Alguém já quis saber como o seu implante coclear funciona? Ou qual é a diferença entre um implante coclear e um aparelho auditivo?
É útil entender como o seu implante coclear funciona e poder explicar aos demais, como quando você conhece pessoas novas ou começa um novo trabalho.
Entender a diferença entre um implante e um aparelho auditivo também é válido para conscientizar amigos, familiares ou pessoas próximas que podem aproveitar as vantagens da tecnologia, principalmente se elas acham que o aparelho auditivo é suficiente quando na verdade já não ajuda mais.
Nesta sessão de perguntas e respostas com a Cochlear Family, o diretor de tecnologia da Cochlear Jan Janssen explica de maneira simples como um implante coclear funciona e por que ele é transformador.
P: Quais são as diferenças entre um aparelho auditivo e um implante coclear?
R: Os aparelhos auditivos geralmente comprimem e amplificam os sons. Eles tendem a funcionar bem em casos de níveis leves a moderados de perda auditiva, como a decorrente do processo natural de
envelhecimento.
Já quando alguém sofre de uma perda auditiva mais severa, a eficácia dos aparelhos auditivos é consideravelmente menor porque não existe capacidade auditiva suficiente no ouvido interno para “empurrar” o som de maneira eficaz.
É aqui que entram os implantes cocleares, que desviam da parte danificada do ouvido (as chamadas células ciliadas sensoriais) e estimulam o nervo auditivo diretamente com pulsos elétricos minúsculos que representam o som.
Como os implantes cocleares não dependem da parte do ouvido interno que deixou de funcionar bem, eles são muito eficazes para pessoas com esse nível de perda auditiva.
P: Quando um implante coclear se torna uma opção?
R: O implante coclear é uma opção para o tratamento de perda auditiva moderadamente severa a profunda. Ele pode ser considerado quando a perda auditiva piora e já não pode mais ser ajudada pelo aparelho auditivo. Normalmente, é indicado a pessoas com grande dificuldade para acompanhar uma conversa em um ambiente social, mesmo quando elas estão usando um aparelho auditivo. Ou também quando alguém que usa o aparelho auditivo ainda tem dificuldade para conversar ao telefone.
P: Quais as partes de um sistema de implante coclear?
R: O sistema de implante coclear atual tem duas partes principais:
- O “implante coclear” em si, que é um dispositivo implantado embaixo da pele e no ouvido interno, que recebe os sinais do “processador de som” sem a necessidade de fio e converte essa informação em pulsos elétricos minúsculos. Estes são então enviados diretamente ao nervo auditivo através de um conjunto de eletrodos localizado no ouvido interno.
- Um processador de som externo que capta o som do ambiente, elimina o ruído de fundo e processa o som de forma que o nervo auditivo possa interpretá-lo. Ele envia o sinal processado para o implante através de uma conexão sem fio. O processador de som também envia energia para os implantes funcionarem, já que eles não possuem bateria.
Juntos, o processador e o implante desviam o som da parte do ouvido que não está funcionando, enviando-o diretamente para o nervo auditivo.
O implante coclear foi a primeira prótese que substituiu efetivamente um dos sentidos humanos por meio de estimulação elétrica.
P: Como o implante coclear funciona?
R: Os estímulos elétricos minúsculos que o implante coclear proporciona ao nervo auditivo representam o som que é capturado pelo processador de som.
Mesmo que a representação do som através do implante coclear não seja exatamente a mesma de uma audição natural, o cérebro é capaz de aprender essa nova forma de receber o som. Crianças e adultos podem se beneficiar muito com esta tecnologia.
Uma audição melhor pode ajudar as pessoas a recuperar a confiança em situações sociais, voltar a interagir com amigos e familiares e viver uma vida mais plena. Para quem preenche os requisitos de indicação, o implante coclear pode melhorar ainda mais a clareza do som e ampliar a capacidade de entender conversas, principalmente em comparação com o uso contínuo de aparelhos auditivos de alta potência. 1-3
OUVINDO COM UM IMPLANTE COCLEAR
1) Os microfones do processador de som captam os sons que são convertidos em informações digitais.
2) A informação é transferida através da bobina para o implante que fica logo abaixo da pele.
3) O implante envia sinais elétricos para a cóclea através do eletrodo.
4) As fibras do nervo auditivo da cóclea captam os sinais e os enviam ao cérebro, proporcionando a sensação do som.
P: Como o implante coclear revolucionou o tratamento da perda auditiva?
R: Quando o professor Graeme Clark desenvolveu uma nova maneira de tratar a perda auditiva através da estimulação elétrica com um implante coclear, a sua invenção mudou o mundo. Desde então, centenas de milhares de pessoas puderam experimentar as oportunidades da vida por meio da audição.
O implante coclear transformou o campo da saúde auditiva. Há 50 anos, não existiam tratamentos eficazes para perda auditiva severa e profunda.
O desenvolvimento do implante coclear mudou completamente esse cenário e hoje a maioria dos seus usuários pode conversar através de um telefone celular. O desenvolvimento foi rápido e notável.
Para mais informações sobre a Cochlear, visite:
Referências
- Fitzpatrick EM, Leblanc S. Exploring the factors influencing discontinued hearing aid use in patients with unilateral cochlear implants. Trends in Amplification. 2010, 14; (4): 199–210.
- Rumeau C, Frere J, Montaut-Verient B, Lion A, Gauchard G, Parietti Winkler C. Quality of life and audiologic performance through the ability to phone of cochlear implant users. Eur Arch Otorhinolaryngol. 2015, 272: 3685–3692.
- Runge CL, Henion K, Tarima S, Beiter A, Zwolan TA. Clinical outcomes of the Cochlear™ Nucleus® 5 cochlear implant system and SmartSound™ 2 signal processing. J Am Acad Audiol. 2016, 27; (6): 425–440.
Código: D2094871
© Cochlear Limited 2023
Procure a orientação de seu profissional de saúde sobre tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e seu profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre os fatores que podem afetar seus resultados. Sempre leia as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com o representante local da Cochlear para informações sobre produtos.
As opiniões expressas são de responsabilidade individual. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você é um candidato à tecnologia Cochlear.