10 maneiras de melhorar suas habilidades auditivas na vida diária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Sabia que atividades simples como lavar o carro, escutar o rádio ou um podcast ou se sentar em uma lanchonete barulhenta pode melhorar suas habilidades auditivas? “Para melhorar minhas habilidades auditivas no mundo real, eu tinha que fazer parte dele”, diz Dianne.

Descubra dicas práticas que são eficazes de outros usuários da Cochlear Family, a maior comunidade de implantes auditivos do mundo. 

“Para melhorar minhas habilidades auditivas no mundo real, eu tinha que fazer parte dele”. 

Descubra como Dianne, que usa seu implante coclear há 10 anos, utiliza as atividades diárias para melhorar suas habilidades auditivas e como você pode começar.

Sabia que você pode melhorar suas habilidades auditivas enquanto realiza atividades simples como lavar o auto, escutar o rádio ou um podcast, esperar uma consulta com o médico ou até se sentar numa lanchonete barulhenta? 

O segredo, diz Dianne, que recebeu seu primeiro implante coclear em 2012, é mergulhar nas atividades diárias do seu mundo real (sua vida cotidiana) e escutar os sons que nos rodeiam.  

“Escutar é o segredo da comunicação para qualquer pessoa, mas como usuários de implantes cocleares, temos que nos esforçar mais que a maioria das pessoas”, diz Dianne.

“Para melhorar minhas habilidades auditivas no mundo real, eu tinha que fazer parte dele”. 

Aqui, Dianne conta seus 10 principais conselhos que foram eficazes para ela e a ajudaram a melhorar suas habilidades auditivas:

  1. Os ambientes barulhentos são um desafio, mas o mundo real é barulhento e por isso é uma boa forma de trabalhar as habilidades auditivas. Quando estou num ambiente tranquilo com um máximo de três pessoas, minha capacidade para interagir e escutar é boa. Então, para me desafiar, pratico escutar em lanchonetes barulhentas, restaurantes, festas e grandes grupos sociais. Lembre-se, você está trabalhando para melhorar sua capacidade de comunicação enquanto escuta e isso ajuda suas habilidades sociais.
  2. Não há nada de errado em perguntar a alguém educadamente se se importaria de repetir a frase ou a palavra. Não finja que você entendeu quem está falando; é melhor pedir que repitam o que disseram. Isso evitará a vergonha de responder incorretamente.
  3. Com nossos implantes cocleares podemos ouvir, mas escutar requer prestar atenção, requer um esforço consciente. A frase “A prática leva à perfeição” significa que é possível aprender alguma coisa ou desenvolver uma habilidade se for praticada. É necessário persistência e há desafios. Pode ser que às vezes você sinta que há obstáculos para o seu progresso, mas é importante que continue com seu esforço.
  4. Em um restaurante, em festas ou quando há um grupo de pessoas, tento me situar em uma zona bem iluminada, de costas para o ruído e longe dos alto falantes da sala.
  5. Tente coisas simples como sair para caminhar, onde você pode encontrar uma conexão com os sons do ambiente, como os automóveis que se aproximam, o sussurro das árvores, escutar os pássaros que não se vê, as ondas do mar e o som do vento. 
  6. Use seu processador de som da hora em que se levanta até a hora em que se deitar. Usar seu processador de som o dia todo e ter som em volta ajuda a conseguir todas as coisas maravilhosas que um implante coclear oferece. Lembre-se que recebemos uma segunda oportunidade para escutar e que depende de nós fazer o nosso maior esforço.
  7. Se morar sozinho, certifique-se de haver ruído ao seu redor (como um rádio, televisão, podcasts ou audiolivros) para praticar suas habilidades auditivas.
  8. Comunicar-se com pessoas com sotaque pode dificultar a compreensão. Mas também é uma boa prática. Eu me asseguro de estar cara a cara quando me comunico nesta situação. Também presto toda minha atenção à outra pessoa e me concentro plenamente no que ela diz.
  9. Aproveite cada oportunidade para praticar sua audição. Quando limpava a casa ou lavava o carro, carregava um pequeno rádio no bolso. Nem sempre sabia o que estava sendo dito, mas sabia que me beneficiaria a longo prazo se me rodeasse de som.
  10. Não se renda.

Para obter mais dicas práticas para melhorar sua audição e sua capacidade de comunicação no mundo real, baixe o CoPilot da Cochlear™. Ele é um app móvel gratuito, cheio de conselhos de especialistas, além de atividades interativas para desenvolver habilidades.

Isenção de responsabilidade

© Cochlear Limited 2021. 

Siga os conselhos do seu profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e seu profissional da saúde o aconselhará sobre os fatores que poderiam influenciar no resultado. Sempre leia as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Para obter informações sobre o produto, entre em contato com seu representante local da Cochlear.

As opiniões expressas são as do indivíduo. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você é elegível para a tecnologia Cochlear.

ACE, Advance Off-Stylet, AOS, AutoNRT, Autosensitivity, Beam, Bring Back the Beat, Button, Carina, Cochlear, 科利耳, コクレア, 코클리어, Cochlear SoftWear, Codacs, Contour, コントゥア, Contour Advance, Custom Sound, ESPrit, Freedom, Hear now. And always, Hugfit, Hybrid, Invisible Hearing, Kanso, MET, MicroDrive, MP3000, myCochlear, mySmartSound, NRT, Nucleus, Osia, Outcome Focused Fitting, Off-Stylet, Profile, Slimline, SmartSound, Softip, SPrint, True Wireless, o logotipo elíptico e Whisper são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Cochlear Limited. Ardium, Baha, Baha SoftWear, BCDrive, DermaLock, EveryWear, Human Design, Piezo Power, SoundArc, Vistafix e WindShield são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Cochlear Bone Anchored Solutions AB.

App Store é uma marca de serviço da Apple Inc., registrada nos Estados Unidos e outros países.

D1974301