Cinco conselhos para cuidar do seu processador de som

cuidar do seu processador de som

Se você estiver em casa atualmente como medida para evitar a propagação do vírus COVID-19, é importante que, durante a quarentena, você cuide do seu processador de som para estar sempre conectado.

 O que fazer enquanto estiver em casa? O confinamento pela pandemia causada pelo coronavírus gerou a necessidade de planejar novamente as rotinas ou, até mesmo, criar outras.  Mas se você for um usuário de implante coclear – ou conviva com um usuário – há uma rotina especial que você deverá prestar mais atenção: o cuidado do processador de som.

Ter uma rotina é uma forma de garantir a certeza nestes tempos tão incertos e criar rotinas diárias pode ser muito gratificante.

É necessário considerar dois assuntos diferentes: a limpeza do processador, que deve ser feita todos os dias e a desinfecção, que somente será realizada se for realmente necessária.

Kate Obermayer, uma usuária da Cochlear™ bilateral, é mãe de duas crianças pequenas e também trabalha. Seu melhor conselho para se manter conectada é começar uma boa rotina.

Não poderia viver sem meus processadores, portanto me encarrego de cuidá-los. O melhor conselho é fazer com que seja parte da sua rotina, como escovar os dentes.”

Kate Obermayer

Usuária da Cochlear™

Dicas para cuidar do seu processador

O que propomos não são ações complicadas, são recomendações fáceis de seguir e que permitirão garantir o bom funcionamento do seu processador.

1. Mantenha-o seco

A umidade é, frequentemente, a principal causa dos problemas, portanto uma manutenção básica do seu processador de som é fundamental e pode prevenir problemas a longo prazo.

«Certifico-me de limpar e secar meu processador limpando-o com um pano de microfibra e o coloco no aparelho Dry & Store», diz Kate. É uma unidade de secagem simples que permite que o ar quente e seco circule ao redor do processador de som. É muito simples e o mantenho ao lado da minha cama ».

Também coloco um lembrete no meu calendário para substituir a pastilha (Dry-Brik®) do meu desumidificador e recomendo que você também o faça.

2. Revise a bateria todos os dias

Este passo é simples: se você utiliza baterias recarregáveis, certifique-se que os pinos estejam limpos. Se não estiverem, utilize um pano suave e seco para limpá-los ou os sopre.

Se os pinos da bateria estiverem sujos, é um bom hábito também verificar como estão os conectores do carregador da bateria. Se não estiverem limpos, sopre-os ou utilize um pano suave e seco para limpar os contatos.

Se você utiliza baterias descartáveis, siga as recomendações anteriores para verificar se os pinos estão limpos e, além disso, certifique-se de limpar os contatos onde são colocadas as baterias zinco – ar.  Com um pano suave e seco, limpe as cavidades onde são colocadas suas baterias de zinco – ar, para se certificar de que tenham bom contato.

Enquanto uma parte do processador de som passa a noite no desumidificador, a bateria pode ser deixada carregando toda a noite sem problemas. No entanto, deve ser desumidificada duas ou três vezes por semana, mesmo que seja  separadamente do restante do processador.

3. Cuide dos protetores dos microfones

Se você estiver escutando mal, com diminuição da qualidade do som, pode ser que os microfones estejam sujos. Um bom hábito é, todas as noites, revisar se há sujeira neles. Lembre-se, além disso, de substituir os protetores do microfone a cada três meses.

4. Guarde o seu processador corretamente

Se a umidade pode ser considerada uma inimiga do processador, a corrosão será ainda pior. Por isso, é importante fazer um bom uso do desumidificador para guardar o processador durante a noite e do everyday case para cuidá-lo durante os momentos do dia em que não estiver sendo usado.

O desumidificador fornecido pela Cochlear tem a qualidade de eliminar a umidade acumulada pelo processador ao longo do dia. É recomendável, para uma secagem completa, guardar o processador completamente montado durante oito horas todas as noites. 

5. Mantenha-o limpo

Esta é uma tarefa diária que deve ser feita com atenção, mas é simples: limpe o seu processador e os acessórios com um pano suave e seco todos os dias. Use um pano de microfibra ou algodão.

Separe as partes do seu processador e limpe-as com a ajuda de uma escova de dentes com cerdas macias, pode ser uma escova de dentes para bebês. 

Lembre-se que esta limpeza deve ser feita a seco: não use sabão ou qualquer outro líquido.

Se o seu processador molhar por acidente, seque-o bem com um pano suave de microfibra, separe o módulo da bateria e seque bem os pinos (se utilizar baterias descartáveis, retire-as e seque bem a parte interna do módulo e substitua-as), troque os protetores dos microfones e ponha o processador no desumidificador por 8 horas.

Sobre a desinfecção

Como mencionado antes, limpar e desinfetar são dois assuntos diferentes. A desinfecção deve ser algo eventual, somente se for realmente necessária, pois não se sabe, a longo prazo, quais seriam as consequências do uso contínuo de álcool nas diferentes partes dos processadores. 

Para fazer e considerar:

  • Se o seu processador for Nucleus®, você pode usar para a desinfecção:
    ● Peróxido de hidrogênio (água oxigenada) volume 3% ;
    ● Álcool (60-70% de etanol);
    ● Álcool (60-70% solução de isopropanol).
  • Se o seu processador for Kanso®:
    ● Somente pode ser utilizado peróxido de hidrogênio (água oxigenada) volume 3%, porque o álcool afeta o plástico deste processador.
  • Se o seu processador for Baha®:
    ● Peróxido de hidrogênio (água oxigenada) volume 3%;
    ● Álcool (60-70% solução de isopropanol).

Como desinfetar o processador de som?

  • Lave as mãos e desinfete a área onde for trabalhar;
  • Aplique o líquido para desinfetar em um pano (sugere-se evitar a limpeza com bolas de algodão) e então passe-o por todas as partes externas que compõem o processador, cuidando para não molhar os microfones;
  • Para limpar as juntas, separe as partes do seu processador e, com a ajuda de uma escova com cerdas macias e a solução desinfetante, passe-a por cada parte do processador. Seque bem antes de voltar a unir as partes do processador;
  • Recomenda-se levá-lo ao desumidificador oito horas antes de unir novamente as peças.

Uma recomendação final

Se você não for o usuário do implante, mas conviva com alguém que é e que não está em capacidade de seguir estas recomendações por si mesmo, ajude-o para que a sua audição não seja afetada.

Também, se forem os pais de crianças com implante coclear, ensine-as a como cuidar do processador, como e onde guardá-lo, para que possam obter o melhor resultado deste dispositivo auditivo que os acompanha em seu dia a dia.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

D1804198

Compartilhar este post​

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email