Mãe dá dicas para manter o processador de som de uma criança bem  preso 

Roxi é mãe de Christian, de seis anos. Ela fez de tudo para que o filho  permanecesse conectado com o aparelho auditivo, mesmo antes de usar  um implante coclear e um processador de som. 

“Quando o Christian era bebê, ele era esperto e tirava o aparelho  auditivo para morder. Por isso, ele começou a usar touquinhas, mas  conseguia colocar o dedo dentro, tirar o aparelho e morder de novo!”,  lembra ela. 

Como qualquer pai ou mãe de criança que usa tecnologia assistiva deve  saber, manter o dispositivo bem preso é uma tarefa contínua. Roxi  aprendeu muito ao longo da jornada do filho Christian, inclusive sobre  como ajudá-lo a manter o dispositivo no lugar. 

Depois que passou a usar o implante coclear, Christian testou um  processador de som Cochlear™ Nucleus® Kanso® 2 fora da orelha, o qual  ele quase sempre removia. A família então considerou que um aparelho  retroauricular seria uma opção melhor e começou a experimentar as  diversas soluções de retenção. 

“Com o N8, usamos o clipe atrás da orelha, mas como ele não gosta do  fio que fica em volta, estamos testando um molde auricular”, conta Roxi. 

Com o adaptador de molde auricular da Cochlear™, você pode conectar  um molde auricular personalizado ao processador de som Cochlear™ Nucleus 8. Pode ser uma opção de retenção útil para crianças ou para  aqueles que se sentem confortáveis usando esse tipo de solução, como alguém que já usou um aparelho auditivo (para mais detalhes, veja  abaixo). 

A retenção oferece mais benefícios importantes. O uso do dispositivo por  períodos prolongados demonstra um desempenho auditivo com melhor  resultado1-3, portanto, uma boa retenção (principalmente para crianças) 

é fundamental para alcançar esse objetivo. É possível monitorar o tempo  de fala de uma criança com o “Hearing Tracker”, um recurso do aplicativo  Nucleus Smart da Cochlear.

Mas para Roxi, o segredo do sucesso com o processador de som não está  nos acessórios, mas sim em boas experiências para o Christian. 

“A melhor maneira que encontrei de incentivar o uso é criar experiências  positivas desde o início, como um processo de mapeamento de som  tranquilo e recompensá-lo com algo sempre que ele usar por períodos  mais longos.” 

“Outra estratégia é criar uma história interessante sobre como o  processador de som é legal, mostrar a ele o raio X do implante coclear e incentivá-lo a compartilhar isso com os amigos”, acrescenta ela. 

“Eu também faço com que ele tenha intervalos adequados sem  repreender, e lembro que o cérebro precisa de tempo para aprender a se  ajustar ao processador de som, algo que só vai acontecer se o uso for  regular e se a audição for praticada com atenção e empenho.” 

“Resumindo, dê tempo para a criança experimentar o benefício ao longo  do tempo.” 

Mesmo que Christian ainda esteja em fase de aprendizado, Roxi continua  otimista. “Aconteceu o mesmo com os aparelhos auditivos. Outras mães  me diziam que um dia ele iria pedir logo que acordasse, o que era difícil  de acreditar porque no início ele não via a hora de tirar.” 

“Com o tempo, ele acabou vendo o aparelho auditivo como uma parte de si mesmo, e eu estou confiante de que, em breve, ele tenha a mesma  percepção do implante coclear e do processador de som.”

A Cochlear oferece uma ampla variedade de opções de retenção para  ajudar a manter o processador de som bem seguro na cabeça de uma  criança, principalmente durante atividades físicas e esportes. 

Um guia com opções de retenção:

1) Snugfit: ajuda a prender o processador de som na orelha, ideal para crianças e adultos ativos. Ele está disponível em três tamanhos práticos para um melhor ajuste (pequeno, médio e grande). 

2) Koala Clip: um dispositivo de retenção com clipe para bebês e crianças  pequenas. 

3) Linha de segurança: uma maneira prática de garantir que o processador  não se perca caso saia da orelha. 

4) Gancho auricular: prende o processador de som à orelha de maneira  confortável. Recomenda-se que crianças menores experimentem o  gancho “pequeno” para maior conforto.  

5) Hugfit™: ajuda a prender o processador de som até mesmo em orelhas menores através de um tubo macio e flexível.

6) Faixa pediátrica: um acessório opcional que segura o processador de  som no lugar. 

7) Adaptador de molde auricular da Cochlear: com ele você pode conectar  um molde auricular personalizado aos processadores de som Nucleus 7  ou Nucleus 8, sendo uma opção para crianças ou aqueles que estão  confortáveis em usá-lo, como quem já usou aparelho auditivo.  Observação: o molde auricular personalizado não é fornecido pela  Cochlear. 

Para informações sobre as opções de retenção da Cochlear para os mais  recentes processadores de som, verifique os links abaixo: 

  • Processador de som Cochlear Nucleus 8
  • Processador de som Cochlear Nucleus Kanso 2
  • Processador de som Cochlear™ Baha® 6 Max
  • Processador de som Cochlear Osia®

Código: ​​D2151805

© Cochlear Limited 2024

Referências  

1.Easwar V, Sanfilippo J, Papsin B, Gordon K. Impact of consistency in daily device use on speech  perception abilities in children with cochlear implants: datalogging evidence. Journal of the  American Academy of Audiology. 2018 Out;29(09):835-46. 

2.Wiseman KB, Warner-Czyz AD, Kwon S, Fiorentino K, Sweeney M. Relationships between daily  device use and early communication outcomes in young children with cochlear implants. Ear and  Hearing. 2021 Jul 1;42(4):1042-53. 

3.Gagnon EB, Eskridge H, Brown KD, Park LR. The impact of cumulative cochlear implant wear time  on spoken language outcomes at age 3 years. Journal of Speech, Language, and Hearing Research.  2021 Abril 14;64(4):1369-75. 

Procure orientação do seu médico sobre tratamentos para perda auditiva. Os  resultados podem variar, e seu profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre os  fatores que podem afetar seu resultado. Siga sempre as instruções de uso. 

Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em  contato com o representante local da Cochlear para obter informações sobre o  produto. 

As opiniões expressas são individuais. Consulte seu profissional de saúde para  determinar se você pode utilizar a tecnologia Cochlear. 

ACE, Advance Off-Stylet, AOS, Ardium, AutoNRT, Autosensitivity, Baha, Baha  SoftWear, BCDrive, Beam, Bring Back the Beat, Button, Carina, Cochlear, 科利 耳, コクレア, 코클리어, Cochlear SoftWear, Contour, コントゥア , Contour  

Advance, Custom Sound, DermaLock, Freedom, Hear now. And always, Hugfit,  Human Design, Hybrid, Invisible Hearing, Kanso, LowPro, MET, MP3000,  myCochlear, mySmartSound, NRT, Nucleus, Osia, Outcome Focused Fitting,  Off-Stylet, Piezo Power, Profile, Slimline, SmartSound, Softip, SoundArc,  SoundBand, True Wireless, o logotipo elíptico, Vistafix, Whisper, WindShield e  Xidium são marcas comerciais ou marcas registradas do grupo de empresas  Cochlear.