Vozes que transformam: como nossos voluntários impactam a  comunidade

Hoje, no Dia do Voluntário, celebramos a história de Yarine Villeros e Montserrat Torres, duas voluntárias que transformaram não apenas suas próprias vidas, mas também a de muitas  outras pessoas ao compartilhar suas experiências como usuárias de implantes auditivos  Cochlear™. 

Através de seus depoimentos, eles ajudaram inúmeros candidatos a superar medos e incertezas. Para elas, cada conversa é uma oportunidade de acompanhar, transmitir  confiança e reforçar que, mesmo que o caminho possa ter desafios, cada passo representa  um avanço rumo a uma vida plena e conectada. 

Conheça nossas voluntárias!

Yarine Villeros: usuária do processador de som Cochlear™ Osia® e voluntária da Cochlear

Yarine acredita que a empatia é fundamental em cada encontro com aqueles que a procuram  em busca de informações sobre implantes auditivos. Segundo ela, cada conversa é uma  oportunidade de acolhimento e orientação. “Para mim, todos são candidatos, porque quando  se trata de audição, estamos sempre aprendendo. Percebi que algo que para uma pessoa é  familiar e até rotineiro pode ser uma aventura completamente desconhecida para outra”, 

afirmou em uma entrevista à equipe da Cochlear América Latina. 

“Para nós, voluntários, esse trabalho nos permite compreender as motivações de cada  pessoa, suas necessidades e como a Cochlear pode ser uma ferramenta para fortalecer e  melhorar sua qualidade de vida de maneira extraordinária. Como (o implante auditivo) pode  se tornar um complemento útil e até maravilhoso, que permite às pessoas descobrir sua  melhor versão, seja como ser humano, profissional ou parte de uma sociedade”, acrescentou. 

Para aqueles que enfrentam as incertezas ao considerar um implante auditivo, Yarine é um  exemplo de que esse caminho não precisa ser solitário. Ela reforça a importância de percorrê lo junto ao usuário. “Como facilitadora, posso aplicar meu conhecimento profissional para  aprender e ensinar no dia a dia”, explicou ela. 

Yarine acredita que a empatia abre muitas portas. “É reconhecer que outros já passaram por  essa experiência antes de mim, que eu tenho o poder de preparar aqueles que ainda não  sabem e precisam de mim para entender, conhecer e aprender sobre a perda auditiva para  que sua vida melhore”, disse ela.

Ela faz questão de lembrar que ninguém está sozinho, que muitas pessoas já trilharam esse  caminho e que, com orientação e apoio adequados, suas vidas podem melhorar de maneira  significativa. 

Quando questionada sobre sua motivação como voluntária, Yarine respondeu que sua maior  satisfação é fazer parte de uma rede de apoio que acompanha pessoas com perda  auditiva em todas as fases de suas vidas. Ela sempre está disponível para aqueles que  precisam daquele empurrãozinho final para dar o grande passo. 

“(Estou motivada) a continuar com um legado, uma rede de apoio que permita que todas as  pessoas com deficiência auditiva possam conhecer as opções de tratamentos disponíveis e  falar sobre as dificuldades que possam surgir em diferentes momentos da vida”, disse. 

Montserrat Torres: usuária do processador de som Cochlear™ Nucleus® 7 e voluntária da Cochlear

Montserrat aprendeu lições valiosas ao longo da sua experiência como voluntária, sendo que  uma das mais importantes é: “Cada história é diferente, mas temos uma coisa em comum: a  esperança de uma vida melhor.” 

Um dos momentos mais marcantes do seu trabalho foi quando conversou com uma mãe  solteira cujo filho recém-implantado ainda não demonstrava progressos visíveis. “Eu garanti  para ela que esse processo leva tempo e que, com a reabilitação, seu filho poderia alcançar  o que eu alcancei ao longo da minha vida. Ela me abraçou com muita força”, recordou.

“Eu me inspiro com as reações das pessoas ao ouvirem meu testemunho e ao ver como  posso transformar sua visão sobre a decisão de realizar um implante”, destacou Montserrat,  relembrando suas interações com os candidatos.

Uma homenagem aos nossos voluntários

Hoje celebramos Yarine, Montserrat e todos os nossos voluntários, que com carinho orientam  e motivam aqueles que sonham em recuperar a audição. 

Nesta homenagem, reconhecemos não apenas sua dedicação, mas também o impacto de  suas palavras na comunidade. Sua experiência e apoio foram o incentivo que muitos  precisavam para escolher um implante como ajuda auditiva. Hoje, expressamos nossa  gratidão por serem parte dessa mudança e por lembrarem a todos que ainda têm dúvida que  sempre é possível voltar a ouvir. 

¿Gostaria de falar com um dos nossos voluntários?

Código: D2328810

© Cochlear Limited 2025

Procure orientação do seu médico sobre tratamentos para perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu  profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre os fatores que podem afetar o resultado. Siga sempre as instruções  de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com o representante  local da Cochlear para obter informações sobre o produto. 

As opiniões expressas são individuais. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você pode utilizar  a tecnologia Cochlear. 

ACE, Advance Off-Stylet, AOS, Ardium, AutoNRT, Autosensitivity, Baha, Baha SoftWear, BCDrive, Beam, Bring  Back the Beat, Button, Carina, Cochlear, 科利耳, コクレア, 코클리어, Cochlear SoftWear, Contour, コントゥア,  Contour Advance, Custom Sound, DermaLock, Freedom, Hear now. And always, Hugfit, Human Design, Hybrid,  

Invisible Hearing, Kanso, LowPro, MET, MP3000, myCochlear, mySmartSound, NRT, Nucleus, Osia, Outcome  Focused Fitting, Off-Stylet, Piezo Power, Profile, Slimline, SmartSound, Softip, SoundArc, True Wireless, o  logotipo elíptico, Vistafix, Whisper, WindShield e Xidium são marcas comerciais ou marcas registradas do grupo  de empresas Cochlear.