Por que escolher implantes cocleares com 22 eletrodos?

Os implantes cocleares imitam a percepção auditiva natural e substituem a função da cóclea (ouvido interno). Estes dispositivos contam com uma série de eletrodos.

Agora que você sabe como funcionam os implantes, provavelmente está se perguntando “do que depende a qualidade sonora que percebe o paciente?”. A resposta está na quantidade de contatos físicos, ou seja, de eletrodos contidos no dispositivo.

Como funciona a cóclea?

A especialista clínica e de investigação da Cochlear™, Luz Adriana Rincón explica que a cóclea seria como um piano. Ela faz essa comparação para esclarecer melhor aos pacientes como funciona sua estrutura interna.

“As teclas da esquerda do piano produzem as notas graves e as da direita, notas agudas. A estrutura da cóclea segue a mesma lógica: na parte mais externa da cóclea são processados os sons graves e na região mais central da cóclea, os sons mais agudos. As cordas do piano seriam as células ciliadas da cóclea.”

Por que 22 contatos físicos e não menos?

Com o objetivo de aperfeiçoar a audição do usuário, os implantes Cochlear™ contam com 22 dispositivos de contato físico, chamados de eletrodos, que permitem escutar todos os sons importantes da vida, como as vozes dos seres queridos e o som do mar.

A especialista Luz Adriana Rincón esclarece sobre a importância dos 22 eletrodos: quando temos mais contatos físicos, os pontos onde há estimulação sonora serão mais específicos. Desta forma, se o paciente quiser escutar um som de frequência gave, terá mais canais para processar esse estímulo sonoro.

Rincón acrescenta: em um contato físico capaz de estimular especificamente essa frequência natural para a qual foi projetado, o som será muito mais claro, a percepção da fala e da música será muito melhor.

Outro fator que influencia no rendimento auditivo é a localização dos 22 eletrodos. Por ser inserido próximo da região central da cóclea, onde estão as fibras do nervo auditivo, a entrega do som será muito mais eficiente. Graças à este posicionamento dos eletrodos em nossos implantes, evitamos a dispersão da corrente sonora, o que poderia gerar distorções incômodas ao usuário.

“A forma como os nossos eletrodos estão dispostos é precisa e efetiva para entregar a estimulação correspondente exata”, enfatiza a especialista Rincón.

Benefícios de implantes cocleares com 22 eletrodos

  • Receber informações mais precisas e parecidas com a audição natural, garantindo que essa percepção auditiva se assemelhe o máximo possível com o que o usuário se recorda. No caso de crianças, os implantes oferecem a possibilidade de descobrir e desfrutar dos estímulos auditivos.
  • Estudos científicos demonstraram que o uso de 22 eletrodos traz um aumento significativo de desempenho auditivo para a linguagem tanto em ambientes silenciosos quanto ruidosos.1,2
  • Melhor percepção de música.

Escutar agora e sempre

À medida que envelhecemos, algumas das nossas células ciliadas podem perder efetividade. Optando por um implante coclear de 22 eletrodos com dois eletrodos extra cocleares, o usuário garantirá o melhor rendimento auditivo a longo prazo.

Especialmente na vida de crianças, 22 eletrodos representam uma solução eficiente e adequada para todo o processo de aprendizado, permitindo que disfrutem de uma vida plena e completa.

Quer saber mais sobre nossos implantes e eletrodos?

Referências:

  1. Berg K, Noble J, Dawant B, Dwyer R, Labadie R, Gifford R. Speech recognition as a function of the number of channels in perimodiolar electrode recipients. The Journal of the Acoustical Society of America. 2019;145(3):1556-1564.
  2. Croghan N, Duran S, Smith Z. Erratum: Re-examining the relationship between number of cochlear implant channels and maximal speech intelligibility [J. Acoust. Soc. Am.
    142(6), EL537-EL543 (2017)]. The Journal of the Acoustical Society of America. 2018;143(5) :2621-2621.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

D2050555