Imagine decidir estudar medicina em uma língua estrangeira.
Mahrukh tem hoje 24 anos, mas quando era mais nova, ela queria ser médica. Ela sentiu que não era possível por causa da sua perda auditiva. Afinal, ela nunca tinha visto um médico com a mesma condição. Sem nenhuma referência, para ela este era um objetivo inalcançável.
Foi através do incentivo da família e dos professores que ela percebeu que poderia se tornar médica.
“Senti que eu finalmente poderia ser a mudança que desejava ver no mundo e deixar um legado de bondade, principalmente bondade para as pessoas que a sociedade geralmente ignora”, disse Mahrukh.
Depois de receber seus implantes cocleares aos 7 e 10 anos e crescer em Dubai, Mahrukh concluiu sua graduação com ótimas notas.
Ela então decidiu estudar medicina na Índia, o que seria um desafio ainda maior já que não falava hindi.
“Eu só aprendi inglês porque o médico disse para os meus pais que falar dois ou mais poderia interferir no meu desenvolvimento”, explicou ela.
“Pesquisas subsequentes provaram que isso é um mito e muitos jovens com implante coclear falam mais de uma língua desde a infância, mas eu não fui ensinada a falar minha língua materna, o hindi.”
Mahrukh compartilha a sua história através do programa Achieve Anything, uma parceria entre a Cochlear Foundation e a Malala Fund. Por meio do programa, crianças e jovens com deficiência auditiva podem contar suas experiências e falar sobre a importância do acesso precoce a cuidados de saúde auditiva e apoio.
Através deste importante programa, Mahrukh quer inspirar outras pessoas a estudar medicina, ou qualquer outra coisa que quiserem, sem ver a perda auditiva como uma barreira. Aqui ela compartilha sua história:
P. Quando você percebeu que poderia estudar medicina?
R. “A primeira vez que percebi que poderia ser médica foi quando minha mãe voltou de uma reunião que teve com o meu professor de ciências. Ela disse que ele tinha sugerido que eu considerasse uma carreira na área, já que as minhas habilidades de pensamento crítico combinavam bem com minha personalidade sensível. “Você quer ser médica?”, ela me perguntou. Foi então que a medicina começou a parecer uma carreira possível para alguém com perda auditiva como eu.”
P. Você escolheu estudar medicina na Índia, mas você não falava hindi?
R. “Decidi voltar para a minha terra natal para estudar medicina. Apesar de ter me sentido perdida por não falar hindi, acredito firmemente que todos têm o dever de servir seu país. Mas foi um choque cultural me mudar para a Índia e aprender a falar o idioma ao mesmo tempo em que eu tinha que conciliar uma agenda acadêmica pesada. O esforço que eu fazia para ouvir e entender conversas me deixava exausta no final do dia.”
P. Como você lidou com os desafios extras de se comunicar com máscaras enquanto estudava e aprendia hindi na pandemia?
R. “Quando a pandemia começou e a máscara se tornou obrigatória, parecia que eu havia mais um obstáculo no meu caminho para me tornar médica. Para alguém como eu, que sempre contou com expressões faciais e leitura labial, principalmente enquanto aprendia hindi, a comunicação durante a pandemia do COVID-19 foi um desafio.”
P. Quais estratégias foram úteis para você durante a pandemia?
R. “Quando a frustração se tornou insuportável, eu usei a poesia para lidar com as minhas emoções dentro. Eu compartilhei meus poemas nas redes sociais para aumentar a conscientização sobre os problemas que os surdos e deficientes auditivos vivenciam”.
“Foi aí que eu conheci o HearBuds, um grupo de pessoas com implantes cocleares e usuários de aparelhos auditivos que tem orgulho da sua condição de perda auditiva.
O Instagram deles está cheio de vídeos e postagens que falam sobre nossas lutas e frustrações devido à falta de compreensão da deficiência de um modo geral. Em vez de me ajudar a me conformar, eles me encorajaram a me sentir única e fazer algo por mim e pelos outros.”
P. Quais são os seus próximos planos e como a sua perda auditiva os afeta?
R. “Este ano eu vou começar o meu doutorado em medicina e mestrado em obstetrícia e ginecologia na Lady Hardinge Medical College, uma das melhores faculdades de medicina da Índia.
Também quero criar uma comunidade para apoiar médicos na Índia com deficiência e defender os nossos direitos. Médicos com deficiência têm uma compreensão e uma perspectiva única sobre as necessidades e prioridades dos seus pacientes.
Quando temos acesso e acomodação em faculdades de medicina, nós não apenas representamos a nossa identidade de perda auditiva, mas também podemos incentivar os pacientes a lutarem por si”.
P. Que conselho você pode dar para mulheres e meninas?
R. “Muitas crianças acreditam que estão limitadas por causa da perda auditiva, mas eu quero dizer a todas elas que a perda auditiva não pode impedi-las de fazerem o que querem.
Seja criativo e não limite a sua imaginação. Espero que algumas crianças que querem ser médicas possam olhar para mim e ver que existe alguém igual a elas que também conseguiu realizar um sonho. Espero poder abrir caminho para que mais crianças sigam uma carreira na medicina”.
P. O que você espera alcançar através do seu trabalho?
R. “No futuro, pretendo causar uma mudança de paradigma. As pessoas surdas e com deficiência auditiva são percebidas como limitadas em suas capacidades pelo mundo acadêmico, principalmente o mundo médico na Índia.”
Histórias que podem mudar o mundo
Histórias como a de Mahrukh têm o poder de mudar o mundo. A Malala Fund e a Cochlear Foundation convidam crianças e jovens com perda auditiva para compartilhar suas histórias de conquistas pessoais como parte do programa Achieve Anything.
O programa destaca experiências reais de crianças e jovens com perda auditiva, mostrando a importância do acesso precoce aos cuidados de saúde auditiva e apoio.
Código: D1983255
© Cochlear Limited 2022.
Procure orientação de um médico sobre tratamentos para perda auditiva. Os resultados podem variar, e seu profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre os fatores que podem afetar seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com um representante local da Cochlear para obter informações sobre o produto.
As opiniões expressas são individuais. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você pode utilizar a tecnologia Cochlear.