No Cochlear Day na Argentina, celebrado no dia 5 de outubro de 2024, a comunidade se reuniu para homenagear uma pessoa admirada e querida por todos: Susana Nigro.
Carinhosamente chamada de Susy, ela tinha 62 anos e usava o processador de som Cochlear™ Nucleus® 6. Além de integrar o programa de voluntariado da Cochlear América Latina, também colaborava com outras ONGs com a missão de conscientizar sobre a perda auditiva e as soluções disponíveis.
Susy foi diagnosticada com perda auditiva genética progressiva, que pareceu se agravar consideravelmente durante sua gravidez. Ela chegou a usar aparelhos auditivos, mas, quando estes deixaram de ser eficazes para sua comunicação e atividades diárias, optou por realizar um implante.
Seus colegas a descrevem como um exemplo de resiliência, bondade e dedicação. Susy transformou sua trajetória e o diagnóstico de perda auditiva bilateral em uma fonte de inspiração para aqueles que, assim como ela no passado, tinham dúvidas e medos no processo de recuperação da audição. Suas palavras acolhedoras aos novos usuários expressavam seu afeto e desejo de que ninguém precisasse enfrentar sozinho os desafios que ela viveu dos 30 aos 50 anos, até a colocação do primeiro implante.
“Estou sempre interessada em ajudar quem está iniciando o processo do implante. Não quero que passem pelo que eu passei a partir dos 30 anos, um período muito difícil em que precisei me virar sozinha, apesar do apoio constante do meu marido e filhos. Acho que o primeiro e mais importante passo é perguntar tudo o que for possível para esclarecer as dúvidas que vão surgindo. Mas, acima de tudo, é essencial entender que cada pessoa é única, com um organismo único. É preciso ter força, determinação e consciência de que esse é “um caminho para toda a vida, um caminho da família”, Susy costumava dizer.
Para ela, o implante coclear não apenas recuperou a audição, mas também ofereceu a oportunidade de se reconectar com o mundo, de conversar e rir com o neto. Essa nova fase trouxe imensa felicidade e realização.
Os colegas de Susy no programa de voluntariado na América Latina garantiram que ela participava regularmente das atividades. Sendo a primeira a chegar e a última a sair, ela demonstrava um talento especial para ajudar os outros.
Durante a homenagem, sua amiga Mabel Zoff Parodi compartilhou algumas palavras. “Ela era uma daquelas pessoas que estava sempre ali, com alegria e um abraço pronto para dar… em cada encontro levaremos sua lembrança conosco, sua memória será sempre uma fonte de inspiração e um exemplo para todos nós,” disse.
Como demonstração de carinho e gratidão, a comunidade de voluntários da Cochlear na Argentina presenteou à família de Susy com três broches muito especiais: o dourado, o prateado e o rosa. Cada um simboliza uma qualidade distinta dos voluntários, características que Susy demonstrou em suas ações. Como um gesto de honra e lembrança, seu neto Juan, que vive na Espanha e era sua maior alegria, recebeu um broche Koala Kaci.
Em cada atividade da comunidade Cochlear, Susy será lembrada por seu sorriso e suas palavras repletas de esperança.
Em nome de todos os voluntários, de cada usuário que teve o privilégio de conhecê-la e de toda a equipe da Cochlear, expressamos nossa profunda gratidão a Susy e sua família. Seu comprometimento, generosidade e tempo dedicado ao longo dos anos foram um presente inestimável para nossa comunidade. Mais do que compartilhar experiência e conhecimento, Susy ensinou, por meio de ações, o valor da empatia e da resiliência. Seu legado de amor e apoio continuará a nos inspirar, sempre nos lembrando de que, graças a pessoas como ela, nunca estamos sozinhos no caminho para a audição. Obrigado por tudo, Susy!
Código: D2311099