5 conselhos para as festas de fim de ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Para muitas pessoas, estas festas serão um momento de reunião e celebração com a família e os amigos. Porém, é possível que fique difícil para você participar das conversas e se sentir incluído em um ambiente ruidoso.

“As reuniões familiares foram difíceis”, afirma Lynn, que tem um implante coclear.

Não que eu não goste de participar, só que não consigo acompanhar a conversa em um grupo grande. Todos riem. Depois, tenho que perguntar qual foi a piada. A conclusão não tem sentido quando precisa ser repetida”, conta Lynn.

“Me sinto sozinha. Não queria interromper o fluxo e, portanto, não participava do que estava acontecendo”, comenta. 

O esforço para escutar é outro desafio que os usuários de implantes cocleares enfrentam e eles podem se sentir cansados de tentar se concentrar nas conversas. 

Planejar o dia para priorizar atividades, como reuniões familiares ou sociais, pode ajudá-lo a garantir ter energia suficiente para participar de atividades em que tenha que fazer um esforço para escutar e que sejam muito importantes para você”

Dra. Sarah Hughes (PhD)

Patologista da fala e da linguagem, e especialista em esforços auditivos.

“Apesar de que nem sempre será possível programar completamente o dia em função do esforço auditivo, saber que isto afeta seu nível de cansaço fará com que seja mais provável que você descanse da escuta quando puder e, como consequência, possa ter disposição plena quando for verdadeiramente importante fazer um esforço auditivo”, afirma.

Usuarios

Estes são cinco conselhos para desfrutar das festas deste fim de ano:

1. Pense onde se sentar.

Na hora de escolher onde se sentar para um almoço ou um jantar familiar, verifique se pode ver todos os que estão sentados à mesa. Sente-se no meio, ainda que o ideal seria que escolhesse um lugar longe dos ruídos da cozinha. Se houver decorações ou velas que obstruam sua visão, mova-as para poder ver as pessoas falando com mais clareza. Além disso, sentar-se com as costas contra a parede pode ajudar a reduzir os ruídos de fundo.

2. Não finja nem faça de conta que consegue escutar.

Concentrar-se em uma conversa exige tanta energia que, às vezes é mais fácil fazer de conta que você consegue escutar”, comenta Gael, um usuário de implante coclear que também é orador público e defensor de perda auditiva. 

Gael conta que fingir é perigoso porque você acaba se isolando e ficando fora da conversa. 

“É importante entender que está tudo bem. As pessoas não se importam de repetir o que disseram. Além disso, lembrem que comunicar-nos é nosso direito”, afirma.

3. Comunique suas necessidades.

“Se estiver em uma conversa que não compreende completamente, fale”. Gael acrescenta que é importante ser honesto com os interlocutores. 

“Tem que avisar que não estamos seguindo o que estão nos dizendo e expressar nossas necessidades ao orador.  As pessoas não sabem como se comunicar conosco, é por isso que lhes digo: ‘Preciso que você fique na minha frente. Não preciso que você fale MUITO ALTO; não grite nem gesticule exageradamente porque isso não faz com que eu entenda melhor o que você diz’”.

Além disso, você não tem que ter medo de pedir, educadamente, que abaixe o volume da música de fundo se estiver muito alta.

4. Utilize sua tecnologia.

Tom, que também é usuário de um implante coclear, diz que conhecer bem o processador de som individual é uma das coisas mais necessárias que se pode fazer.

Nas reuniões sociais, Tom usa o aplicativo Nucleus Smart da Cochlear em seu smartphone para ajustar o volume de seus processadores de som Nucleus® 7 da Cochlear. 

Tom, que desfruta de cada oportunidade para se reunir com sua família, também desfruta da função ForwardFocus, que lhe permite escutar melhor em ambientes auditivos desafiadores.

O ForwardFocus direciona o processador de som para onde estiver orientado o nariz, por isso, o melhor lugar onde sentar-se é aquele que deixe atrás de você o ruído da sala. Uma vez que sua fonoaudióloga o habilitar, você só terá que ativar o ForwardFocus no seu aplicativo inteligente para diminuir o ruído proveniente de trás de você e focar na conversa que está acontecendo diante de você.

Além disso, fale com sua fonoaudióloga sobre a tecnologia SmartSound® iQ com SCAN. Isto permitirá que seu processador de som se adapte automaticamente ao seu ambiente sem a necessidade de fazer ajustes manuais. 

Os microfones duais primeiro capturam e filtram o som. Em seguida, o SCAN analisa seus arredores e identifica o tipo de ambiente auditivo; por exemplo, uma situação de restaurante ruidoso. Depois, o SmartSound IQ otimiza automaticamente o som e ajusta o ambiente a essa situação.

O Mini Micrófono 2+ é ideal para as conversas individuais e grupais. Para uma conversa em uma refeição a dois, a pessoa com quem você está falando pode utilizá-lo. Em um grupo, você pode colocá-lo no centro da mesa na lanchonete ou no restaurante, ou ainda na mesa de jantar da sua casa.

5. Recrute pessoas que o ajudem.

Encontre um parente ou um amigo que possam ajudá-lo a se sentir mais incluído na conversa, talvez repetir as coisas para que não as perca. Não hesite em pedir para ir a um ambiente mais tranquilo para conversar.

Para obter mais informações sobre como aproveitar ao máximo nosso sistema Nucleus® da Cochlear™, clique a seguir.

Para obter mais informações sobre o aplicativo Nucleus Smart, clique a seguir.

Isenção de responsabilidade

© Cochlear Limited 2021.

Siga os conselhos do seu profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e seu profissional da saúde o aconselhará sobre os fatores que poderiam influenciar no resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Para obter informações sobre o produto, comunique-se com seu representante local da Cochlear. 

As opiniões expressas são as do indivíduo. Consulte o seu profissional de saúde para determinar se você é um candidato à tecnologia Cochlear.

Cochlear, Hear now. And Always, Nucleus SmartSound e o logotipo elíptico são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Cochlear Limited.

Referências

*O processador de som Nucleus 7 da Cochlear é compatível com os dispositivos da Apple e Android. O aplicativo Nucleus Smart da Cochlear está disponível na App Store e Google Play. Para informações sobre compatibilidade, acesse www.cochlear.com/compatibility.

D1913983