As melhores dicas para você sobreviver a conversas barulhentas nas festas de fim de ano Um guia para você sobreviver às comemorações de fim de ano

É difícil não gostar de uma festa e se reunir com a família e amigos, mas se você tem perda auditiva, esses encontros podem ser menos divertidos para você do que para os demais convidados.

“As pessoas com perda auditiva geralmente optam por uma saída fácil, como dominar a conversa ou acenar com a cabeça, sorrindo e esperando que nossas respostas sejam apropriadas”, diz Gael Hannan, defensora da perda auditiva, escritora e palestrante.

Gael recentemente co-escreveu o livro Hear and Beyond para ajudar as pessoas a viver melhor com a perda auditiva. Aqui estão alguns dos seus principais truques para fazer com que esses eventos sociais barulhentos sejam divertidos não só para sua família e amigos, mas para você também.

Divirta-se!

É fácil interpretar mal uma pergunta ou ouvir algo errado, principalmente em um ambiente barulhento.

“Aceite que escutar errado faz parte da vida da perda auditiva”, diz Gael. “Quando você ri, os outros vão rir com você. Afinal, alguns desses ‘mal-entendidos’ podem ser muito engraçados!”

Ofereça-se para ser o anfitrião

Sendo o anfitrião de um evento, você pode controlar melhor o seu ambiente. Gael recomenda reservar uma área para conversas tranquilas e planejar os assentos de forma que você tenha o local ideal para se comunicar com seus convidados.

Faça com que o ambiente seja mais fácil para você: “Abaixe a música e acenda as luzes!”, diz Gael.

Controle o seu ambiente

Já se você não for o anfitrião, chegue cedo para avaliar o lugar e peça ajuda ao dono da casa. Pergunte se o volume da música pode ser diminuído para facilitar a interação ou peça para se sentar em uma posição que o ajude a ouvir as conversas com mais facilidade.

Outra dica é se colocar em áreas mais silenciosas e propícias para a conversa. “Os melhores lugares costumam ser em um canto onde o ruído de fundo atrás de você é limitado. Procure tapetes, cortinas ou almofadas que possam absorver o excesso de som ou vá para fora”, diz Gael.

Tenha uma conversa estratégica

“Em um jantar sentado, você pode ter que focar na conversa com as pessoas mais próximas de você na mesa. Falar com alguém que está longe pode ser frustrante e acabar gerando mais conversa paralela e ruído”, diz Gael.

Outra dica é experimentar diferentes programas nos seus aparelhos auditivos ou processadores de som. Os processadores de som Nucleus® 7 e Kanso® 2 da Cochlear™ têm o ForwardFocus, um recurso que reduz o ruído vindo de trás de você. Isso significa entender uma conversa pessoalmente com mais facilidade.

Você também pode fazer com que a sua tecnologia auditiva seja assunto da conversa. “As pessoas com quem você está falando podem gostar de saber sobre tecnologias novas e de ponta. Mostre suas ferramentas tecnológicas. Aplicativos de fala para texto são interessantes para quase todo mundo”, diz ela.

Aproveite o máximo de uma situação difícil

“Você merece ouvir e ser ouvido.” Segundo Gael, você pode contar com a ajuda dos outros convidados para reduzir a tensão: “Peça aos seus parceiros de conversa para ir a uma área mais silenciosa da sala ou convide-os para tomar um pouco de ar e descansar do barulho”.

Outra dica é fazer sinais visuais para indicar que você está tendo problemas para ouvir. “Colocar a mão em forma de concha atrás da orelha fará com que quem estiver falando perceba que deve levantar a voz sem interromper o fluxo da conversa.”

Se for difícil demais, seja gentil consigo mesmo. “Faça pausas para ouvir e descansar seu cérebro porque o cansaço auditivo é real. Ajude na cozinha, dê uma volta no quarteirão ou vá ao banheiro. O que funcionar melhor”, aconselha Gael.

Você encontra mais conselhos práticos de Gael Hannan e Shari Eberts (co-autora) no livro Hear & Beyond (em inglês), disponível em livrarias na Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Ou peça uma cópia aqui: HearAndBeyond.com.

Código: D2059387

© Cochlear Limited 2022. 

Por favor, procure aconselhamento do seu profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Os resultados podem variar, e seu profissional de saúde irá te aconselhar sobre os fatores que podem afetar seu resultado. Siga sempre as instruções de utilização. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com seu representante local da Cochlear para obter informações sobre o produto.

As opiniões expressas são as do indivíduo e não necessariamente declaram ou refletem as opiniões da Cochlear Limited. Consulte o seu profissional de saúde para determinar se você é um(a) candidato(a) para a tecnologia Cochlear.

ACE, Advance Off-Stylet, AOS, AutoNRT, Autosensitivity, Beam, Bring Back the Beat, Button, Carina, Cochlear, 科利耳, コクレア, 코클리어, Cochlear SoftWear, Contour, コントゥア, Contour Advance, Custom Sound,   ESPrit, Freedom, Hear now. And always, Hugfit, Hybrid, Invisible Hearing, Kanso, MET, MicroDrive, MP3000, myCochlear, mySmartSound, NRT, Nucleus, Osia, Outcome Focused Fitting, Off-Stylet, Profile, Slimline, SmartSound, Softip, SPrint, True Wireless, o logotipo elíptico e Whisper são marcas comerciais ou marcas registradas da Cochlear Limited. Ardium, Baha, Baha SoftWear, BCDrive, DermaLock, Human Design, Piezo Power, SoundArc, Vistafix e WindShield são marcas comerciais ou marcas registradas do grupo de empresas Cochlear.

A gama de Smart APPs e de APPs de Suporte da Cochlear estão disponíveis na App Store e/ou no Google Play. Para obter informações sobre os processadores de som, sistemas operacionais e dispositivos compatíveis com a linha de Smart APPs e de APPs de Suporte da Cochlear, visite www.cochlear.com/compatibility.