Como ir atrás dos seus objetivos profissionais com perda auditiva?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fascinada pelos argumentos opostos e motivada pelo desejo de ajudar os outros, Ana Cleide, estudante de Direito de 20 anos, sonha em algum dia trabalhar no Poder Judiciário.

Sempre me interessaram muito as causas sociais e saber que, de alguma maneira através dos meus estudos, posso proporcionar um benefício às pessoas através da Justiça, isso me deixa imensamente feliz”.

Diz Ana

Certamente, viver com uma perda auditiva unilateral não fez com que Ana desistisse de perseguir suas aspirações profissionais. A atualização de seu dispositivo BP100 ao processador de som Baha 5 permitiu a Ana realizar o seu sonho de estudar Direito e ao mesmo tempo trabalhar, meio período como estagiária em um escritório de advocacia.

“Graças ao SmartSound iQ, praticamente não modifico os programas que uso quando estou nas aulas da universidade”, diz Ana. “O dispositivo se adapta automaticamente a cada ambiente”. A tecnologia SmartSound iQ captura os sons através dos microfones duais do processador de som Baha 5 e seleciona o programa adequado automaticamente.

Ana Cleide

Ana recomenda manter seu smartphone conectado e por perto para os casos em que você precise ajustar discretamente o volume com o aplicativo Baha 5 Smart+. Ela também usa seu telefone para gravar um resumo do que aprendeu em uma conferência e depois transmite a gravação de áudio diretamente ao seu processador de som enquanto regressa para casa no transporte público.

Devido à sua microtia (quando o ouvido externo está incompleto ou pouco desenvolvido), Ana não pode usar fones de ouvido e, portanto, poder transmitir diretamente essas gravações de áudio, além de telefonemas e música, a seu processador de som Baha 5, é particularmente útil.

“Usar o telefone é infinitamente mais fácil, pois não preciso aproximá-lo do ouvido para atender as chamadas”, diz Ana. “E posso conectá-lo ao GPS, se for necessário, sem que ninguém perceba, o que traz segurança”.

Como recepcionista de um hospital por meio período e agora trabalhando como estagiária em um escritório de advocacia, lhe trouxe outras dificuldades, mas, com seu processador de som Baha 5, Ana diz que “os desafios ficaram mais fáceis de superar”.

Durante a pandemia de COVID-19, quando os pacientes se distanciam socialmente e usam máscaras, às vezes Ana tinha mais dificuldade para entender as vozes suaves , quando trabalhava como recepcionista em um hospital. Mas aumentando o volume de seu processador de som com o aplicativo Baha 5 Smart em seu iPhone, Ana não tem precisado pedir para as pessoas repetirem o que falam.

Ana tem recebido apoio e assistência de seus colegas por ter sido honesta sobre sua perda auditiva.

Meu conselho é ser transparente. Falar da minha perda auditiva não é o fato mais importante sobre mim, mas é uma coisa que faz parte de mim. Eu sei que se precisar de ajuda para entender alguém ou algo, meus colegas de trabalho me ajudarão”.

Diz Ana

Ana Cleide

Para Ana nem tudo é trabalho e estudo. Escutar música é uma forma de Ana relaxar e se conectar com seus sentimentos e seu estado de espírito. Seu primeiro desafio para poder transmitir música diretamente a seu processador de som foi aprender a parear seu iPhone usando Bluetooth™. Mas depois que aprendeu como fazê-lo, Ana concorda que escutar música ficou “mais prático” e “muito mais fácil na vida cotidiana”.

“Ainda lembro até hoje a sensação que tive quando cheguei em casa com meu Baha 5”, diz Ana. “Abri o Spotify e pude escutar uma música no meu lado direito, coisa que nunca tinha acontecido antes, foi surreal!”

Isenção de responsabilidade

© Cochlear Limited 2020.

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

As opiniões expressas são as do indivíduo. Consulte seu profissional da saúde para determinar se você é elegível para a tecnologia Cochlear.

+ Os processadores de som Cochlear Baha 5 são compatíveis com dispositivos Apple. O aplicativo Cochlear Baha 5 Smart está disponível na App Store e Google Play. Para obter informações sobre compatibilidade, visite www.cochlear.com/compatibility

Baha, Cochlear, Escutar agora. E sempre e o logotipo da elíptica são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas de Cochlear Bone Anchored Solutions AB ou Cochlear Limited.

Apple e iPhone são marcas comerciais da Apple Inc., registradas nos EUA. E outros países. App Store é uma marca de serviço da Apple Inc.

A marca denominativa e os logotipos de Bluetooth® são marcas comerciais registradas propriedade de Bluetooth SIG, Inc. e qualquer uso destas marcas por parte de Cochlear Limited se faz sob licença.

D1900550