Perguntas frequentes e as principais dicas do grupo de suporte online e global do Sistema Baha®

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Jeff é um voluntário da Cochlear no Reino Unido e, se você é um comunicador nato como ele, perder a audição pode impactar muito a sua vida.

“Eu me tornei um homem quieto”, diz Jeff. “Eu não podia socializar em locais ruidosos como restaurantes, além de que isso também me impedia de seguir a minha segunda carreira.”

“Quando me aposentei da polícia, eu me formei como professor, mas ser surdo me atrapalhava. Mas depois do Baha, e principalmente com o uso de acessórios como o Mini Mic (um mini microfone da Cochlear™), eu pude voltar a dar aulas e trabalhei por 10 anos na educação especial e em escolas secundárias.”

Hoje aposentado do ensino, Jeff pode continuar se comunicando com outras pessoas graças ao seu processador de som Cochlear™ Baha® 5 Power no lado esquerdo e um aparelho auditivo no ouvido direito.

“Meu principal hobby é o radioamadorismo, sendo que ouvir é uma parte essencial para eu poder me comunicar com o mundo”, diz Jeff.

“Grande parte da minha rádio é digital, baseada em texto, mas quando estou usando os modos de voz, geralmente uso o Mini Mic para ouvir as outras estações. Agora, com o Mini Mic conectado ao meu rádio e transmitindo diretamente para o meu Baha, posso ouvir vozes claramente pelo rádio, falando com e, principalmente, ouvindo pessoas em outras partes do mundo, aprendendo sobre suas vidas e suas culturas”.

Jeff também gosta de ajudar os outros. “Hoje eu ajudo a administrar um grupo de suporte no Facebook para quem usa o sistema Baha e outras tecnologias de condução óssea”.

“Temos hoje mais ou menos 3 mil membros, sendo que os outros administradores e eu estamos muito ocupados dando conselhos técnicos e compartilhando com potenciais usuários nossas histórias sobre como a tecnologia de condução óssea mudou nossas vidas para melhor.”

Mesmo que a base do grupo seja do Reino Unido, ele conta com membros dos EUA, da Europa, da Austrália e de vários outros países ao redor do mundo.

“As redes sociais, principalmente o Facebook, podem ser uma maldição ou uma ferramenta muito útil”, diz Jeff.

Baha Users UK (o grupo do Facebook de Jeff) existe para servir como ponte entre sites desinformados e muitas vezes perigosos, fabricantes e profissionais de saúde auditiva. 

“Uso meu conhecimento técnico e treinamento da Cochlear para dar conselhos sobre questões técnicas, como emparelhamento de acessórios. Uma de nossas administradoras é enfermeira aposentada, sendo que ela dá conselhos sobre cuidados com feridas, mas nosso objetivo principal é sempre consultar os profissionais de saúde.”

Jeff diz que as perguntas mais frequentes do grupo de suporte do Facebook são sobre o emparelhamento de acessórios, dúvidas técnicas sobre o uso de programas do processador de som Baha, o aplicativo Cochlear Baha Smart e tratamento de feridas. Abaixo as suas principais dicas.

As principais dicas de Jeff

  1. Não tenha pressa, leva tempo para o cérebro se ajustar ao novo estímulo.
  2. Para quem tem um pilar, não limpe-o demais e com muita força. Encontre uma rotina suave que se encaixe no seu dia a dia e siga com ela. Eu uso um xampu suave de ervas no chuveiro todas as manhãs, lavo bem e seco com uma toalha macia.
  3. Leia atentamente as instruções sobre o emparelhamento de acessórios e siga-as na ordem correta. Não fazer isso pode fazer com que o aparelho não funcione tão bem.
  4. Mesmo que o próprio Jeff prefira usar o botão do programa e o botão de volume do Baha 5 Power em vez do aplicativo Baha Smart, ele recebe muitas perguntas sobre o aplicativo.

“Não aumente muito o volume. Fazer isso muitas vezes distorce o som e pode fazer com que o retorno tenha ruídos. O Baha 5 Power tem um controle de volume na lateral, mas outros, como o Baha 6 Max, não. É possível alterar os níveis de volume nas configurações do iPhone, mas é muito mais fácil usar o aplicativo Smart.”

  1. Sorria. Você está usando um dos melhores implantes auditivos do mundo.

Procure orientação de um médico sobre tratamentos para perda auditiva. Os resultados podem variar, e seu profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre os fatores que podem afetar seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com o representante local da Cochlear para obter informações sobre o produto. Na Austrália, os sistemas de implantes de condução óssea Baha destinam-se ao tratamento de perda auditiva moderada a profunda.

As opiniões expressas são individuais. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você pode utilizar a tecnologia Cochlear. Qualquer depoimento apresentado não se destina ao público da Nova Zelândia.

Os processadores de som Cochlear Baha 5 são compatíveis com dispositivos Apple. O aplicativo Cochlear Baha 5 Smart está disponível na App Store e no Google Play. Para obter informações sobre compatibilidade, visite www.cochlear.com/compatibility.

O processador de som Cochlear Baha 6 Max é compatível com dispositivos Apple e Android. O aplicativo Cochlear Baha Smart está disponível na App Store e no Google Play. Para obter informações sobre compatibilidade, visite www.cochlear.com/compatibility.

Código: D1942327