“Por causa de sua perda auditiva, elas crescem em uma ‘bolha auditiva’, onde é difícil participar facilmente de conversas com amigos e familiares em situações barulhentas”, diz a Dra. Anne Fulcher (PhD), especialista australiana em linguagem e escuta.
Pode ser tentador usar uma linguagem excessivamente simplificada, em vez de expor seu filho a uma linguagem conversacional rica. Ou até limitar a exposição de seu filho a ambientes de grupo com colegas que ouvem.
No entanto, a falta de exposição a situações sociais cotidianas significa que eles podem perder dicas aprendidas por meio da linguagem corporal, tom de voz e brincadeiras em grupo.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a desenvolver as habilidades sociais de seu filho:
1. Expanda o círculo social de seu filho
Não limite seu filho a atividades com outras crianças com perda auditiva ou a ambientes silenciosos. É importante ajudá-lo a interagir e aprender com todas as crianças.
Dê ao seu filho oportunidades de interagir com pessoas de todas as idades e em uma variedade de ambientes para aprender sobre a linguagem corporal.
“Além desses ambientes de aprendizado tranquilos, eles precisam ser expostos aos seus colegas se quiserem ser integradores bem-sucedidos. Uma estratégia para ajudar seria colocá-los em situações em que eles trabalham com pequenos grupos de crianças ouvintes para resolver problemas, como em jogos de tabuleiro táticos”, diz a Dra. Fulcher.
2. Fale sobre interações sociais cotidianas
Fale sobre como a linguagem corporal e o tom de voz expressam como nos sentimos. Isso ajuda as crianças a entender que existem múltiplos aspectos na forma como ouvimos e nos expressamos. Também as prepara para situações em grupo.
“Ensine-lhes certas coisas a serem observadas, como quando é apropriado interromper alguém ou como alternar e compartilhar.”
Use brincadeiras de papéis e encontre oportunidades para pedir ao seu filho que interprete e copie expressões faciais para ajudá-lo a entender as dicas visuais e de linguagem corporal. Você pode rotular emoções e linguagem corporal: “Olha para a Jane. Ela parece triste. Eu me pergunto o que a está deixando triste?”
3. Não trate uma criança com perda auditiva de forma diferente
Evite usar uma linguagem simplificada ou falar em palavras isoladas. Ao longo do dia, converse com seu filho sobre o que está acontecendo: como você está tomando decisões e oferecendo escolhas.
“Converse com eles o máximo que puder. Banhe-os em uma linguagem rica e elaborada.” – Dra. Fulcher
4. Nunca é cedo ou tarde demais para começar
As habilidades sociais se desenvolvem desde cedo, então nunca é cedo demais para começar a aplicar essas estratégias. Cantar juntos, alternar turnos e imitar ações e sons ajudam a sintonizar-se uns com os outros e a ter uma “conversa”.
Da mesma forma, nunca é tarde demais para ajudar uma criança mais velha ou jovem adulto que possa ter perdido certas dicas sociais.
- Hoffman, M.F., Quittner, A.L., and Cejas, I., 2015. Comparisons of social competence in young children with and without hearing loss: a dynamic systems framework. Journal of deaf studies & deaf education, 20 (2), 115–124. doi:10. 1093/deafed/enu040.
- Laugen NJ, Jacobsen KH, Rieffe C, Wichstrøm L. Social skills in preschool children with unilateral and mild bilateral hearing loss. Deafness & Education International. 2017 Apr 3;19(2):54-62.
Consulte um profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Os resultados podem variar, e seu profissional de saúde o aconselhará sobre os fatores que podem afetar o seu resultado. Siga sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com o representante local da Cochlear para obter informações sobre o produto.
As opiniões expressas são daquele indivíduo. Consulte um profissional de saúde para determinar se você é um candidato à tecnologia Cochlear.
Para uma lista completa das marcas registradas da Cochlear, por favor visite nossa página de Termos de Uso.

