Uma aficionada por orquestras prova que é possível se reconectar com a música

Com 79 anos, Pat é uma grande frequentadora de concertos e amante da  música. Quando recebeu seu primeiro implante coclear, disseram que ela nunca conseguiria ouvir mais de um instrumento ao mesmo tempo.   

Três décadas depois e hoje uma espectadora fiel da Orquestra Sinfônica de  Chicago nos Estados Unidos, Pat vai a cerca de 15 apresentações por  temporada e desenvolveu um ótimo ouvido. 

“Ouço muitos instrumentos diferentes ao mesmo tempo. Meus compositores  favoritos são Beethoven, Mahler e Dvorak. Adoro ouvir sinfonias com mais de  100 músicos e todos os instrumentos de sopro em madeira, metal e de  percussão. Isso me encanta”, disse ela. 

“Adoro sair no sábado à noite. Perdi muita coisa por não ter podido sair  durante a pandemia. As noites de sábado foram bem chatas”, acrescentou.  

“É sobre poder sair com pessoas que também apreciam a orquestra. Leio o  programa com antecedência para saber no que prestar atenção durante a  apresentação.”  

Pat reconhece que teve sorte de ouvir bem desde que recebeu o implante  coclear em 1988, e que a tecnologia trouxe de volta uma das suas maiores  alegrias: a música. 

Depois de viver com perda auditiva profunda por várias décadas, isso era algo que realmente fazia falta. 

“Isso mudou a minha vida. Nem todo mundo tem um resultado como o meu  com um implante coclear. Mas eu sempre fui otimista e me esforcei”, disse ela,  acrescentando que a positividade e a persistência tiveram um papel fundamental.

Começando com canções infantis 

“Meu processador foi ativado no Halloween. Logo comecei a comprar fitas para ouvir no Walkman [um toca-fitas portátil]”, contou Pat. 

“Comecei com canções infantis por serem simples e mais conhecidas. No início, eu não conseguia perceber nada. Mas então, umas duas semanas depois da  ativação, reconheci a minha primeira música: Frère Jacques.” 

Animada e querendo evoluir mais, Pat passou a ser uma cliente fiel da loja de  música local, comprando mais fitas cassete para melhorar a sua capacidade de ouvir  música. 

“Eles me viam e diziam: ‘Lá vem ela de novo!’ Eu escutava músicas simples de  violão e depois canções que eu já gostava antes da perda auditiva, esperando  que fosse mais fácil de reconhecer.” 

“Então eu comprei fitas cassete de Natal porque realmente queria esse tipo de música.  Quando ouvi Do You Hear What I Hear, eu me emocionei e comecei a chorar  de alegria porque sabia que a música estaria de novo presente na minha vida.  Isso foi pouco antes do Dia de Ação de Graças.” 

Depois de ter atualizado para o processador de som Nucleus® 7 da Cochlear™ em 2021, Pat gostou do desafio de aprender a transmitir música diretamente  para o dispositivo e ouvir com mais clareza. 

“Tive a sorte de ouvir música desde o meu primeiro processador de som, mas o  Nucleus 7 está me dando o melhor de tudo, simplesmente através do meu  programa SCAN diário. Não é maravilhoso?” 

 

O Spotify coloca a música em outro nível 

Além de gostar dos clássicos, Pat também descobriu outros compositores e  adora novos desafios. 

Recentemente, ela começou a transmitir músicas através de aplicativos como  o Spotify. “É tão incrível porque na música clássica, eles têm várias playlists e  gêneros para escolher: relaxante, leitura, piano e barroco. Você também pode  selecionar um compositor, como Bach ou Debussy”, disse ela.

“É impossível esgotar tudo o que eles têm ali.”  

Quando está em casa, Pat escuta o Spotify através de uma caixa de som, já que  isso a ajuda a relaxar e controlar o zumbido. “Ouvir música me acalma e me  anima. Instrumental, principalmente a música clássica. É por isso que eu gosto  tanto.” 

“Acho que lá tem milhões de músicas, então tem algo para todos,  independentemente da preferência”, acrescentou Pat.

Código: D2099309

© Cochlear Limited 2023

Procure a orientação de seu profissional de saúde sobre tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e seu profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre os fatores que podem afetar seus resultados. Sempre leia as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com o representante local da Cochlear para informações sobre produtos.

As opiniões expressas são as do indivíduo. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você é um candidato à tecnologia Cochlear.

ACE, Advance Off-Stylet, AOS, Ardium, AutoNRT, Autosensitivity, Baha, Baha SoftWear,  BCDrive, Beam, Bring Back the Beat, Button, Carina, Cochlear, 科利耳, コクレア, 코클리어,  Cochlear SoftWear, Contour, コントゥア, Contour Advance, Custom Sound, DermaLock,  Freedom, Hear now. And always, Hugfit, Human Design, Hybrid, Invisible Hearing, Kanso,  LowPro, MET, MP3000, myCochlear, mySmartSound, NRT, Nucleus,Osia, Outcome Focused  Fitting, Off-Stylet, Piezo Power, Profile, Slimline, SmartSound, Softip, SoundArc, True  Wireless, o logotipo elíptico, Vistafix, Whisper, WindShield e Xidium são marcas comerciais ou marcas registradas do grupo de empresas Cochlear.