e realçando fala ou música para melhor compreensão em locais barulhentos.
  • Streaming sem Fio para Implante Coclear: Processadores conectam-se sem fio a dispositivos, proporcionando uma solução direta para um mundo conectado.
  • Microfones Remotos com Transmissão Wireless: Transmissão wireless oferecem som digital, reduzindo interferências, ideal para salas de aula.
  • Baterias Recarregáveis Aprimoradas: Baterias recarregáveis, econômicas, duram mais, mantendo o processador conectado por períodos prolongados.
  • Acessórios à Prova d’Água: Modelos atuais têm acessórios à prova d’água, permitindo uso em qualquer ambiente, inclusive durante atividades aquáticas.

Quais os resultados esperados com um implante coclear?

  • Percepção da Fala Aprimorada: melhoram a compreensão da fala em casos de perda auditiva severa, facilitando a comunicação do usuário.

  • Mais Independência Auditiva: o uso de uma tecnologia auditiva adequada para o tipo de perda possibilita explorar o mundo com maior independência, melhorando a qualidade de vida.

  • Audição Melhor em Ambientes Ruidosos: Implantes cocleares inteligentes ajudam na compreensão da fala em locais ruidosos, filtrando ruídos de fundo.
  • Percepção Auditiva Aprimorada com Música: Implantes cocleares proporcionam benefícios significativos na percepção musical para pessoas com perda auditiva severa e profunda.

Deseja saber mais sobre implante coclear?

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

D2178466