Como as atividades musicais ajudam na percepção da fala

A música desempenha um papel muito importante em nossa vida cotidiana. Ela é festiva, traz recordações, tem o poder de mudar o nosso humor e une as pessoas.

Para muitas pessoas com implante coclear, a reconexão com a música pode fazer uma grande diferença.

“Seja cantando, dançando ou ouvindo, a música é tudo para mim”, diz Romy, uma usuária de implante coclear. “Estou tão aliviada por finalmente poder ouvir música novamente”, disse ela sobre sua experiência com a música depois de receber o implante.

Mas a música faz mais do que nos deixar felizes, diz Ritva Torppa, PhD, fonoaudióloga e pesquisadora da Universidade de Helsinque, na Finlândia.

Sua pesquisa mostra que, participando de atividades musicais ou tocando um instrumento, as pessoas com implantes cocleares podem realmente melhorar a percepção da fala e o aprendizado da linguagem.

“No artigo que trabalhamos recentemente, descobrimos que, em vários estudos, a intervenção musical melhorou a percepção musical, a percepção da fala em silêncio e ruído, bem como o aprendizado de linguagem de usuários [de implante coclear]”, disse ela em um evento da Cochlear Family na Europa voltado para usuários de implantes.

“Também encontramos evidências de que a intervenção musical melhora as estruturas cerebrais relacionadas à percepção da fala.”

Como começar

Mas então, em quais atividades musicais você deve se concentrar e por onde começar?

A Dra. Torppa diz que tocar qualquer instrumento musical pode ajudar, seja piano, violão, violino ou qualquer outro.

Ao ouvir música, uma das suas dicas mais importantes é começar do começo. Por exemplo, comece ouvindo sua música favorita, com apenas um instrumento.

“Depois, vá aumentando a dificuldade aos poucos, adicionando instrumentos musicais ao fundo”, diz ela.

Cantar também pode ajudar. Ao tocar um instrumento, cante junto e pergunte a alguém da família ou amigo se você está no tom certo.

Independentemente de você ouvir ou tocar música por que gosta ou porque quer melhorar a percepção da fala, reserve um momento para aproveitar a experiência, como Daniel: “Durante a maior parte da minha vida, não consegui ouvir as notas altas de um piano. Agora eu consigo e isso me deixa muito feliz.”

Comece hoje mesmo com atividades musicais na sua casa. Também não perca os artigos da Cochlear Family sobre as pesquisas mais recentes e o que você pode fazer em casa para melhorar a percepção de fala, habilidades de escuta e comunicação. Ao se cadastrar na Cochlear Family, você pode fazer parte da maior comunidade de implantes auditivos do mundo

Código: D1983267

© Cochlear Limited 2022.

Procure orientação de um médico sobre tratamentos para perda auditiva. Os resultados podem variar, e seu profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre os fatores que podem afetar seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com um representante local da Cochlear para obter informações sobre o produto.

As opiniões expressas são individuais. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você pode utilizar a tecnologia Cochlear.

ACE, Advance Off-Stylet, AOS, AutoNRT, Autosensitivity, Beam, Bring Back the Beat, Button, Carina, Cochlear, 科利耳, コクレア, 코클리어, Cochlear SoftWear, Codacs, Contour, コントゥア, Contour Advance, Custom Sound, ESPrit, Freedom, Hear now. And always, Hugfit, Hybrid, Invisible Hearing, Kanso, MET, MicroDrive, MP3000, myCochlear, mySmartSound, NRT, Nucleus, Osia, Outcome Focused Fitting, Off-Stylet, Profile, Slimline, SmartSound, Softip, SPrint, True Wireless, o logotipo elíptico e Whisper são marcas comerciais ou marcas registradas da Cochlear Limited. Ardium, Baha, Baha SoftWear, BCDrive, DermaLock, EveryWear, Human Design, Piezo Power, SoundArc, Vistafix e WindShield são marcas comerciais ou marcas registradas do grupo de empresas Cochlear.