Como otimizar a bateria do processador de som?

Otimizar bateria

Quanto tempo deve durar a carga de um processador de som? O que pode ser feito para que dure mais? Como otimizar sua vida útil? Aqui damos algumas recomendações.

Se você for usuário de um dispositivo auditivo, talvez já tenha acontecido de ficar sem bateria no seu processador de som, ficando em silêncio. Então você se pergunta: como aumentar a duração da bateria do processador de som?

Há que começar desde o início: Qual é o tipo de bateria que o seu processador utiliza? Existem umas que são como a dos telefones celulares ou dos computadores portáteis, ou seja: recarregáveis. Podem ser conectadas a uma fonte de energia para poder utilizá-las algumas vezes. Outras, entretanto, são como as pilhas dos controles remotos ou rádios: devem ser descartadas quando tiverem perdido sua carga.

Alguns dos processadores da Cochlear™, como o Nucleus® Kanso®, usam pilhas descartáveis de zinco-ar. Outros, como o Baha® 5 SuperPower, usam baterias recarregáveis de íons de lítio.

O certo é que a tecnologia utilizada no desenvolvimento de cada novo processador de som tem representado melhorias na duração da bateria ou pilha¹, aumentando o número de horas de serviço que proporcionam aos processadores.

Mas, o que todo usuário deve ter claro é que a duração das pilhas ou baterias depende do próprio uso que estiver dando ao processador de som (os mapas ou programas que usar), o tipo de implante e até mesmo a espessura da pele da zona do implante. 

No entanto, em média, pode-se esperar uma duração de 12 a 20 horas de carga. Se você notar que a duração é cada vez menor, é momento de consultar com os especialistas para ver se há algo que não está funcionando como deveria com o seu processador. 

A transmissão do som através da tecnologia True Wireless™ também causa um maior consumo de energia e, por isso, pode fazer com que o processador se descarregue com maior rapidez.

Recomendações para aumentar a duração da bateria do meu dispositivo

Como foi mencionado antes, a duração da bateria depende do uso que estiver dando ao dispositivo. No entanto, dependendo do modelo que você estiver usando, a Cochlear™ tem horas de duração estimadas. Nos processadores Nucleus por exemplo, pode variar entre 60 e 80 horas quando forem utilizadas pilhas descartáveis.

Não esqueça que a vida das pilhas de zinco-ar começa a diminuir desde o momento em que são retiradas do plástico que as cobrem, mesmo que a pilha não esteja em uso. Um bom conselho para alongar sua vida útil é desligar o processador quando não o estiver utilizando, ou seja, enquanto estiver dormindo ou não necessitar fazer uso por qualquer razão.

Se o seu processador utilizar pilhas recarregáveis, certifique-se de carregá-las com frequência não sendo necessário que percam toda a carga para fazê-lo, porque mais do que cuidar da duração da pilha ou bateria, o que há que certificar-se é que o processador esteja disponível e funcionando nos momentos em que você o necessitar.

No caso das baterias recarregáveis de íons de lítio do processador de som Baha® 5, é recomendável carregá-las sempre antes de usá-lo. As baterias deste material não têm “memória”, portanto não é preciso se preocupar por essa situação.

É importante, no entanto, não expor seu processador (nem suas baterias ou suas pilhas) a altas temperaturas.

O que influencia na duração da bateria do meu processador de som?

Como mencionado anteriormente, há muitos fatores que influenciam na duração, mas em particular é o uso que se dá ao processador de som. A conectividade via Bluetooth® (e em geral o uso do wireless) influenciam em um maior consumo das baterias ou pilhas.

No entanto, se você notar que as baterias do seu processador duram menos do que de costume, é possível que seja necessário limpar todas as conexões ou peças do módulo das pilhas ou da bateria. Se isso não funcionar, talvez seja necessário trocá-las. Mas, se for um problema persistente, é uma boa ideia consultar com o seu audiologista para revisar o funcionamento do seu processador.

De acordo com seu processador, se usar pilhas descartáveis ou recarregáveis, certifique-se de que sejam as recomendadas pela Cochlear™.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

Referencias
¹ Battery lifetime comparison: BP110 Power vs Baha 5 Power (Comparação da vida útil das pilhas entre o BP110 Power e o Baha 5 Power). Cochlear Bone Anchored Solutions AB, D829312, 2015.

D1788098

Compartilhar este post​

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email